Suiō-ryū

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
15º sucessor do estilo, Soke Katsuse Yoshimitsu

Suiō-ryū ou suiō-ryū iai kenpō, é um estilo abrangente (sogo bujutsu), contendo em seu currículo iaijutsu, kenjutsu, naginata, jojutsu, kusarigama, kumi iai (iaijutsu feito em duplas), kogusoku (técnicas de torção e arremesso) e espada curta, sendo constituído por centenas de katas.

Suas técnicas primam pela eficiência. Não há ênfase em técnicas esteticamente atraentes, mas em vencer o oponente. Por trás, entretanto, há um forte componente espiritual e filosófico, refletido em todas as técnicas do estilo.

História[editar | editar código-fonte]

O suiō-ryū foi fundado por Mima Yoichizaemon Kagenobu (1577-1665)[1] , nascido na província de Dewa. Desde jovem estudou o estilo bokuden-ryū e também um estilo de jojutsu (bastão de 1,28 m) praticado pelos monges xintoístas da região.

Aos 18 anos iniciou o treinamento de iaijutsu do estilo hayashizaki-ryū com Sakurai Gorozaemon. Após aprender estas técnicas, partiu em uma jornada de aprimoramento pelo Japão, aprendendo com diversos mestres para aperfeiçoar sua técnica. Durante este período aprendeu naginata (alabarda) com monges guerreiros do monto hiei.

Almejando alcançar a profundidade espiritual e filosófica através do treinamento, não se limitando aos aspectos físicos do treinamento, Yoichizaemon praticava também o xintoísmo e a meditação, chegando a se isolar por longos períodos em locais sagrados. Conta-se que no vigésimo ano deste treinamento teve uma iluminação, ao ter uma visão de gaivotas brancas flutuando serenamente sobre a água. Após esta revelação, nomeou seu estilo suiō-ryū, ou estilo Gaivota d'água. Aos 67 anos, Yoichizaemon se aposentou e passou o estilo a seu filho, Mima Yohachiro Kagenaga, que acrescentou 10 técnicas básicas introdutórias ao estilo.

Atualmente o estilo está na 15ª geração, sob o comando do Soke Katsuse Yoshimitsu[2] [3] .

O suiō-ryū pelo mundo[editar | editar código-fonte]

Kata de Kumi Iai do Suio Ryu

Atualmente o estilo continua sendo praticado no Japão, Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, Europa e Austrália.

Na América do Sul é ensinado no Instituto Cultural Niten. O fundador do Instituto, Sensei Jorge Kishikawa, é o representante e responsável pelo estilo na América do Sul.[4] [5] .

Suiō-ryu na ficção[editar | editar código-fonte]

O protagonista do Mangá Lobo Solitário, Itto Ogami, é, na série, um praticante do suiō-ryū.

Referências

  1. História do Suio Ryu Iai Kenpo (html) (em Português) Instituto Niten.
  2. Soke Katsuse Yoshimitsu - 15° Soke, Suio Ryu Iai Kenpo (html) (em Português) Instituto Niten.
  3. About Katsuse Sensei (html) (em Inglês) Suio Ryu Usa.
  4. 水鴎流本部 碧雲舘道場 (Site oficial do Suio Ryu - Dojos) (html) (em Japonês). ""◎南米代表 代表 ジョージ岸川 稽古場所 サンパウロ、リオ、(他現在全35ヶ所)門下生 800名" Tradução Livre: Brasil: Representante Jorge Kishikawa 35 Lugares de treino, 800 alunos"
  5. Suio Ryu Iai Kenpo (html) (em Português) Instituto Niten.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]