Sulfato de cálcio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sulfato de cálcio monohidratado
Alerta sobre risco à saúde
Outros nomes Gesso, Drierite
Identificadores
Número CAS 7778-18-9
Número RTECS WS6920000
Propriedades
Fórmula molecular CaSO4
CaSO4.1/2H2O (hemihidrato)
Massa molar 136.142 g/mol
(anidro)
145.15 g/mol
(hemihidrato)
Aparência sólido branco
Densidade 2.96 g/cm3, sólido
Ponto de fusão

1460 °C (anidro)

Solubilidade em água 0.24 g/100 mL (20 °C) ou 0,017M
Estrutura
Estrutura cristalina ortorômbico
Compostos relacionados
Outros aniões/ânions sulfeto de cálcio
sulfito de cálcio
Outros catiões/cátions sulfato de magnésio
sulfato de estrôncio
Compostos relacionados Gesso
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

O sulfato de cálcio é um composto químico representado por CaSO4, em que um cátion de cálcio se soma a um ânion sulfato por atração iônica. Na natureza, pode se apresentar na forma de cristais de anidrita ou gipsita. É matéria-prima para fabricação de giz escolar.[1]

Gesso[editar | editar código-fonte]

O gesso usado na construção civil e em ortopedia para imobilização em caso de luxação e fratura óssea é o sulfato de cálcio di-hidratado (CaSO4.2H2O).

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sulfato de cálcio

Referências

  1. Joab Trajano Silva (15 de julho de 2011). «As múltiplas faces do carbonato de cálcio». Ciência Hoje das Crianças. UOL.com.br. Consultado em 1 de maio de 2013. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O sulfato de cálcio (CaSO4) é considerado um sal inorgânico,normalmente é encontrado no estado sólido,sua  coloração é branca pouco solúvel em água,na natureza ele está presente no forma gipsita e anidrita. A anidrita possui coloração que pode variar de incolor a cinza escuro, com brilho intenso, mas não é fluorescente, na produção de fertilizantes agrícolas, fabricação de cimento e giz é muito utilizado esse mineral, também é útil para absorver água.



Conhecida como pedra de gesso a gipsita é a forma hidrata do sulfato de cálcio, sendo CaSO4.H2O ou seja sulfato de cálcio di-hidratado, com coloração que pode ser branca amarela, com brilho semelhante com das perolas, no gesso aplicada nas construções civis e na ortopedia para imobilizar fraturas e na produção do cimento é bastante comum utilizar a gipsita.


                                                            anidrita

Pode ser obtido o sulfato de cálcio como subproduto de múltiplos procedimentos: Dessulfurização de gases de combustão: consiste em remover o enxofre, os gases de alguns tipos de usinas a exemplo dos de queima de combustíveis fosseis e das que produzem cimento, onde passam por uma lavagem com cal ou calcário moído com objetivo de diminuir o teor do enxofre nele contido. O produto resultante da lavagem com cal ou calcário moído forma-se o sulfito de cálcio (CaSO3),que será oxidado a sulfato de cálcio.

                                                             sulfato de cálcio CaSO4

Refino do zinco: para esse processo, são adicionados soluções de sulfato de zinco para serem tratados com cal com finalidade de precipitar os metais pesados para produzir o sulfato de cálcio. Produção de fluoreto de hidrogênio: para esse processo existe o envolvimento do fluoreto de cálcio e do acido sulfúrico, onde ocorrera a precipitação do sulfato de cálcio.