Superior (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Superior
Informação geral
Origem Kaiserslautern
País Alemanha
Gênero(s) Metal progressivo
Período em atividade 1988 - Presente
Gravadora(s) Noise Records
Rising Sun
Integrantes Michael Tangermann
Bernd Basmer
Michael Müller
Martin Reichhart
Thomas Meyer
Jan Marco Becker

Superior foi uma banda alemã de metal progressivo, formanda em 1992 e extinta em 2007.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Após a fundação da banda Superior, em 1992, lançaram a demo Timeshift: que já mostrava versões de obras a serem lançadas nos álbuns vindouros, um exemplo disso é 'Tomorrow's Eve', inclusa no álbum de estreia, Behind (álbum).

Até o meio de 1994 excursionaram pelo sudoeste do seu país natal (Alemanha), e quanto mais shows faziam, mais certos focavam que era a hora de lançarem um álbum auto-produzido. Um ano se foi nas composições, arranjos, conceito e afins.

Então veio Behind, gravado 1995 no Roko Soundstudios e pode ser descrito um típico álbum de metal progressivo, que mescla arranjos guitarrísticos pesados com passagens de piano jazzísticas e orquestrações. Quando lançado a banda assina contrato com um selo de Hamburgo, o L.M.P., que entra em contato com gravadoras maiores.

No outono de 1996 Superior fecha acordo com a Modern Music/Noise Records, dando a banda oportunidade de lançar o álbum quase que mundialmente (pois a França não fazia parte da área de atuação da gravadora), e veio a turnê alemã com bandas do porte de: Virgin Steele e Angra dentre outros. Contudo, infelizmente, após a quinta apresentação, o tecladista Jan-Marco Becker fere seriamente a mão (tendo até a necessidade de ser operado durante a turnê). Andre Matos, vocalista do Angra se oferece para ensaiar com eles, a fim de mantê-los em turnê. As complicações com a mão do tecladista leva a uma pausa mais que forçada para a banda, rejeição de convites feitos pela gravadora para sair em turnê, e sem chance de promover o trabalho de modo tão satisfatório quanto eles esperavam.

Já em 1997, com a recuperação do integrante, recomeçaram a excursionar, começando por um tímida turnê pela França, fazendo apresentações acústicas inclusive. Ocorrem shows pela Alemanha, e nesse interim já desenvolviam o novo material, que viria a ser usado nos próximos álbuns.

Do meio de março ao meio de maio de 1998 foi gravado, mixado e masterizado Younique, mais uma vez no Roko Soundstudios, álbum esse identificado por guitarras cheias de 'riffs', arranjos technos, sons étnicos (como sítara, por exemplo), solos de saxofone, o que fez muitas edições da mídia especializada no assunto a celebrar Younique pelo mundo. Veio a turnê por: Alemanha, França, Nova Zelândia e Bélgica.

A terceira realização da banda foi um esforço mutuo entre a gravadora francesa e a banda, pois se tratava de algo que viria a ser um 'álbum conceitual', abordando sobre fanatismo religioso que pode levar ao 'terrorismo'. Seis meses no Roko Soundstudios foi o tempo necessário para gravação de Ultima Ratio visivelmente menos experimental que seu antecessor Younique. Isso foi proposital, uma vez que todos envolvidos (banda e gravadoras) sabiam muito bem que a empreitada de Younique tirou a banda do estilo inicial, criando a necessidade de voltar as origens. Ultima Ratio caracteriza-se por arranjos bem estruturados com ótimas melodias de voz.

Apesar de desde agosto de 2006 a banda se preparar para sua nova experiência em estúdio, prevendo o lançamento do álbum New World Order, a banda encerra as atividades no ano seguinte.[1]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Superior». Consultado em 30 de maio de 2019 
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.