Tangent Comics

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tangent Comics é um selo de quadrinhos de super-herois lançado pela DC Comics entre 1997 e 1998, editora de Superman, Batman & companhia. As revistas lançadas sob esse selo eram todas de super-heróis também, mas as histórias se passavam em outro universo, um universo paralelo à Terra ativa. A proposta e coordenação do Universo Tangent foram feitas por Dan Jurgens (A Morte do Superman), que também roteirizou Patrulha do Destino Tangent.

No universo Tangent, apenas os nomes dos personagens foram replicados, havendo às vezes profundas diferenças entre alguns dos personagens deste universo e os dos outros universos. Jurgens disse à revista Wizard que a idéia era criar uma nova Era De Prata, na qual evento semelhante aconteceu e gerou o Flash Barry Allen e o Lanterna Verde Hal Jordan, entre outros.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Durante a saga do Hipertempo (publicada em Superman Premium), o universo Tangent foi definido como uma das linhas temporais que formavam a realiade. Isso é indicado por uma imagem da Flash Tangent. Mas o conceito do Hipertempo foi abandonado.

Durante a Crise Infinita, o Multiverso foi recriado. O Universo Tangent foi mostrado como uma das realidades que o compunham, e batizado como Terra 97 (o número é referência ao seu ano de criação). Hoje a Terra Ativa, após ser sutilmente alterada na Crise Infinita, é conhecida como Nova Terra; a Terra Tangent passou a ser uma das 52 Terras que compõe o novo Multiverso mostrado em 52, e é chamada de Terra 9.[1]

Ao fim da Crise Infinita, dois garotos acham a Lanterna Verde do Universo Tangent numa praia. Eles deixam o artefato escondido na casa da árvore deles, até que a lanterna se ativa e substitui os garotos por dois heróis do seu universo: a Flash e o terceiro Eléktron. Kyle Rayner, agora um novo Íon, vai até a casa e, após estranhar os visitantes e lutar contra eles, é substituído pela guardiã da lanterna. Íon e os garotos foram arremessados na Sangria, o espaço entre os 52 universos, e após um rápido encontro com o Capitão Átomo, voltam a Nova Terra e banem os três intrusos, que já começavam a trocar outras pessoas por habitantes tangentes. Após isso, Kyle entrega a lanterna para Guy Gardner guardar.

A Terra 9 seria visitada pela Liga da Justiça da Nova Terra na maxi-série Tangent: O Reino do Superman. Nela, os heróis tangentes e os da Nova Terra se unem para deter o Superman tangente, que dominou sua Terra e planeja dominar a dos visitantes.

História Do Universo Tangent[editar | editar código-fonte]

Na Terra Tangent a história teve um caminho diferente no caso da crise dos mísseis de Cuba. Essa pequena alteração gerou outras mais e acabou estabelecendo a identidade da linha de tempo Tangent.[2]

Os Elementos do Universo Tangent[editar | editar código-fonte]

Pequeno guia do universo Tangent, em ordem alfabética:[3]

  • Arthur Curry: Piloto integrante da esquadrilha Capitão Bumerangue, que encontra sua falecida mãe e descobre ser filho do Capitão Bumerangue através da Lanterna Verde.
  • Asa Noturna: Organização secreta liderada por um ex-integrante dos Homens Metálicos, que é responsável por diversas conspirações.
  • Batman: Aramdura medieval encantada que luta contra o mal, animada por um espírito.
  • Capitão Bumerangue: Tanto é o apelido dado a um aviador, devido a sua origem australiana, como também o nome que ele dá a uma empresa de transporte que cria.
  • Capitão Cometa: Um dos primeiros super-heróis uniformizados e o primeiro afro-americano. O estilhaço de um metorito pentrou na cabeça de um homem e lhe deu vôo e a capacidade de emitir calor. Morto no caso do Tornado Vermelho, foi recuscitado pela Lanterna Verde.
  • Casa Dos Mistérios: Editora de romances policiais. Entre outros, publicava histórias baseadas nas aventuras de Ron Raymond, um detetive.
  • Demônios Do Mar: Mutantes, humanóides com características de criaturas marinhas surgidos do desastre que gerou Nova Atlântida.
  • Detetive Chimp: Nickname (apelido) usado por Guy Gardner, que na Terra Tangent é um hacker adolescente.
  • Elektron: É o codinome usado por três gerações de homens que possuem poderes atômicos. O visual do personagem lembra o do Superman da Nova Terra, mas seus poderes o aproximam mais do Capitão Átomo.[4]
  • Espectro: adolescente que desenvolveu traje que o deixa intnagível. O traje tem um visual fantasmagórico para combinar com os poderes.
  • Flash: Filha de um casal de astronautas que nasceu na órbita de Júpiter. Pode voar e tem poderes luminosos.[5]
  • Homem-Borracha: um andróide grande de corpo maleável e moldável.
  • Homens Metálicos: Grupo de elite das forças armadas norte-americanas composto por: Lobo, Gavião Negro, Raio Negro e Coveiro.
  • Jason Blood: Um pirata que foi o primeiro guardião da Lanterna Verde
  • Joe Chill: Cientista que cria a droga que transforma Harvey Dent no Superman.
  • Lanterna Verde: Trata-se de uma antiga lanterna japonesa com poderes místicos. A lanterna é sustentada por um bastão e é portada por um guardião. O artefato detecta almas com assuntos inacabados e transporta a si e ao seu guardião até o túmulo onde está enterrado o corpo. Depositada sobre ele, ela restitui a vida ao espírito, dando a ele uma chance de acertar suas pendências.
  • Patrulha Do Destino: Equipe de viajantes do tempo que aporta no presente com a intenção de impedir uma tragédia global. Eles tentam avisar a humanidade mas são alvos de zombaria (o nome é uma ironia). Membros: Apocalypse (Doomsday), Safira Estrela (Star Sapphire), Águia Flamejante (Firehawk) e Fúria (Rampage).
  • Questão: Um supercomputador.
  • Ravena: Agente secreta, contato dos Homens Metálicos da Europa Oriental no caso do ´´Tornado Vermelho.
  • Renegados: Grupo de heróis que formam a resistência contra o Superman Tangent na maxi-série Tangent Comics: O Reino Do Superman
  • Sexteto Secreto: Grupo de heróis formado pela Coringa, Elektron, Flash, Homem-Borracha, Espectro, Caçadora.
  • Superman: Trata-se de Harvey Dent, um homem afro-americano que teve-lhe ministrada uma droga desenvolvida por Joe Chill. A droga lhe conferiu grandes poderes psíquicos. Anos depois o Superman iria dominar a Terra Tangent (na saga Tangent: Superman's Reign, de 2008). O mundo só se livraria de seu julgo com a ajuda de heróis da Nova Terra que tem contrapartes nela.
  • Tornado Vermelho: Uma arma da antiga U.R.S.S., um foguete com agente bioquímico que ia ser disparado.
  • Zatanna: A atual guardiã da Lanterna Verde.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://torretitan.blogspot.com/2010/08/o-novo-multiverso-dc-e-os-titas-parte-1.html
  2. http://www.multiversodc.com/v2/2010/06/o-que-e-o-universo-tangente/
  3. http://dc.wikia.com/wiki/Tangent_Comics
  4. http://www.multiversodc.com/v2/2010/06/elektron-e-o-universo-tangente/
  5. http://www.multiversodc.com/v2/2010/08/flash-e-universo-tangente/
Ícone de esboço Este artigo sobre editoras ou revistas de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.