Teatro Bolshoi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teatro Bolshoi
Большой театр
Vista externa do Teatro Bolshoi
Localização Moscou,  Rússia
Coordenadas 55° 45′ N 37° 37′ E
Tipo Casa de ópera e balé
Inaugurada 1825
Proprietário Academia Bolshoi
Capacidade de pessoas 2.000
Website Página oficial

O Teatro Bolshoi (em russo: Большой театр - O Grande Teatro) é um edifício histórico da cidade de Moscou (Moscovo), capital da Federação Russa. Foi desenhado pelo arquiteto Joseph Bové (Osip Ivanovich Bové) para abrigar espetáculos de ópera e balé. É sede da Academia Estatal de Coreografia de Moscou, também conhecida como Academia de Balé Bolshoi, Companhia de Balé Bolshoi ou simplesmente Balé Bolshoi, sendo uma das mais antigas e prestigiosas companhias de dança do mundo.

O prédio principal do teatro, reconstruído e renovado diversas vezes em sua história, é um importante ponto turístico moscovita e de toda a Rússia (sua icônica fachada neoclássica é representada na nota de 100 rublos). Em 28 de outubro de 2011, o Bolshoi foi reaberto depois de uma extensa renovação de seis anos que custou cerca de 21 bilhões de rublos (cerca de 680 milhões de dólares americanos). A renovação incluiu a restauração da qualidade acústica original (que foi perdida depois de modificações levadas a cabo durante e época soviética), bem como a restauração da decoração que remonta à estética da Rússia Imperial.

O edifício do teatro foi inaugurado em 1825 no centro de Moscovo, próximo ao Kremlin.

História[editar | editar código-fonte]

A companhia foi fundada em 1776 pelo príncipe Peter Urussov e Michael Maddox. Depois de três anos a apresentar-se num recinto privado, o Teatro Petrovsky adquiriu-o. Em 1805, um incêndio destruiu o edifício, que foi posteriormente reconstruído.

O Teatro Bolshoi possui uma única filial de sua escola de balé fora da Rússia. A filial situa-se na cidade de Joinville (Santa Catarina), no Brasil.

O arquiteto criador do teatro, o russo Osip Ivanovich Bové, também conhecido como Joseph Bové, também foi o grande reconstrutor de Moscovo depois do Incêndio de Moscovo em 1812. O edifício que hoje se pode ver foi construído em 1825 sobre os restos do Teatro Petrovsky. O teatro foi inaugurado em 18 de janeiro de 1825 com a representação do ballet "Cinderela" do compositor catalão Fernando Sor.

História[editar | editar código-fonte]

Representação no teatro Bolshoi em 1856 - do livro da Coroação do Czar Alexandre II

Durante o mês de março de 1776, o príncipe Piotr Uroussov recebeu a permissão da imperatriz Catarina II da Rússia para organizar representações teatrais, concertos e mascaradas. A trupe do Bolshoi foi fundada em 1776 por Pierre Uroussov e Michael Maddox, o seu associado britânico. Inicialmente, a companhia teatral apresentava-se em locais privados, mas em 1780 adquiriu o Teatro Petrovsky na rua Petrovka e começou a produzir peças teatrais e óperas. Desde a sua criação, o Teatro Bolshoi sedia sua companhia de ballet. O Bolshoi tem sido palco de numerosas estreias históricas, incluindo a de 4 de março de 1877 do famoso bailado O Lago dos Cisnes de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, e de várias composições de Sergei Rachmaninoff.

Entre julho de 2005 e outubro de 2011 o teatro esteve em profunda remodelação[1] [2] No início das obras, os técnicos descobriram que a instabilidade do edifício era maior que o esperado, o que fez as obras prologarem-se por seis anos a um custo de cerca de 500 milhões de euros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. veja.com. Após anos de restauração, Teatro Bolshoi reabre em Moscou. Página visitada em 26.10.2011.
  2. SIC Notícias (26.10.2011). Teatro Bolshoi reabre após seis anos de obras de renovação. Página visitada em 26.10.2011.
Commons
O Commons possui multimídias sobre Teatro Bolshoi
Ícone de esboço Este artigo sobre Teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.