Tenaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tenaz de ponta curva

Tenaz é uma ferramenta, usada preferencialmente por ferreiros e serralheiros, é um tipo de alicate para pegar objetos metálicos quentes e à distância e, por isso, dotado de longos cabos. Tem origem bastante antiga.

Características[editar | editar código-fonte]

Meuble héraldique cisaille.svg

Parecido com uma tesoura a tenaz possui cabos compridos o suficiente para que o utilizador possa manipular materiais metálicos nas forjas ou cadinhos, ou segurá-los enquanto se encontram em brasa, para malhar em bigornas.

A tenaz difere de pinças e alicates não apenas pela sua destinação, como também pelo formato de sua ponta de pegada, que pode ser curva ou retilínea porém mais grosseira, mas sobretudo pelo comprimento do cabo, que no seu caso são muito mais longos.

Variante[editar | editar código-fonte]

Uma variante de tenaz, muito comum no trato de ferradura em cavalos e em construção civil é a turquêsa (ou torquês), ferramenta que possui a ponta recurvada e um fio na sua extremidade, que serve para arrancar pregos ou cravos, ou cortar e trançar arames.

Nas artes[editar | editar código-fonte]

Blason Les Forges.svg

A tenaz é bastante representada em heráldica, como elemento representativo da profissão de ferreiro, como na imagem ao lado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete tenaz.
  • Ximango - tipo de tenaz do artesanato gaúcho.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.