Teri McMinn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Teri McMinn
Teri McMinn
Teri McMinn em 2012.
Nascimento 18 de agosto de 1951 (72 anos)
Houston, Texas,  Estados Unidos
Ocupação Atriz, modelo
Atividade 1974 - presente

Teri McMinn (Houston, Texas, 18 de agosto de 1951) é uma atriz e modelo norte-americana, mais conhecida pela sua participação em The Texas Chain Saw Massacre interpretando a personagem Pam, uma jovem que, viajando em uma van com o namorado e amigos até um cemitério no Texas, acaba se tornando vítima de uma família de canibais que encontra pelo caminho.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

McMinn nasceu em Houston, Texas. Depois de terminar o colegial, conseguiu uma bolsa de estudos no The Dallas Theatre Center, em Dallas, Texas. Mudando-se para Austin, para aprimorar seus estudos, a atriz frequentou a Universidade do Texas e a St. Edward University. Foi nessa época que o diretor Tobe Hooper lhe ofereceu um papel no filme The Texas Chain Saw Massacre e ela aceitou.

Terminadas as árduas gravações do filme, Teri continuou atuando no teatro regional do Texas e no Centro-Oeste dos Estados Unidos. Após o lançamento do filme em 1974, estudou artes cênicas em Los Angeles e Nova Iorque, trabalhou como modelo, fez comerciais, trabalhos de impressão e continuou a atuar nos palcos.

Ela agora mora na Califórnia e continua a agradar os fãs, comparecendo ocasionalmente a eventos sobre filmes de terror.

The Texas Chain Saw Massacre[editar | editar código-fonte]

Teri McMinn durante as filmagens de The Texas Chain Saw Massacre.

O diretor Tobe Hooper descobriu Teri McMinn ao ler um artigo sobre ela publicado num jornal local em Austin e decidiu dar-lhe o papel de "Pam" no seu filme The Texas Chain Saw Massacre.

Na trama, Pam era uma adolescente que estava viajando com seus amigos, os irmãos Sally e Franklin Hardesty, até um cemitério no Texas para visitar o túmulo do avô destes, a fim de averiguar se o mesmo estava preservado, após ouvirem no rádio boatos sobre supostos vandalismos e roubos a sepulturas em cemitérios locais. No caminho, acabam se tornando vítimas de uma família de canibais. Em sua cena mais memorável, Pam é pendurada em um gancho de carne pelo maníaco assassino Leatherface, interpretado por Gunnar Hansen.

Essa cena, e o filme em si, têm sido objetos de críticas e estudos acadêmicos desde o lançamento da obra. Em 1977, a escritora norte-americana Mary Mackey, descreveu a cena da morte de Pam como, provavelmente, a mais brutal cena de morte feminina vista na tela em um filme distribuído comercialmente. A escritora colocou The Texas Chain Saw Massacre em uma linha de filmes violentos que enfatizam a brutalidade empregada nas mortes de mulheres, e que as retratam como fracas e incapazes de proteger a si mesmas.[1]

Diante da grande repercussão e como protagonista de uma das cenas violentas mais emblemáticas de um dos filmes de terror mais influentes do cinema,[2] Teri McMinn ficou marcada pelo papel de Pam. Assim a atriz comentou sobre o filme e sua personagem, em entrevista de 2004:

Na Monster Mania Horror Convention em 2008, em Cherry Hill, Nova Jersey, Teri compareceu pessoalmente como "Pam, a garota do gancho de carne", em uma reunião de elenco.[4] O DVD com a primeira versão restaurada de The Texas Chain Saw Massacre, lançado em setembro de 2008, incluiu uma entrevista com ela sobre a realização e distribuição do filme. Também a edição comemorativa de 40 anos do filme, lançada em DVD e Blu-ray em 2014, inclui uma entrevista de 17 minutos com a atriz sobre os bastidores da clássica produção.[5]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1974 The Texas Chain Saw Massacre Pam
1991 The Horror Hall of Fame II Ela mesma
2000 The American Nightmare Ela mesma Imagens de arquivo
2009 The Cellar Sylvia
2011 Cousin Sarah Anastasia
2012 Butcher Boys Mulher com picareta
2013 Texas Chainsaw 3D Pam Imagens de arquivo
2014 The Texas Chain Saw Massacre: Off the Hook with Teri McMinn Ela mesma
2017 Awakening Carla Jenkins

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Livre tradução para: "Well, it was fine the first 25 years, but I'm basically 'off the hook'. I have a lot of other interests that are close to my heart and they keep me busy. But I do love to watch people's responses because they just love it, and we all get so many laughs about it. It's really a hoot and has brought a lot of unexpected joy to me and so many others. People actually whisper in crowded rooms, 'Did you know?? She's the girl on the hook from, 'The Texas Chainsaw Massacre'?? The ORIGINAL!!' I just have to smile. After all, who would have thought that this little film would become a cult classic? I'm in the 'Museum of Modern Art' for goodness sake! Tobe and Kim have every reason to be proud of what was accomplished under more than challenging circumstances. We all do. I have a lot of fond memories about it."

Referências

  1. Mackey, Mary (1977). «Women and Violence in Film». Jump Cut (14): 12-14. Consultado em 15 de novembro de 2009. Cópia arquivada em 6 de maio de 2009 .
  2. Gleiberman, Owen. «'Texas Chainsaw Massacre': The template for modern horror» (em inglês). Entertainment Weekly. Consultado em 18 de julho de 2015. Cópia arquivada em 5 de abril de 2011 .
  3. «Interview with Teri McMinn» (em inglês). texaschainsawmassacre.net. 2004. Consultado em 20 de março de 2018 .
  4. «Teri McMinn Talks Meathooks, Chainsaws, and Massacres» (em inglês). Dread Central. 4 de junho de 2009. Consultado em 20 de março de 2018 .
  5. «The Texas Chain Saw Massacre: Off the Hook with Teri McMinn (2014)» (em inglês). Internet Movie Database. Consultado em 20 de março de 2018 .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]