Terraço Itália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista de São Paulo a partir do Terraço Itália
O edifício Itália, em cuja cobertura funciona o restaurante Terraço Itália

O Terraço Itália é um restaurante especializado na culinária italiana que funciona no 41.° andar e cobertura do Edifício Itália, o segundo maior edifício da cidade de São Paulo e décimo terceiro maior do Brasil. A sua fama está no amplo panorama da capital paulista em todas as direções que a sua posição elevada proporciona, tornando-o um dos maiores pontos turísticos paulistanos.

Situa-se no 41.° andar do edifício Itália, no n.° 344 da avenida Ipiranga.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O responsável pela obra foi o italiano Evaristo Comolatti, que decidiu ir para São Paulo em 1948 fugindo da situação em que a Itália se encontrava no pós-guerra. A cidade, então já muito populosa, transmitia a possibilidade da construção de um futuro promissor. Ao longo dos anos, Evaristo fundou empresas que formaram o Grupo Comolatti.

Anos depois, com uma vida já muito bem sucedida na cidade, Evaristo visitou as obras do Edifício Itália e ficou impressionado com sua grandiosidade e com a visão única da capital no topo do edifício em todas as direções. Segundo dizem, o italiano sentiu-se no dever de presentear a cidade que tanto lhe ofereceu e para isso resolveu construir um luxuoso restaurante na cobertura do edifício.

As obras iniciaram-se rapidamente e o restaurante, que adotou o nome de Terraço Itália, começou a funcionar em 29 de setembro de 1967.[2] Com o passar dos anos, tornou-se um dos mais conhecidos pontos turísticos de São Paulo e visitado por grandes personalidades, tais quais a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Phillip, em 1968.[3]

Atualmente o estabelecimento é controlado por Sérgio Comolatti e já passou por reformas para adaptar-se ao exigente povo paulistano. A nova decoração foi feita pelo decorador Jorge Elias.

Em outubro de 2015 o restaurante sofreu danos e perda de mobília após um incêndio ocorrido no seu salão nobre. Não houve feridos no incidente, mas o restaurante ficou interditado por alguns dias.[4]. Em Novembro de 2016, uma dupla de paraquedistas driblou a segurança do Terraço Itália e saltou de paraquedas do alto do edifício. [5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fernanda Pereira Neves. «Terraço Itália, 45». Folha UOL. Consultado em 8 de março de 2013 
  2. Agência Estado (2007). «Terraço Itália comemora 40 anos em setembro». O Estado de SP. Consultado em 10 de março de 2013 
  3. «São Paulo: Terraço Itália reabre mirante para visitação». Viagem e Turismo. Consultado em 26 de dezembro de 2023 
  4. «Imagens mostram como ficou restaurante do Edifício Itália após fogo». São Paulo. 3 de outubro de 2015 
  5. «19/11/2016 06h00 - Atualizado em 19/11/2016 06h00 Dupla dribla segurança e salta de paraquedas do alto do Edifício Itália». G1 São Paulo. 19 de novembro de 2016  line feed character character in |titulo= at position 50 (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Terraço Itália