The Blue Max

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Blue Max
Ambição de glória (PT)
Crepúsculo das Águias (BR)
 Inglaterra
1966 • Cor • 150 min 
Direção John Guillermin
Roteiro Gerald Hamley, David Pursall e Jack Seddon
Elenco George Peppard, James Mason, Ursula Andress, Jeremy Kemp, Karl Michael Vogler
Gênero Drama / Guerra / Romance
Idioma Inglês
Música Jerry Goldsmith
Página no IMDb (em inglês)

The Blue Max (Crepúsculo das Águias (título no Brasil) ou Ambição de Glória (título em Portugal)), é um filme britânico, de 1966, dos gêneros drama, guerra e romance, dirigido por John Guillermin, roteirizado por Gerald Hamley, David Pursall e Jack Seddon, baseado no livro de Jack Hunter, música de Jerry Goldsmith.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Depois de dois anos lutando nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, o ambicioso soldado de infantaria alemão, cabo Bruno Stachel, torna-se piloto de combate e em 1918 se junta a Luftstreitkräfte ou Serviço Aéreo Alemão. Enquanto ele é filho de um pequeno hoteleiro, seus companheiros são oriundos das classes aristocráticas do Império Alemão. Devido a essa diferença social, Stachel se torna obcecado em conseguir a medalha Pour le Mérite, apelidada de "Blue Max", condecoração militar máxima do seu pais, pois acha que isso o igualará aos demais. Para ganhá-la ele deverá abater 20 aeronaves inimigas. Pouco depois de sua chegada um de seus novos companheiros, Willi von Klugermann, recebe a medalha e os dois iniciam uma rivalidade e Willi o observa e por fim o desafiará para saber quem é o melhor piloto. Já o comandante do esquadrão, o capitão de terra-e-ar Otto Heidemann, acredita em cavalheirismo e considera Stachel bom piloto mas um "bárbaro". Depois de um incidente em que Stachel conduzia um piloto cativo até a base alemã mas acaba por abater a aeronave quando o artilheiro vai disparar contra, Heidemann fica perplexo e acha que o ex-cabo (agora tenente) derrubou o avião nas proximidades da base apenas para que não houvesse dificuldade em confirmar sua vitória (na primeira missão, Stachel ficara transtornado pois derrubara um avião que não foi confirmado e o capitão se irritara pois ele parecia não se importar com a morte de um companheiro durante a mesma missão). O capitão não muda de ideia mesmo Willi que voava ao lado de Stachel testemunhando que o inimigo realmente tentou atirar.

Contudo, o general e tio de Willi, Conde von Klugermann, fica sabendo do incidente e acha que Stachel representa o espírito que deseja para jovens militares alemães, o de vencer a qualquer custo, e faz planos para usar o jovem piloto como propaganda das forças armadas. O general parece consentir que sua esposa Kaeti possua amantes e ela tem um caso com Willi mas quando conhece Stachel se interessa por ele e isso se torna mais um ingrediente na rivalidade alimentada pelos dois homens.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • EWALD FILHO, Rubens — Dicionário de Cineastas — 2a.Edição — 1985 — LPM
  • HALLIWELL, Leslie — Halliwell’s Film Guide — 1981 — 3rd.Edition — Granada
  • MALTIN, Leonard — Leonard Maltin’s Movie Guide 1987 — Penguin
  • QUINLAN, David — Illustracted Directory of Film Stars — 1986 — B.T. Batsford Ltd.
  • THOMAS, Tony & SOLOMON, Aubrey — The Films of 20th Century Fox — 1979 — Citadel Press

Ligações externas[editar | editar código-fonte]