The Mothers of Invention

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Mothers of Invention
The Mothers of Invention (1968)
Informação geral
País  Estados Unidos
Gênero(s) Comedy Rock
Rock psicodélico
doo-wop
jazz
música clássica
música experimental
rock progressivo
Período em atividade 1964 - 1969, 1970 - 1975
Gravadora(s) MGM Records
Ex-integrantes Frank Zappa
Jimmy Carl Black
Roy Estrada
Davy Coronado
Ray Collins
Aysleny Dunbar
George Duke
Howard Kaylan
Mark Volman
Don Preston
Bunk Gardner

The Mothers of Invention foi uma banda de rock com elementos de jazz, música erudita e humor que esteve em atividade durante as décadas de 1960 e 1970. A maior parte do material era de autoria de seu líder, Frank Zappa, mas outros membros também tinham parte nos créditos.

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, a banda se chamava "The Soul Giants", e era formada pelo baterista Jimmy Carl Black, o baixista Roy Estrada, o saxofonista Davy Coronado, o guitarrista Ray Hunt e o vocalista Ray Collins. Após uma briga entre Collins e Hunt em 1964, Hunt saiu da banda, sendo substituído por Frank Zappa, rapidamente se tornando o líder do grupo. O nome da banda mudou para "The Mothers".

No final de 1965, o produtor Tom Wilson passou por um bar aonde os Mothers estavam tocando e ofereceu a eles um contrato e um adiantamento de $2500.

The Mothers e Wilson passaram vários meses gravando e editando o disco de estréia da banda, um LP duplo chamado Freak Out!. Por insistência da gravadora, MGM, os Mothers foram obrigados a mudar o nome mais uma vez, desta vez para o definitivo The Mothers of Invention, porque na língua inglesa a palavra "mothers" ("mães"), se atribuída a pessoas do sexo masculino, sugere o termo obsceno "motherfucker". Freak Out! foi lançado em 1966, e o Mothers of Invention em seguida saiu em turnê.

As vendas de Freak Out! foram fracas, em torno de 30,000 cópias vendidas, o que fez a MGM reduzir o orçamento da banda em seu próximo disco para $11,000. A banda lançou Absolutely Free em 1967 e We're Only in It for the Money em 1968.

En 1969, o Mothers of Invention se separou. Em 1970, Zappa recriou a banda com uma nova formação, com ele mesmo, ao lado de Aynsley Dunbar, George Duke, Howard Kaylan e Mark Volman. Eles tocaram em um novo disco, Chunga's Revenge, apesar de ter sido creditado apenas à Zappa. Depois, eles lançaram dois discos ao vivo (Filmore East - June 1971 e Just Another Band from L.A.), antes da banda acabar novamente devido a um acidente com Zappa, que foi empurrado no palco, caindo no fosso da orquestra, em um show em Londres.

Zappa dispensou a banda permanentemente em 1975. Desde 1980, Jimmy Carl Black, Don Preston e Bunk Gardner, ao lado de outros ex-membros do Mothers of Invention, ocasionalmente se reunem e tocam sob o nome "The Grandmothers" ou "The Grand Mothers Re:Invented", tocando músicas de Frank Zappa e Captain Beefheart, além de composições originais e clássicos do blues.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com Zappa[editar | editar código-fonte]

Sem Zappa[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.