To Kill a Mockingbird

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
To Kill a Mockingbird
Autor (es) Harper Lee
Idioma inglês
Editora J. B. Lippincott & Co.
Lançamento 11 de julho de 1960
Páginas 296 (primeira edição)

To Kill a Mockingbird (trad. para O sol é para todos no Brasil e Por favor, não matem a cotovia em Portugal) é um romance vencedor do Pulitzer escrito por Harper Lee e lançado em 1960. Foi um sucesso instantâneo, se tornando um dos maiores clássicos da literatura norte-americana moderna. Deu origem a um filme homônimo, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 1962.

O romance é baseado livremente nas memórias familiares da autora, assim como em um evento ocorrido próximo a sua cidade natal em 1936, quando ela tinha 10 anos de idade.

Apesar de sua imensa popularidade o livro não recebeu atenção detalhada da crítica, tratamento dispensado a outros clássicos modernos. Claudia Durst Johnson, autora de diversos livros e artigos sobre To Kill a Mockingbird, escreveu em 1994: "Completos 33 anos de sua publicação, ele nunca foi tema de uma dissertação, sendo alvo de apenas seis estudos literários, a maioria deles com não mais do que duas páginas."[1] Outro escritor concordou em 2003, ao observar que o livro é "um ícone cuja oscilação emocional permanece estranhamente impactante, por permanecer também inexplorada."[2]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Johnson, Claudia. To Kill a Mockingbird: Threatening Boundaries. Twayne Publishers: 1994
  2. Metress, Christopher (Setembro de 2003). "The Rise and Fall of Atticus Finch". The Chattahoochee Review 24

Ligações externas[editar | editar código-fonte]