Two Crude Dudes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Two Crude Dudes
Desenvolvedora(s) Data East
Publicadora(s) Data East
Plataforma(s) arcade, Mega Drive
Lançamento 11 maio 1991
Gênero(s) beat 'em up, jogo eletrônico de plataforma, post-apocalyptic video game
Modos de jogo jogo multijogador, jogo eletrónico para um jogador

Two Crude Dudes (Crude Buster no Japão, ou simplesmente Two Crude nos EUA) é um jogo beat 'em up lançado para arcade em 1991 pela fabricante japonesa de jogos eletrônicos Data East[1].

Enredo[editar | editar código-fonte]

Após a destruição da cidade de Nova York por explosões nucleares de origem desconhecida, o processo de reconstrução da cidade é interrompido pela ação da misteriosa gangue New Valley, que assumiu o controle da cidade. O governo contrata dois mercenários para entrar secretamente nas ruínas e por fim ao reinado de caos da New Valley e reestabelecer a ordem. Eles são conhecidos como Two Crude Dudes[2][3].

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Two Crude Dudes é um beat 'em up que pode ser jogado por uma ou duas pessoas, simultaneamente. As fases são ambientadas nas ruínas de Nova York, e o ambiente é infestado de marginais, guerrilheiros, terroristas e mutantes. Para enfrentá-los, os Dudes podem usar armas encontradas pelo chão ou mesmo elementos do cenário como postes e até carcaças de carros. Ao final de cada fase, um chefe deve ser derrotado para que se consiga ir ao estágio seguinte. O tempo é limitado e há uma barra de energia, que diminui a cada vez que o jogador é atingido.

Versões[editar | editar código-fonte]

O jogo foi portado para Mega Drive no ano seguinte ao seu lançamento para arcade[4]. A versão japonesa mantém o nome Crude Buster, já a versão americana saiu como Two Crude Dudes, diferente da versão arcade que se chama apenas Two Crude.

Referências

  1. Arcade History. «Two Crude» (em inglês). Consultado em 12 de setembro de 2020 
  2. William Carlos. «Two Crude Dudes». UCE Gamers. Consultado em 12 de setembro de 2020 
  3. Daniel Lemes. «Two Crude Dudes». Memória Bit. Consultado em 12 de setembro de 2020 
  4. Marcelo Ferreira. «Two Crude Dudes». Joystick Nervoso. Consultado em 12 de setembro de 2020