Udo Lattek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Udo Lattek como treinador do FC Bayern de Munique em 1973.

Udo Lattek (Bosemb, Prússia Oriental, 16 de janeiro de 1935Colônia, 1 de fevereiro de 2015) foi um jogador e treinador de futebol alemão.[1]

Com 14 grandes títulos, Lattek foi um dos mais bem sucedidos treinadores na história do futebol, e o mais bem sucedido treinador com times alemães, especialmente o Bayern de Munique. Ele ainda conquistou importantes troféus com o Borussia Mönchengladbach e o FC Barcelona. Além disso, ele treinou o Borussia Dortmund, Schalke 04 e o 1. FC Köln. Junto do italiano Giovanni Trapattoni, ele é o único treinador a ter ganho todos os três maiores títulos de clubes europeus, e o único a ter feito isso com três times diferentes.

Vida

Atacante de certo sucesso, Lattek se consagrou no comando de dois gigantes da Alemanha além do clube catalão. Ele assumiu como técnico do Bayern de Munique em 1970 a pedido de ninguém menos do que Franz Beckenbauer, mesmo sem experiência. Lá, ganhou por três vezes seguidas o Campeonato Alemão (1972 a 1974), uma Copa da Alemanha (1971), além do título europeu de 1974 na decisão contra o Atlético de Madrid. De lá saiu para o Borussia Mönchengladbach, onde manteve o sucesso com mais duas taças da Alemanha (1976 e 1977) e a Copa da Uefa de 1979 na final diante do Estrela Vermelha de Belgrado, da Jugoslávia. Depois de uma passagem apagada pelo Borussia Dortmund, Lattek se aventurou na Espanha, mais precisamente no Futbol Club Barcelona.

Tendo como um de seus comandados Diego Maradona, o treinador levou os catalães aos títulos da Copa do Rei, da extinta Copa da Liga (ambos em 1983) e da Taça dos Clubes Vencedores de Taças derrotando o Standard Liège, da Bélgica.

Retornou ao Bayern de Munique para mais conquistas nos anos 1980: três títulos do Campeonato Alemão consecutivos (1985 a 1987) e dois da Copa da Alemanha (1984 e 1986). Ainda passou brevemente por Schalke 04, Colônia e Dortmund novamente, mas sem erguer taças. Com oito títulos no total, Udo Lattek é até hoje o técnico que mais vezes ganhou o Campeonato Alemão na história[2].

Referências


Precedido por
Ştefan Kovács
Treinador vencedor da Copa dos Campeões da Europa
1973-74
Sucedido por
Dettmar Cramer
Precedido por
Kees Rijvers
Treinador vencedor da Copa da UEFA
1978-1979
Sucedido por
Friedel Rausch