Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.

Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle (traduzida do alemão como Organização de Monitoração Vonluntária de Entretenimento), ou USK, é a organização alemã que classifica softwares publicados no país.

Classificações[editar | editar código-fonte]

Softwares podem receber uma das classificações seguintes:

USK0 neu2.svg
Freigegeben ohne Altersbeschränkung gemäß § 14 JuSchG (Sem restrições de idade) (exemplos)
Não há restrições pelas bases do Jugendschutzgesetz na venda deste jogo. A adequação para crianças, no entanto, apenas diz respeito ao conteúdo violento ou sexual – a dificuldade ou a complexidade do jogo ainda podem ser inadequados para crianças pequenas.
USK6 neu2.svg
Freigegeben ab 6 Jahren gemäß § 14 JuSchG (Restrito para menores de seis anos) (exemplos)
Jogos com essa classificação são de uma natureza abstrata ou comica, que possuem um tema escuro ou muito envonvido para crianças abaixo dos 6 anos. Isso inclui jogos como Mario Kart e Lego Star Wars II: The Original Trilogy.
USK12 neu2.svg
Freigegeben ab 12 Jahren gemäß § 14 JuSchG (Restrito para menores de doze anos) (exemplos)
Jogos com essa classificação tem focos em guerras, lutas, ou contenha temas sugestivos. A luta precisa ser em um contexto histórico ou em ficção científica e a violência precisa ser mínima. Isso incluí jogos como Super Smash Bros Brawl e vários jogos da série Need for Speed.
USK16 neu2.svg
Freigegeben ab 16 Jahren gemäß § 14 JuSchG (Restrito para menores de dezesseis anos) (exemplos)
Jogos com essa classificação possuem frequentes tiroteios corpo-à-corpo e violência moderada. Os jogos possuem temas adultos. Essa classificação foi posta em jogos como Metroid Prime 3: Corruption e Grand Theft Auto 4.
USK18 neu2.svg
Freigegeben ab 18 Jahren gemäß § 14 JuSchG or Keine Jugendfreigabe gemäß § 14 JuSchG (Restrito para menores de dezoito anos) (exemplos)
Esses jogos contem cenas de brutal e sangrenta violência, glorificam a guerra ou a violação dos direitos humanos. Isso inclui jogos como Halo 3 e todos os jogos da série Doom.

A classificação para jogos específicos se refere a versões localizadas, e em alguns casos aspectos do jogo são mudados para que se adequem a uma classificação mais baixa, ou para que o jogo seja vendido legalmente ao todo. A versão alemã de Grand Theft Auto (desde a parte três) foi editada várias vezes, enquanto a versão norte-americana não recebeu classificação ao todo (e só pode ser vendido para adultos). A versão alemã "USK 16" não permite headshots, e é menos sangrento, tendo algumas de suas armas ou seus efeitos especiais removidos. Em adição, os civis não jogam dinheiro quando mortos e algumas missões estão faltando. Grand Theft Auto 4, no entanto, não foi editado e ganhou uma classificação "USK 18".

Esta é uma prática muito comum, especialmente para os jogos que geralmente recebem uma classificação "USK 18". Um problema potencial deste "auto-censura" é que o ambiente original de um jogo pode ficar perdido. Em alguns casos, todo o enredo de um jogo tinha de ser alterado para beneficiar de uma menor classificação na USK.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]