Mario Kart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Outubro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mario Kart
Mario Kart logo.png
Desenvolvedora(s) Nintendo
Intelligent Systems (Super Circuit)
Retro Studios (Mario Kart 7)
Namco/Namco Bandai (série Arcade GP)
Distribuidora(s) Nintendo
Criador(es) Shigeru Miyamoto
Plataformas SNES, Nintendo 64, Game Boy Advance, GameCube, Nintendo DS, Wii, Nintendo 3DS, Wii U, Arcades
Gênero(s) Corrida
Primeiro título Super Mario Kart
1992
Último título Mario Kart 8
2014
Portal Portal de jogos eletrônicos

Mario Kart (マリオカート, Mario Kāto?) é uma série de jogos de corrida desenvolvida e publicada pela Nintendo como spin-off da franquia Mario. O primeiro da série, Super Mario Kart, foi lançado em 1992 para o Super Nintendo Entertainment System e é considerado um dos jogos mais influentes da história.[1]

Até a data, há cinco jogos lançados para consoles domésticos, três para portáteis e três codesenvolvidos pela Namco para Arcades, totalizando onze jogos, sendo oito da série principal. O título mais recente, Mario Kart 8, foi lançado para Wii U em maio de 2014.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Em Mario Kart, os jogadores competem em corridas de kart, controlando um dos personagens da franquia Mario.

Uma das características da série é o uso de vários power-ups, itens obtidos nas chamadas Item Boxes (? Panels em Super Mario Kart) encontradas nas pistas. Geralmente, os itens recebidos são aleatórios, embora sejam influenciados pela atual posição do jogador na corrida.[2] Os últimos colocados, por exemplo, recebem itens mais poderosos, enquanto o líder recebe pequenos itens defensivos.

Conforme o progresso da série, cada novo jogo introduziu novos elementos, como novos itens e personagens jogáveis.[2]

  • Mario Kart 64 introduziu gráficos 3D, multiplayer com suporte para 4 jogadores[2] e o modo Extra (chamado Mirror a partir de Double Dash!!) com as pistas espelhadas.
  • Mario Kart: Super Circuit introduziu o sistema de classificação (ranking), modo Quick Run (equivalente ao modo Versus, para um jogador) e apresenta copas extras com todas as pistas de Super Mario Kart.
  • Mario Kart: Double Dash!! apresenta dois corredores em um só kart, itens especiais, jogabilidade cooperativa e multiplayer via LAN.[2] É também o primeiro jogo da série com personagens e veículos desbloqueáveis.
  • Mario Kart DS introduziu multiplayer online (via Wi-Fi), copas retrô que apresentam pistas dos jogos anteriores, modo Mission e é o primeiro jogo a incluir um personagem não-Mario (R.O.B.).
  • Mario Kart Wii apresenta controles por movimento, doze corredores nas corridas em vez de oito, motos, tricks (movimento aéreo que concede um impulso de velocidade), possibilidade de jogar com Miis, Mario Kart Channel e quatro slots para saves.
  • Mario Kart 7 introduziu planadores, seções embaixo d'água, personalização de veículos e apresenta gráficos 3D estereocópicos opção para jogar em visão de primeira pessoa.[2]
  • Mario Kart 8 apresenta seções antigravidade, quadriciclos e Mario Kart TV. É também o primeiro jogo da série a ter conteúdo adicional por download (DLC). [3] [4]

Modos de Jogo[editar | editar código-fonte]

Cada jogo apresenta uma variedade de modos diferentes. Os quatro modos seguintes são os mais recorrentes da série:

  • Grand Prix – Os jogadores competem em “copas” com quatro pistas cada (cinco em Super Mario Kart), em quatro níveis de dificuldades: 50cc, 100cc, 150cc e 150cc Mirror (ausente em Super Mario Kart e Mario Kart: Super Circuit). O nível selecionado influencia na velocidade dos veículos. A partir de Mario Kart DS, este modo passou a ter duas seções: Nitro e Retro. Os corredores ganham pontos de acordo com a posição final e os três com mais pontos na classificação geral recebem um troféu.
  • Time Trial – Neste modo, o jogador corre pelas pistas com o objetivo de completá-las no menor tempo possível. O melhor tempo é salvo como um fantasma, com o qual é possível competir posteriormente.
  • Versus (Match Race em Super Mario Kart) - Este modo é semelhante ao Grand Prix, sendo que neste os jogadores competem em pistas selecionadas por eles. Mario Kart: Super Circuit introduziu regras personalizadas a este modo, como escolher o número de voltas e competir sem itens. Nos primeiros jogos, o modo Versus só é disponível no multiplayer, mas a partir de Mario Kart DS, o modo passou a ser incluído também no modo single-player (exceto em Mario Kart 7). Super Circuit, no entanto, apresenta um modo muito semelhante para um jogador, chamado Quick Run.
  • Battle – O objetivo do jogador neste modo é derrotar os oponentes. Todos os jogos têm o Balloon Battle, e alguns jogos mais recentes têm modos adicionais. Este modo contém estágios específicos, mas em Mario Kart 8 as batalhas ocorrem em um número limitado das pistas de corrida. Assim como o modo Versus, o modo Battle também passou a ser incluído no singlepayer em Mario Kart DS. A partir de Mario Kart Wii, as batalhas passaram a ter limite de tempo.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Consoles[editar | editar código-fonte]

Jogo Lançamento Plataforma
Super Mario Kart 1992 Super Nintendo Entertainment System
Mario Kart 64 1996 Nintendo 64
Mario Kart: Super Circuit 2001 Game Boy Advance
Mario Kart: Double Dash!! 2003 Nintendo GameCube
Mario Kart DS 2005 Nintendo DS
Mario Kart Wii 2008 Wii
Mario Kart 7 2011 Nintendo 3DS
Mario Kart 8 2014 Wii U

Houve também um jogo previsto para o Virtual Boy, nomeado provisoriamente como VB Mario Kart. O jogo foi cancelado devido ao fracasso comercial da plataforma. O jogo foi listado entre vários outros projetos cancelados para o Virtual Boy em uma edição de 2000 da revista alemã Big N.[5]

Arcades[editar | editar código-fonte]

Personagens jogáveis[editar | editar código-fonte]

Corredor SMK MK64 MKSC MKDD!! MKDS MKW MK7 MK8
Mario Y Y Y Y Y Y Y Y
Luigi Y Y Y Y Y Y Y Y
Peach Y Y Y Y Y Y Y Y
Yoshi Y Y Y Y Y Y Y Y
Toad Y Y Y Y Y Y Y Y
Bowser Y Y Y Y Y Y Y Y
Koopa Troopa Y Y Y Y Y
Paratroopa Y
Wario Y Y Y Y Y Y Y
Waluigi Y Y Y Y
Donkey Kong Jr. Y
Donkey Kong Y Y Y Y Y Y Y
Diddy Kong Y Y
Funky Kong Y
Birdo Y Y
Daisy Y Y Y Y Y
Rosalina Y Y Y
Baby Mario Y Y Y
Baby Luigi Y Y Y
Baby Peach Y Y
Baby Daisy Y Y
Baby Rosalina Y
Toadette Y Y Y
Bowser Jr. Y Y
King Boo Y Y
Petey Piranha Y
Shy Guy Y[Obs 1] Y Y
Dry Bones Y Y
Dry Bowser Y Y[Obs 2]
Lakitu Y Y
Mii Y[Obs 3] Y Y
R.O.B. Y
Link Y[Obs 2]
Villager Y[Obs 2]
Isabelle (Animal Crossing) Y[Obs 2]

Notas

  1. Shy Guy só está disponível em Mario Kart DS como personagem jogável no modo DS Download Play.
  2. a b c d Via DLC.
  3. Miis são selecionáveis como dois personagens diferentes em Mario Kart Wii: Mii Outfit A e Mii Outfit B.

Referências

  1. Super Mario Kart: Most Influential Video Game in History (em inglês) Kotaku (26 de fevereiro de 2009).
  2. a b c d e Mario Kart Franchise Retrospective (em inglês) WatchMojo.com (5 de fevereiro de 2012).
  3. Mario Kart 8 tem DLC gratuita anunciada para América e Europa Nintendo Blast (21 de junho de 2014).
  4. Mario Kart 8 (Wii U) tem dois DLCs divulgados com muitas novidades Nintendo Blast (27 de agosto de 2014).
  5. Big N Magazine. p.19. July-August 2000. (em inglês).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]