Mario (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mario
Emblema usado pelo personagem principal e homônimo Mario.
Desenvolvedora(s) Nintendo
Editora(s) Nintendo
Criador(es) Shigeru Miyamoto
Local de origem Japão
Gênero(s) Jogo eletrônico de plataforma, Fantasia, Aventura
Primeiro título 1981
Portal Portal de jogos eletrônicos

Mario é uma série e franquia de jogos eletrônicos da Nintendo, na qual o mascote da Nintendo e homônimo da série, Mario, é o protagonista. É, hoje, uma das séries de vídeo games mais vendida de todos os tempos, estando atualmente, no primeiro lugar.

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

  • Mario - Protagonista e mascote da Nintendo, é corajoso e tem como papel nos seus principais jogos derrotar Bowser e na maioria das vezes salvar a Princesa Peach. Já fez diversos papéis em diversos jogos, dentre eles, atleta, piloto, médico, etc. Mario, nos jogos de esportes, é um personagem equilibrado, sendo bom em todos os itens.
  • Luigi - O irmão de Mario, que apesar de ser muito medroso, o ajuda nas situações de risco. Inicialmente, era similar a Mario, mas a partir de Super Mario Bros. 2, começou a ter uma aparência diferente, e uma personalidade distinta a partir dos desenhos animados. Luigi é um personagem habilidoso ou equilibrado, nos jogos de esportes.
  • Bowser ("King Bowser Koopa") - O arqui-inimigo de Mario, e líder da Tropa Koopa. Tem como ambição conquistar o Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom) por meio de um casamento forçado ou uma rendição da Princesa Peach. Seu nome original é King Koopa (Rei Koopa), mas foi modificado como Bowser, no Ocidente. O nome antigo, porém, ainda é utilizado no Oriente. Baby Bowser é a "versão bebê" de Bowser, e ele já era ganancioso e egoísta, criando planos para derrotar Mario e Luigi (que, no enredo, eram Baby Mario e Baby Luigi).
  • Princess Peach Toadstool - Apesar de ser a princesa do Reino dos Cogumelos, ela é uma das persongens humanas, assim como Mario. Apesar de ser apenas uma princesa, ela já governa o Reino dos Cogumelos com a ajuda de Toadsworth e os seus servos Toads. É a "vítima preferencial" de Bowser e o interesse amoroso de Mario. Ela vive em seu castelo, localizado em Toad Town, capital do Reino dos Cogumelos e de muitos Toads, como mostrado em Paper Mario. É a personagem principal em Super Princess Peach, onde ela tem que resgatar Mario e enfrentar diversos desafios.
  • Donkey Kong - No começo, era o principal inimigo de Mario, antes mesmo até que o próprio Bowser, no arcade DonkeyKong. Mario devia resgatar Pauline dos poderes de Donkey Kong, quando era chamado Jumpman. Em Donkey Kong Country, é dito que Cranky Kong era o original Donkey Kong, que se basea em um macaco velho e que tem uma vasta experiência e sempre que pode ajuda os seus sucessores com problemas ou algo do gênero, dando a entender que o jovem Donkey Kong protagonista da série homônima é outro, sendo este mais novo, sobrinho de Cranky Kong.
  • Toads - Toads são uma raça de habitantes que residem principalmente no Reino dos Cogumelos. Toad é o principal da espécie e amigo de Mario, Luigi e Princesa Peach. Outros Toads incluem a fêmea Toadette e os divididos por cores, em especial, Blue Toad e Yellow Toad.
  • Wario - Wario é o anti-herói. Pela revista Nintendo Power, é supostamente primo de Mario e Luigi. Dentro do enredo da série Mario, Wario e seu irmão vivem em seu palácio com muita mordomia e cheio de tesouros (encontrados nas aventuras de Wario), localizado em um deserto perto de Mushroom Kingdom (Reino dos Cogumelos), como mostra as séries Wario Land. Já na série WarioWare, Wario mora em uma casa moderna, agora sem seu irmão Waluigi, localizada em Diamond City, e é dono de uma empresa, a "WarioWare Inc.", na qual seus amigos trabalham como projetistas de jogos.
  • Waluigi - A versão maligna de Luigi, como confirmado pela revista Nintendo Power. Na série Mario, ele mora com Wario em um castelo luxuoso e cheio de tesouros. Já na série WarioWare, ele não aparece morando com Wario, e fica indeterminado onde ele possa estar vivendo. Waluigi não foi criado pela Nintendo, e sim pela Camelot, responsável por títulos como Mario Tennis e Mario Golf.
  • Yoshi - Uma espécie de dinossauro que se alia a Mario depois que Bowser ataca sua ilha. Caracteriza-se por sua língua comprida e enorme apetite. Em Super Mario World, ganha poderes especiais ao ingerir certos tipos de cascos, ou frutas em Super Mario Galaxy 2. Já ajudou Mario em sua infância no jogo Super Mario World 2: Yoshi's Island, quando o herói foi separado de seu irmão por um ataque à cegonha que carregava os dois bebês para seus pais.
  • Princesa Daisy - É princesa e antigamente governante de Sarasaland. Apareceu primeiramente em Super Mario Land. Ela parece ser amiga de Peach e ter um interesse com Luigi, mas nada oficial, uma vez em que ela também possui uma ligação misteriosa com Waluigi, que pode sugerir algum interesse romântico entre os dois. Daisy também aparece no filme Super Mario Bros., mas com aparência completamente diferente da dos jogos, sendo, inclusive, muito parecida com Peach. Provavelmente este filme (lançado em 1993) inspirou a criação da personagem anos depois.
  • Koopalings - São aliados de Bowser. Eles tentam ajudar o o vilão a derrotar Mario, aguardando o encanador dentro de fortalezas, castelos e airships na maioria dos jogos da série.
  • Koopa Kids - Aparecem, geralmente, nas séries Mario Party em grandes quantidades, sendo "comparsas" de Bowser para evitar que o jogador prossiga no jogo. Podem aparecer também nas versões azul, vermelho e verde em Mario Party Advance.
  • Bowser Jr. - A partir de Super Mario Sunshine, ele se tornou o principal ajudante de Bowser e seu único filho. Ajuda o pai a seqüestrar Peach e fazer Mario ir salvá-la, dentre outros planos.
  • Kamek - Kamek é um e dos servos de Bowser (apesar de ele ser mais velho que Bowser) da espécie de Koopa chamada Magikoopa. Kamek ajuda Bowser a seqüestrar o Baby Mario (já que acabou levando Baby Luigi), e manda seus capangas Toadies (espécies semelhantes a Shy Guys e Magikoopas) irem atrás dele, Kamek consegue transformar várias coisas em outras ou aumentar seu tamanho, originalmente é ele que acaba criando chefes para deter Yoshi e Baby Mario de resgatar Baby Luigi.
  • Tropa Koopa - incluem os membros mais famosos Koopa Troopas, Goombas, Lakitus, Shy Guys, Bob-ombs e Thwomps, entre muitos outros. Apesar de serem totalmente vilões nos primeiros jogos, ficou estabelecido que, na verdade, nem todos pertencem à tropa, e que metade destes vivem no Reino dos Cogumelos e, dependendo do jogo e da situação no enredo do mesmo, alguns deles podem fazer parte das forças de Bowser ou não, pois alguns são amigos de Mario em muitos jogos.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Os principais jogos de Mario são plataformas, como Donkey Kong, Super Mario Bros. e Super Mario World. A série de Mario criou um feito popular muito característico em jogos modernos, incluindo finais múltiplos, mini-chefes e "atalhos". Super Mario 64 foi uma das primeiras transposições de séries 2D para 3D, em 1996.Desde então, todos os jogos de console de Mario são em 3D. Super Mario 64 saiu do clássico modelo linear do plataforma e centrou-se em mundos grandes, cheios de objetivos (para conseguir 120 estrelas) e na exploração. Foi aclamado intensamente por críticos e por jogadores como um dos melhores jogos da história.

Hoje, já é possível conhecer scripts de programação para automatizar os jogos de Mario[1] , existindo até um evento para premiar os melhores programadores para automatizar o Mario, o Mario AI Competition[2] .

Jogos spin-offs[editar | editar código-fonte]

Mario também estrela séries em outros gêneros:

Mario, Luigi, entre outros da série, também são personagens jogáveis em Super Smash Bros.,Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl, série de jogos de luta que une estrelas diversas da Nintendo para brigar (como Pikachu , Link e Kirby).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]