Princesa Peach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Princesa Peach
Princesa Peach
Nome no Japão Pīchi-hime (ピーチ姫)
Série de jogos Super Mario Bros.
Primeiro jogo Super Mario Bros. (1985)
Designer Shigeru Miyamoto
Yōichi Kotabe (Série Super Mario Bros.)
Dublador em inglês Jocelyn Benford (Hotel Mario)
Leslie Swan (1996, 2004 e 2007)
Asako Kozuki (1998–1999)
Jen Taylor (1999–2006)
Nicole Mills (2005–2006)
Samantha Kelly (2007-presente)
Dublador brasileiro Eleonora Prado (As Aventuras dos Irmãos Super Mário)
Informações pessoais
Afiliação Reino dos Cogumelos
Habilidade especial Flutuablidade
Portal Games

A Princesa Peach Toadstool (ピーチ姫, Pīchi-hime?) é uma personagem fictícia da série de videogames Super Mario Bros., produzido pela Nintendo. Ela é a princesa do também fictício Reino dos Cogumelos e por diversas vezes faz o papel de donzela em apuros da série. Em 2008, Peach apareceu na lista de personagens fictícios mais ricos da revista Forbes, com uma fortuna estimada em mais de um bilhão de dólares. Ela também conquistou a décima posição na lista dos dez maiores políticos de videogames da revista Electronic Gaming Monthly.

Criação[editar | editar código-fonte]

O emblema da personagem, uma coroa com três joias.

A aparência original da Princesa Peach foi elaborada por Shigeru Miyamoto. Miyamoto posteriormente solicitou a Yōichi Kotabe que redesenhasse Peach de acordo com suas instruções. Ele orientou Kotabe a desenhar seus olhos similares aos de um gato.[1] Com a influência de Kotabe, a aparência da Princesa Peach mudou consideravelmente.[1] Peach não era um personagem jogável em New Super Mario Bros. Wii porque isso exigiria uma programação especial sobre a forma como o jogo lida com seu vestido,[2] no entanto, ela é a principal protagonista em Super Princess Peach, é uma das protagonistas em Super Mario Bros 2 e mais recentemente em Super Mario 3D World, e também é uma personagem jogável em mais spin-offs, como Mario Party, Mario Kart, Super Mario RPG, a série Paper Mario, entre outros jogos da franquia Mario.

Características[editar | editar código-fonte]

Nome[editar | editar código-fonte]

No Japão, o nome da princesa sempre foi Peach (ピーチ姫, Pīchi Hime?, Princesa Peach). Originalmente conhecida como Princesa Toadstool nos Estados Unidos e outros países ocidentais, ela foi chamada de Peach pela primeira vez fora do Japão na versão americana de Yoshi's Safari, em 1993. Porém, o nome não se tornou conhecido pois o jogo não foi muito popular. Em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, ela foi novamente chamada de Princesa Toadstool. Apenas com o lançamento de Super Mario 64 o nome Peach passou a ser conhecido fora do Japão. No Brasil, durante a exibição do desenho animado As Aventuras dos Irmãos Super Mário, ela ficou conhecida como Princesa Cogumelo. E a sua prima Princesa Margarida.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

A personalidade de Peach é em geral compatível com a de uma pessoa educada e com boas intenções. Na maior parte dos jogos em que se faz presente, é mostrada como uma mulher generosa e bem intencionada. Normalmente, Peach não demonstra agressividade. Mas Peach já mostrou arrogância em um jogo chamado Mario Striker Charged (2007).

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Uma das habilidades mais comuns de Peach quando a mesma é selecionável é sua capacidade de temporariamente flutuar no ar com suas saias. Tal técnica foi mostrada pela primeira vez durante sua primeira participação como personagem selecionável, em Super Mario Bros. 2. Isso fez dela uma das personagens mais populares no jogo, pois essa habilidade facilitava a navegação entre plataformas. A mesma habilidade também apareceu em Super Paper Mario e nos jogos Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl. Em Super Princess Peach, ela usa um guarda-chuva para flutuar. Em Super Princess Peach ela também usa as habilidades do humor, onde recupera vida e energia quando está tranquila, solta fogo quando está com raiva, voa e canta quando está feliz e chora cachoeiras quando está triste.

Referências

  1. a b Volume 8 Nintendo. Visitado em July 2012.
  2. Craig Harris (October 15, 2009). Miyamoto on the New Mario - Wii Feature at IGN IGN. Visitado em 2011-02-24.