Luigi (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Abril de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Luigi
Luigi, em New Super Mario Bros. Wii (2009)
Nome no Japão Ruīji (ルイージ)
Série de jogos Mario
Primeiro jogo Mario Bros. (1983)
Designer Shigeru Miyamoto
Yōichi Kotabe (Série Super Mario Bros.)
Informações pessoais
Afiliação Reino dos Cogumelos
Habilidade especial Pular
Portal Games

Luigi (ルイージ, Ruīji?) é um personagem fictício de videogames produzido pela Nintendo. Criado pelo designer de jogos Shigeru Miyamoto. Luigi é o irmão levemente mais novo de Mario que é mascote da série, ele é o seu companheiro em vários jogos.

A primeira aparição de Luigi se deu no jogo Mario Bros. em 1983, como personagem controlado pelo segundo jogador. Ele manteve esse papel em Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e outros títulos. O primeiro jogo em que estrelou como personagem primário foi Super Mario Bros. 2. Luigi protagonizou o jogo educativo Mario is Missing!, e mais tarde repetiu o papel em Luigi's Mansion, jogo lançado para o Gamecube em 2001. Nos dois jogos, é colocado no papel de herói porque Mario, o protagonista normal da franquia, precisa ser salvo.[1]

Aparições[editar | editar código-fonte]

Visto em seu chapéu, o emblema de Luigi o representa em muitas interfaces de vários dos jogos em que ele já apareceu.

Luigi apareceu em todas as Spin-offs da serie Mario. incluindo: Mario Kart, Mario Party e Mario Sports.

Em Super Mario Bros., Luigi era apenas um personagem para poderem jogar no modo "2 Players", tinha a mesma cor, velocidade e poderes de seu irmão Mario. A primeira grande mudança fora em Mario: The Lost Levels onde Luigi podia pular mais alto que Mario.

Em Super Mario Bros 2, Luigi teve sua aparição diferente da de mario. Além de pular mais alto que seu irmão, era notavel que o personagem era mais alto e magro.

Em Super Mario 3 Luigi voltou a aparecer como personagem secundário, para ser jogado no modo Multi-player, desta vez Luigi não tinha habilidades diferentes e sua aparência era levemente alterada somente pela cor.

Luigi é retratado em Super Mario World novamente apenas com cor alterada, dando a entender que seja uma espécie de irmão gêmeo de Mario. Porém na versão de Mario All-Star Luigi mostrava ser mais alto e magro.

Luigi também aparece em Super Mario Galaxy. Quando Bowser sequestra o castelo de Peach, todos se perdem no espaço e Luigi fica preso em Ghostly Galaxy e pode ser habilitado.

Luigi retorna em New Super Mario Bros. Wii. Onde ele junta-se a Mario e Yoshi para salvar o Reino Cogumelo de ser governado por Bowser. Possui os mesmos atributos físicos que em Mario Galaxy.[2]

Conceitos e criação[editar | editar código-fonte]

O evento que liga a criação de Luigi começou em 1982, durante o desenvolvimento de Donkey Kong, quando Miyamoto criou Mario na época conhecido como "Jumpman" com a idéia de que podia usa-lo no futuro em diferentes papéis.

Miyamoto foi inspirado pelo jogo "Joust" para criar um jogo com dois jogadores simultâneo, que o levou a criar Mario Bros em 1983, com Luigi como segundo personagem jogável. Há um rumor de que o nome de Luigi foi criado a partir de uma pizzaria que ficava perto da Nintendo americana em Washington. Miyamoto observou que a palavra ruiji significava similar em japonês, e foi adotado Luigi como nome por causa da semelhança já que nessa época o personagem era apenas diferenciado pela cor.[3] [4] [5]

Jogos Próprios[editar | editar código-fonte]

Luigi's Mansion[editar | editar código-fonte]

O jogo começa quando Luigi ganha uma mansão em um sorteio que nunca participou. Ele contou a seu irmão Mario para se encontrarem e celebrarem a vitória. Mario foi antes até a mansão e acabou desaparecendo. Luigi começa então sua aventura atrás de Mario por uma mansão assombrada. Nessa aventura Luigi encontra um caçador de fantasmas chamado Professor E. Gadd que lhe ajuda e dá para Luigi o Poltergust 3000. E assim ele começa sua própria aventura

Luigi's Mansion : Dark Moon[editar | editar código-fonte]

Luigi's Mansion tem uma continuação adaptada para o Nintendo 3DS titulada Luigi's Mansion: Dark Moon em que Luigi retorna ao papel de caçador de fantasmas, mas desta vez ele é chamado pelo Professor E. Gadd em sua TV e explica que ele está em outro lugar: o Vale da Sombra (Evershade Valley), onde a Lua Negra (Dark Moon) quebrou e Luigi terá de encontrar os pedaços que estão escondidos nas cinco mansões do Game. Luigi ganha nessa continuação o Poltergust 5000 que é um aspirador de fantasmas e uma lanterna ao mesmo tempo, evolução do usado no 1º game. Luigi's Mansion: Dark Moon terá mais uma torre (ScareScaper) que terá jogatina multi-player Ação e Aventura.

New Super Luigi U[editar | editar código-fonte]

Luigi também assume o papel de protagonista em New Super Luigi U, jogo que é uma DLC de New Super Mario Bros U, mas com todas as fases refeitas e Luigi no papel principal.

Luigi's Revenge[editar | editar código-fonte]

Jogos de computador do Mario são muitos. Em Luigi's Revenge, Luigi quer se vingar das mortes de Mário e Princesa Peach como mostra na introdução. Mario perde a cabeça e princesa peach leva um tiro. Na última fase, ele tem que tomar cuidado com uns peixes pontudos que aparecem no jogo. Desde onde ele está até os que saiem de outros lugares.

Baby Luigi[editar | editar código-fonte]

Baby Luigi é a versão de Luigi quando ele ainda era um bebê, similar com Baby Mario. Ele apareceu primeiramente em Super Mario World 2: Yoshi's Island, quando foi raptado pelos Toadies de Kamek The Magikoopa, que seria resgatado por Yoshi e Baby Mario mais tarde.

Referências

  1. IGN: biográfia Luigi (em Inglês).
  2. Mudanças acontecidas a Luigi.
  3. Mario Bros arcade (em Inglês).
  4. Demaria, R: "High Score! The Illustrated History of Electronic Games", page 238. McGraw Hill-Osbourne, 2002
  5. (Agosto 1986) "Super Mario Bros: The New Craze In Japan" (em Inglês). New Straits Time.