Personagem não jogável

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um personagem não jogável/manipulável (em inglês: non-player character ou NPC) é um personagem de qualquer jogo eletrônico que não pode ser controlado por um jogador mas se envolve de alguma forma no enredo de um jogo. Ele exerce um papel específico cuja finalidade é a simples interatividade com o jogador.

Em RPGs[editar | editar código-fonte]

No RPG clássico, quem comanda as ações dos jogadores é o mestre e nos RPGs online ele age de acordo com a programação do jogo. Portanto, no MMORPG (RPG online), os NPCs são a exceção quando se falam que todas as personagens são outros jogadores espalhados no enredo.

Jogos de computador[editar | editar código-fonte]

Jogos para um jogador[editar | editar código-fonte]

Nos jogos em que não existe interação com outros jogadores, todos os personagens não inimigos são considerados NPC, já que são controlados pelo computador.

Animes[editar | editar código-fonte]

No Anime Angel Beats, Yurippe refere-se aos NPC como pessoas que ja estavam no mundo antes de Otonashi ir para o mundo após a morte.

Em Eventos oficiais de jogos no Brasil[editar | editar código-fonte]

Nos eventos de jogos eletrônicos é comum ver o STAFF (equipes de apoio, trabalho/serviço e organizadores) usando camisetas especiais do evento, com a sigla NPC e identidade visual oficial do evento (Por exemplo o Simpósio SBGames usa esta característica com seu pessoal), sem detrimento dos usos obrigatórios de EPI (Proteção individual) previstos em lei.

Ícone de esboço Este artigo sobre Role Playing Game é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.