Mestre de jogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Mestre de jogo é um termo utilizado na maioria dos RPGs. Teve origem com a publicação e venda do primeiro RPG: Dungeons&Dragons, onde um dos jogadores era intitulado Dungeon Master (Mestre dos calabouços). Este jogador é responsável por conduzir o jogo, narrando as situações que acontecem com os personagens de outros jogadores.

Com o passar do tempo outros cenários (estilos) de jogos foram surgindo, tais como Horror, Humor, Conspiração, Cyberpunk, 2ª Guerra, etc.

Com isso, o termo Mestre dos Calabouços tornou-se inadequado para esses novos estilos, assumindo assim a forma de Game Master (Mestre de jogo), sendo popularizado como Mestre.

Alguns cenários utilizam o termo Narrador ao invés de Mestre, embora os dois títulos definam o mesmo tipo de jogador de RPG: Aquele que conduz os demais jogadores pela história, apresentando seus desafios e aplicando as regras.

Na dublagem da série animada Caverna do Dragão, o Dungeon Master é chamado de "Mestre dos Magos".[1]

Referências

  1. Marcelo Cassaro. (2006). "Caverna do Dragão - A aventura favorita dos RPGistas completa 20 anos de exibição no Brasil". Dragon Slayer (9). Editora Escala.