Encontro Internacional de RPG

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Encontro Internacional de RPG (também conhecido pela sigla EIRPG) é o maior evento/convenção brasileiro de jogos de interpretação de personagens[1] - do original inglês, RPG, role-playing games . Realizado anualmente na cidade de São Paulo, o Encontro está em sua 18ª edição (2014), e é organizado pela Devir Livraria, trazendo sempre convidados internacionais ligados ao mercado de RPG, daí o "Internacional" no nome do evento.[2]

O EIRPG acontece sempre num final de semana, e por vários anos chegou a ser a segunda maior convenção de jogadores de RPG no mundo, atrás apenas da Gen Con , evento que acontece na cidade de Indianápolis, EUA.[3]

Atividades realizadas no EIRPG[editar | editar código-fonte]

Durante os seus dois dias (atualmente: nos primeiros anos, o EIRPG ia de sexta a domingo, com o primeiro dia dedicado a realização de partidas de RPG para alunos de escola públicas)acontecem no Encontro uma série de atividades ligadas ao hobby do RPG e afins,[4] incluindo:

  • Partidas de RPG: sempre há um grande espaço dedicado aos jogadores dentro do Encontro, com centenas de mesas para a realização de jogos.
  • Participação das editoras e entidades de RPG:outro espaço importante dentro do evento é o das editoras e entidades (associações e clubes), que podem mostrar seus lançamentos e seu trabalho para o público. É tradicional que a Devir, organizadora do EIRPG, tenha uma grande loja no local, além de um feirão de jogos usados (onde é possível encontrar raridades).
  • Live-actions:mais uma atividade tradicional do evento. Provavelmente o primeiro live-action do Brasil foi realizado no 2º EIRPG, pelas mãos do convidado internacional Mark Rein·Hagen (autor do RPG Vampiro: a Máscara, que popularizou este estilo de jogo de representação).
  • Concursos de fantasias:desde o começo o EIRPG foi um espaço onde os fãs de RPG puderam liberar sua criatividade, se vestindo a caráter como seus personagens (ou personagens famosos, como Darth Vader). Assim, de alguns anos para cá, começou a se organizar um concurso entre os participantes fantasiados.
  • Campeonatos:a principal atividade não relacionada diretamente ao RPG dentro do evento, os campeonatos se dirigem principalmente aos jogadores de cartas colecionáveis, como Magic.
  • Palestras:outro ponto forte do EIRPG, as palestras trazem os mais diversos temas de interesse aos jogadores, além de ser o espaço de apresentação dos convidados internacionais (no geral, todos os convidados realizam uma palestra por dia no evento).

Público do Encontro (números se referem ao total de visitantes)[editar | editar código-fonte]

O público presente ao evento é composto principalmente de jogadores de RPG, e seu número tem flutuado bastante nos 15 anos de realização do Encontro. O 1º EIRPG (1993) teve um número calculado de 3 mil participantes, e este valor foi crescendo anualmente, até chegar ao recorde de 30 mil participantes. No entanto, nos últimos anos este número tem diminuído bastante, e a edição de 2007 do evento teve um público de apenas 11 mil pessoas.[5][6]

As causas desta flutuação (inicialmente positiva, e agora negativa) vem da própria natureza do RPG como fenômeno cultural - na década de 1990, ele esteve em crescimento, e agora sofreu uma queda no número de participantes, que se reflete diretamente no Encontro Internacional.

É importante notar que os números se referem ao total de pessoas que passaram pelos eventos (medido nas catracas), e não de visitantes únicos- nos Estados Unidos e Europa, onde é costume que os participantes de uma convenção sejam todos inscritos (tendo crachás e ficha de identificação), os valores se referem a este número - daí a própria Gen Con ter um número recorde de 25 mil visitantes, o que no Brasil seria lido como 50 mil (os mesmos vinte e cinco passando pelas catracas, em dois dias de evento).

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Encontro internacional de RPG surgiu em 1993, e pelos seus quatro primeiros anos, foi realizado sob as marquises do Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. No quinto ano (1997), ele foi realizado no mesmo parque, mas dentro do pavilhão Manoel da Nóbrega.

No ano seguinte, o EIRPG se realizou pela primeira vez fora do Ibirapuera, no espaço do Galpão Fábrica, próximo a estação Barra Funda do metrô.

Em 1999, o evento volta ao Ibirapuera, mas pela última vez - a partir do ano seguinte, ele passa a acontecer no Mart Center, onde ficará sediado por 6 edições (de 2000 a 2005), e desde 2006 o Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo é o novo espaço para a realização do evento.

O ano de 2009 ficará marcado por ser a primeira vez, desde a criação do evento, em que não haverá um EIRPG. As razões apresentadas pela organização foram a crise econômica (nacional e global), e um processo de reestruturação da própria Devir.[7]

Cada ano teve também seus convidados internacionais, como pode ser conferido abaixo:

Edição (ano) Local Convidado
19º (2015) Campo de Marte Jason Bulmahn
18º (2014) Campo de Marte Mark Rein·Hagen
17º (2013) Campo de Marte Mark Rein·Hagen
16º (2008) Col.Marista Richard Dansky
15º (2007) Col.Marista Monte Cook
14º (2006) Col.Marista Sean Punch
13º (2005) Mart center sem convidado
12º (2004) Mart center Justin Achilli
11º (2003) Mart center Margaret Weis
10º (2002) Mart center <seria o retorno de Steve Jackson, mas teve de cancelar>
9º (2001) Mart center Bill Slavicsek
8º (2000) Mart center Stewart Wieck
7º (1999) Marquise Peter Adkison
6º (1998) Galpão Fábrica Mike Pondsmith
5º (1997) Pavilhão Mike Mulvihill
4º (1996) Marquise Greg Costikyan
3º (1995) Marquise Dave Arneson
2º (1994) Marquise Mark Rein·Hagen
1º (1993) Marquise Steve Jackson

EIRPG - Curitiba[editar | editar código-fonte]

Outra tradição do Encontro Internacional, realizada desde 1993, é a realização de uma edição especial do evento na cidade de Curitiba, PR. Inicialmente, o evento acontecia uma semana após o EIRPG de São Paulo, inclusive recebendo o mesmo convidado internacional, mas agora ele se realiza três semanas depois.

O Encontro Internacional de RPG - Curitiba é bem menor que a edição de São Paulo (tendo um público máximo de 2 mil pessoas) mas permite que jogadores do sul do país participem do evento.

Outros eventos de RPG[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser o maior, o EIRPG não é o único evento de jogos de representação no Brasil. Outros eventos importantes incluem o Soul+RPG (Fortaleza, CE), Sampa RPG (São Paulo, SP); RPG e Cultura(João Pessoa,PB); Encontro Feirense de RPG (Feira de Santana, BA), e outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • RPG: categoria de jogos lúdicos, onde os participantes interpretam personagens
  • Devir Livraria: principal editora de jogos de RPG do Brasil
  • Gen Con: maior convenção de RPG no mundo

Sobre os Convidados internacionais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências