Ushanka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Uma ushanka com orelheiras da União Soviética.

Ushanka (em russo: уша́нка, [uˈʂan.kə]) é uma espécie de gorro, típico da Rússia, especialmente para proteção da cabeça durante o rígido inverno daquele país, e confeccionado com a pele de animais como a zibelina ou outros mais comuns. A ushanka é amarrada ao queixo, e em língua inglesa muitas vezes é traduzido como shapka (шáпкa) - que é a palavra russa para chapéu. Numa tradução literal, porém, ushanka seria algo como "chapéu com orelheiras".

Origem e difusão[editar | editar código-fonte]

Embora as ushankas sejam um chapéu tipicamente russo (e, de fato, o estereótipo do russo sempre usa um deles), o uso de chapéus com desenho semelhante encontra-se na China, Coreia do Norte, Europa Oriental e a extinta União Soviética, com suas repúblicas daí oriundas. Presume-se que os russos tenham adotado este formato de chapéu a partir dos mongóis, desde a Idade Média, quando este povo invadiu o país. As ushankas são comuns nalgumas cidades norte-americanas como Chicago ou Illinois, nos meses frios do inverno, especialmente em bairros de forte imigração do leste europeu.

Uso[editar | editar código-fonte]

As ushankas são parte integrante dos uniformes policiais ou militares de países temperados, como a Rússia e o Canadá.

Entre os russos não é considerado masculino o uso das orelheiras abaixadas, entretanto é comum os lixeiros ali serem retratados, estereotipadamente, usando suas ushankas com as pontas desamarradas, uma apontando para cima e outra para baixo.

Confecção[editar | editar código-fonte]

São feitas freqüentemente com pele de coelho ou rato-almiscarado, como também de outros animais como lobos ou mesmo cães e, em confecção mais aprimorada, com pêlo de marta, raposas, ou de alta qualidade.

Também peles artificiais são utilizadas, sendo bastante comuns para a venda a turistas.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Projetos relacionados[editar | editar código-fonte]