Usuário(a):Cel. Homero Cerqueira/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Homero de Giorge Cerqueira (São Paulo, 23 de Março de 1966), conhecido como Coronel Homero Cerqueira, é o ex - Presidente do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), foi responsável por 334 unidades de conservação em 9,1% do território brasileiro. Coronel da Polícia Militar de SP desde 2017, Homero possui um perfil humanizado e devoto à preservação ambiental. Tem 35 anos de uma larga experiência no ramo militar, e uma invejável experiência acadêmica.

Homero Cerqueira tem experiência na área de Educação, Administração, Direito Ambiental e Desastres Naturais. Ex-Membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente e do Conselho Estadual do Meio Ambiente de SP.

Carreira militar[editar | editar código-fonte]

Homero é coronel da Polícia Militar de São Paulo e doutor em Educação. Nascido e criado na capital de São Paulo no extremo da zona leste. Foi aprovado na Academia de Polícia do Barro Branco ainda no ensino fundamental, dentre 13 mil concorrentes. Se tornou policial ainda muito novo e mesmo com pouca experiência começou a jornada na Polícia Militar. Possui mais de 35 anos de experiência na área. Em 1990, comandou o Pelotão na Região Oeste da Capital, Tático Oeste, com tenentes renomados. Se casou e, Junho de 1991 com Roberta Macedo Molina Cerqueira, com quem teve dois filhos. Em 1992, então como primeiro-tenente PM, trabalhou no grupo de Elite do Primeiro Batalhão da Polícia Militar Tobias de Aguiar, que foi convertido nas Rondas Ostensiva Tobias de Aguiar (ROTA), para cumprir a função de Ronda Bancária contra assaltos e banco da guerrilha. Em 2003, fez parte da comissão de implantação de projetos da PMESP. Dentre eles, o curso de projetos (PMBok) da corporação, a implantação do EAD e a modernização do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM).

Coronel Homero Cerqueira[editar | editar código-fonte]

Em 10 de junho de 2017, Homero alcançou o posto máximo da instituição do Estado de São Paulo liderando 94 mil homens e mulheres, se tornou um dos 63 coronéis da maior instituição policial da América Latina. Pode comandar a Região Norte da capital, uma população de 4 milhões e meio de habitantes. Mostrando ótimo desempenho na execução das tarefas como Coronel pode comandar o Policiamento Ambiental do Estado, conseguiu manter e recuar o desmatamento florestal do estado e participação direta no conselho Estadual de meio ambiente do estado.

Presidente do ICMBio[editar | editar código-fonte]

Após anos em meio aos serviços públicos, Homero foi convidado a presidir o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). Sendo o primeiro coronel da ativa a assumir a presidência do instituto da pasta do Meio Ambiente. No período que esteve à frente da instituição reduziu a despesa em R$ 4 milhões, criou a portaria centralizando as decisões no comitê gestor. Além disso, idealizou o Código de ética do instituto e participou de todas as operações de fiscalização com potencial de risco.

Livros Publicados[editar | editar código-fonte]

CERQUEIRA, Homero de Giorge; Força Pública e Pode de Polícia: como são formados e a construção da autoridade dos oficiais da Polícia Militar: Curitiba; Juruá, 2021

CERQUEIRA, Homero de Giorge; Solange T. de Lima Guimarães; Redução de risco de desastres: uma construção de resiliência local. São Paulo: Casa Militar, 2016, v.01. p.270.

CERQUEIRA, Homero de Giorge; Grupo de Resgate e Atenção às urgências e emergências. Barueri: Manole, 2015.

CERQUEIRA, Homero de Giorg; A disciplina militar em sala de aula. São Paulo: Seven System Internacional Ltda, 2014 p.178.

CERQUEIRA, Homero de Giorge; BITTAR, E. C.

Direitos Humanos no Século XXI: cenários de tensão. Rio de Janerio: Forense Universitária, 2009, v.1. p.459.

CERQUEIRA, Homero de Giorge; LUIZ, R. S. Polícia Militar e direitos humanos: "o sono da razão produz monstros" In: Direitos Humanos no Século XXI: cenários de tensão.1a edito do Rio de janeiro: Forense Universitária, 2009, p. 459-469.

CERQUEIRA, Homero de Giorge; Currículo e o meio ambiente In: Revista Ambiente e Água/Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas Tatuabé.3 ed. Taubaté: IPABHi, 2007, v.2, p. 1-111.

CERQUEIRA, Homero de Giorge; SCHULZE, THIAGO RODRIGUES ÉTICA, CONHECIMENTO E PESQUISA: CANAIS DO V ENCOTRO DE PESQUISADORES. SÃO PAULO: FUNDAÇÃO SAO PAULO, 2006, v.1. p.120.