Usuário(a):Diogo grassi/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Henry Gray
Diogo grassi/Testes
Informação geral
País Estados Unidos
Gênero(s) Blues
Ocupação(ões) Pianista
Instrumento(s) Piano
Afiliação(ões) Howlin' Wolf

Henry Gray (Louisiana, 19 de Janeiro de 1925) é um pianista e cantor de blues. Sua carreira se estende por mais de sete décadas, e é preenchida por contribuições a grandes artistas, como Robert Lockwood, Jr., Billy Boy Arnold, Morris Pejoe, The Rolling Stones, Muddy Waters, Howlin' Wolf e muitos outros. Ao longo de sua carreira, participou de mais de 58 álbuns, e é reconhecido por ter ajudado a criar o som característico do piano blues de Chicago.

Primeiros anos de vida e educação[editar | editar código-fonte]

Logo após ter nascido, mudou-se com seus pais para uma fazenda em Alsen, Louisiana, onde passou sua infância. Começou a estudar piano aos oito anos de idade, sendo lecionado por mulher de seu bairro, a Sra. White. Seu amor pela música começou cedo, e ele encontrava inspiração nas aulas de piano, no rádio e nos discos de sua casa. Após alguns anos, Gray começou a tocar piano e órgão na igreja batista local, e sua família eventualmente adquiriu um piano para ele tocar em casa. Apesar de o blues não ser bem visto na casa de Gray, ele o tocava quando ia para a casa da Sra. White. Quando tinha 16 anos, começou a tocar blues em um clube de Alsen. A princípio, seu pai desaprovou suas apresentações, mas depois de ver o quanto elas eram lucrativas começou a apoiá-lo. Em 1943, Gray entrou para o exército e foi enviado para o Pacífico Sul durante a Segunda Guerra Mundial. Enquanto estava no exército, Gray frequentemente divertia seus colegas tocando piano e cantando. Pouco antes da guerra acabar, Gray recebeu uma dispensa médica do exército e retornou aos Estados Unidos em 1946. Após um curto período em Alsen, mudou-se para Chicago, onde tinha parentes.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Chicago: 1946-1968[editar | editar código-fonte]

Depois de se estabelecer em Chicago, Henry começou a passar grande parte de seu tempo envolto no cenário do jazz pós-guerra e nos clubes de blues da cidade. Ele passava horas escutando e tentando aprender com os melhores pianistas de Chicago, e eventualmente era contratado para tocar em shows pequenos. Um dia, enquanto estava sentado em um clube, chamou a atenção de Big Maceo Merriweather - um importante pianista de blues e jazz de Chicago. Os dois ficaram amigos, e Merriweather teve um importante impacto no estilo de Gray, introduzindo-o a diversas bandas notáveis e donos de clube. Como resultado, Grey foi contratado para apresentações regulares com grupos como Little Hudson's Red Devil Trio (Hudson Showers) e o guitarrista Morris Pejoe. Em seguida, Grey realizou um amplo trabalho como músico de estúdio, participando de gravações de artistas como Jimmy Reed, Bo Diddley, Billy Boy Arnold, Pejoe e outros. Sua primeira gravação foi em 1952 com Jimmy Rogers. Gray também trabalhou com Little Walter, que apelidou o jovem pianista de “Bird Breast”.

Em 1956, Gray entrou para a banda de Howlin’ Wolf como pianista principal, e com ele trabalhou por doze anos em shows e gravações. Durante esse período, Gray também trabalhou como músico de estúdio para vários artistas da gravadora Chess Records. Gravou com vários ícones do blues, incluindo: Abb Lock, Sonny Boy Williamson II, Homesick James, Robert Lockwood, Jr., Billy Boy Arnold, Muddy Waters, Johnny Shines, Hubert Sumlin, Lazy Lester, Little Walter Jacobs, Otis Rush, Buddy Guy, James Cotton, Little Milton Campbell, Jimmy Rogers, Jimmy Reed, Koko Taylor e outros. Também trabalhou para outras gravadoras, e fez várias gravações com J. D. "Jay" Miller nos anos cinquenta. Em 1963, Gray tocou com Elmore James na noite em que James sofreu um ataque cardíaco.

Louisiana: 1968-atualmente[editar | editar código-fonte]

Gray deixou a banda de Howlin' Wolf em 1968 e retornou a Alsen devido à morte de seu pai. Queria ajudar a mãe com a venda de peixes, negócio da família. Em Alsen, Gray se tornou uma parte importante do cenário musical de Louisiana, e seu som incorporou-se ao “swamp blues” da região. Além de tocar, Gray trabalhou como carpinteiro de uma escola entre 1968 e 1983.

Durante os últimos trinta anos, Gray participou de vários festivais nos Estados Unidos e na Europa, além de gravar seus álbuns próprios. Em 1988, lançou seu primeiro álbum, Lucky Man. Em 1990, lançou Louisiana Swamp Blues. No ano de 1998, Gray recebeu uma indicação ao Grammy pelo álbum A Tribute to Howlin' Wolf. No mesmo ano, participou da comemoração de 55 anos de Mick Jagger em Paris. Em 2001, lançou mais dois álbuns: Watch Yourself e Henry Gray Plays Chicago Blues. Em 2003, lançou o álbum e DVD Henry Gray & the Cats: Live in Paris. Também em 2003, Gray apareceu ao lado de Ray Charles, Dr. John, Pinetop Perkins e David Brubeck no documentário Piano Blues, dirigido por Clint Eastwood – parte de uma série de sete documentários sobre blues de Martin Scorsese.