Usuário(a):Martiniano Hilário/Arquivo de Discussão/Oct-2005

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Atenção: Esta página comporta um arquivo de discussões ocorridas num certo período em minha página de discussão. Para preservar o registro fidedigno, por gentileza não faça edições aqui. Ao invés disto, deixe seu comentário na discussão atual

Página principal |Páginas amareladas |Arquivo | Discussão | Hilário&action=edit&section=new Deixar mensagem

 
"Por uma Wikipédia LIVRE!"
Diga NÃO ao Fair Use você também


Línguas do(a) usuário(a)
pt-N Este utilizador tem como língua materna o português.
en-3 This user has advanced knowledge of English.
es-2 Esta persona tiene un conocimiento intermedio del español.
it-1 Questo utente può contribuire con un livello elementare in italiano.
Utilizadores por língua



For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá, Martiniano Hilário/Arquivo de Discussão, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, e desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes antes de continuar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tiles: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia!  --Acer 00:26, 3 Outubro 2005 (UTC)

Padrões[editar | editar código-fonte]

Martiniano Hilário, leia a documentação e navegue um pouco pela wikipédia para perceber como as coisas são feitas por aqui. A wikipédia não recebe textos, e o que tiver que ser dito sobre metáfora deverá sê-lo feito dentro do artigo, não num novo artigo. Bem vindo. -- Nuno Tavares 12:08, 4 Outubro 2005 (UTC)

Martiniano Hilário, dê uma leitura aqui: Wikipedia:Desambiguação -- Nuno Tavares 13:29, 4 Outubro 2005 (UTC)

Behaviorismo[editar código-fonte]

Caro(a) utilizador(a), obrigado(a) pela sua contribuição para a Wikipédia. Notei que está trabalhando no verbete Behaviorismo. Entretanto, repare que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Gravar página existe o botão Previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Se estiver usando o Editor Visual, o botão referido tem o nome de Rever suas mudanças, na parte inferior da janela que é aberta ao clicar em Publicar alterações. Utilize os botões Mostrar previsão ou Rever suas mudanças tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este meu pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Gravar página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Um número excessivo de edições, cada uma com um conteúdo mínimo, confunde e dificulta desnecessariamente a leitura do histórico de edições, dificultando o acompanhamento do artigo.

Tenho a certeza de que esta não é a sua intenção. Agradeço a colaboração. Boas contribuições! --Mschlindwein msg 15:05, 6 Outubro 2005 (UTC)

Portal[editar | editar código-fonte]

Martiniano Hilário, vi que você criou o portal de psicopedagogia. Por acaso você consultou os administradores para isto? É que não é um assunto abrangente o suficiente para possuir um portal próprio. Obrigado, Slade | | WP:PT: 1 123 414 artigos 18:53, 6 Outubro 2005 (UTC)

Imagem[editar | editar código-fonte]

Por favor, indica sempre a origem e o copyright das imagens que carregares para a Wikipédia.
Não indicaste estes dados de forma completa na imagem Alicia.jpg. Peço que também verifiques todas as imagens que carregaste para ver se alguma delas encontra-se sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulta Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial.
  2. Se não fores o autor da imagem, certifica-te que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregues tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregues imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulta Predefinições de copyright e direitos autorais.

Para otimizar o uso de espaço nos servidores da Wikimedia Foundation, sugerimos que carregues as imagens no Commons, um projeto irmão da Wikipédia para armazenamento de arquivos (ficheiros) (imagens, vídeos, etc) ao qual todas as Wikipédias de todas as línguas têm acesso. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar a Wiki PT desnecessariamente. Também, antes de carregares alguma imagem, verifica se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons. Obrigado e boas contribuições!--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 19:36, 6 Outubro 2005 (UTC)

Processo educativo[editar | editar código-fonte]

Oi Martiniano Hilário, aqui utilizamos as letras maiúsculas apenas onde são necessárias.

  • Educação Escolar
  • Níveis de Ensino
  • Sistema de avaliação
  • Problemas da Educação Brasileira

Podem ser escritos:

  • Educação escolar
  • Níveis de ensino
  • Sistema de avaliação
  • Problemas da educação brasileira

Abraço Diotti 09:22, 9 Outubro 2005 (UTC)

Caro editor, por favor não apague informação, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, como fez no artigo "Magistério". Isto pode vir a ser considerado como vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.


Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

Tratando-se de Paulo Freire, é pedagogia da libertação mesmo e não pedagogia libertadora. -- Clara C. 10:50, 9 Outubro 2005 (UTC)

Clara C., os cursos de magisterio no nivel media ja foram extintos no Brasil. Quanto a Freire, a nomenclatura pode variar sim.

Martiniano Hilário, algumas coisitas:

  1. Responde a outros usuários na página de discussão dos mesmos e não na página de usuário, como fizeste. No meu caso, basta clicar na mãozinha ao lado da assinatura.
  2. O que dizes quanto a magistério, deves discutir com o editor Usuário:Lucio Luiz, que criou a página, ou, ao menos, criar um comentário na página de discussão do próprio artigo, justificando claramente as razões da tua ação. Melhor fazer as duas coisas. Não é de bom tom apagar o trabalho anterior de outros editores.
  3. E cuidado que a wikipédia lusófona não é só dos brasileiros. Há que saber se em Portugal, por exemplo, o artigo Magistério não se justifica.
  4. Quanto à nomenclatura libertação/libertadora, concordo que os dois termos são utilizados. No entanto, o segundo me parece mais vago. Faz como entenderes melhor mas leva em conta que o artigo deve ficar no título mais usual e o outro como redirect.

Bom trabalho! -- Clara C. 11:35, 9 Outubro 2005 (UTC)

De nada! Sempre que tiver dúvidas, dialogue com algum outro usuário que todos teremos prazer em ajudar! Um abraço, -- Clara C. 12:06, 9 Outubro 2005 (UTC)

Magistério[editar | editar código-fonte]

Fique à vontade para fazer alterações, já que esse é o princípio da Wikipédia. Fiz algumas alterações no que você escreveu para ficar um pouco mais "enciclopédico" e deixar claro que está no contexto do Brasil. Lucio Luiz 07:33, 10 Outubro 2005 (UTC)

Quanto à Licenciatura Curta, vou pesquisar. Mas creio que, no caso da Pedagogia, ela passou a ser considerada como o Normal Superior e eu esqueci de acresentar essa informação. Contudo, como não tenho certeza absoluta, vou fazer uma pesquisa antes de alterar o texto. Ando meio sem tempo por esses dias e posso demorar para conseguir pesquisar o assunto, portanto se você descobrir essa informação antes fique à vontade para alterar tudo que estiver equivocado. Obrigado pela ajuda :) Lucio Luiz 14:15, 10 Outubro 2005 (UTC)

Confusão[editar | editar código-fonte]

Martiniano Hilário, parece que hesitou bastante até ao Wikipedia:Portal de educação. Entretanto, deixou para trás alguns erros que deverão ser corrigidos. Estou a olhar agora para aqui. Como se tratou de um engano, o Martiniano Hilário poderá editar os artigos que listo abaixo e colocar-lhes a marcação de eliminação rápida, na seguinte forma: {{eliminação rápida|engano meu|~~~~}}, dado que foi o único editor nesses títulos. Por favor, faça-o sempre que se engane, nunca esvazie páginas. Os artigos a eliminar são:

  • Portal de Universidades Brasileiras
  • Portal de Museus

Bom trabalho, e boa sorte para o Portal. -- Nuno Tavares 06:39, 13 Outubro 2005 (UTC)

Já apaguei os artigos. Obrigado! :) -- Nuno Tavares 13:29, 13 Outubro 2005 (UTC)

Alfabetário - Imagens[editar | editar código-fonte]

Vi que anda desenvolvendo um bom trabalho nos verbetes sobre educação. Parabéns. Mas, se esqueceu de informar os dados de direitos autorais no alfabetário que andasta carregando nestes dias. Se as imagens foram criadas por você, me avise, que eu mesmo poderei inserir as marcações adequadas. Bom trabalho.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 23:57, 17 Outubro 2005 (UTC)

Ooops, havia se esquecido disso apenas na letra A. Em todo caso, já corrigi. Bom trabalho.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 00:00, 18 Outubro 2005 (UTC)

Desculpe pela demora em responder. Estava tendo problemas para acessar a minha própria página de discussão. Equivocado foi apenas outro que você mesmo havia iniciado, por ser um tema muito específico e carente de informações em todos os aspectos (se não me engano, era de Psicopedagogia). Mas, por ter iniciado um mais amplo, mesmo que tenha poucos materiais, acredito que esteja tudo em ordem. A organização visual de um tema através de um portal pode estimular que outras pessoas venham a contribuir nessa área, por, além de deixar mais atraente, deixar em uma mesma tela relação de diversos assuntos correlatos. Como pode perceber, a wikipédia é carente em vários grandes assuntos. Acho que iniciativas como a sua, de criar um portal sobre um tema abrangente que ainda temos pouco material, só pode vir a contribuir para a wikipédia. Boas constribuições.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 20:07, 20 Outubro 2005 (UTC)

Declaração Universal dos Direitos da Criança[editar | editar código-fonte]

Vi que criaste o verbete Declaração Universal dos Direitos da Criança. Apesar de ser um assunto totalmente válido para a wikipédia, cabem algumas observações. Geralmente, a transcrição de documentos e outros textos em domínio público deve estar alojada no Wikisource. O verbete daqui da wikipédia poderia conter as mais diversas informações sobre tal documento, e, ao fim da tela, ser inserida a seguinte marca: {{Wikisource|nome-do-verbete-na-wikisource-que-contem-a-transcrição}}.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 21:12, 23 Outubro 2005 (UTC)

Ficou perfeito.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 22:16, 24 Outubro 2005 (UTC)