Magistério

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Magistério é o exercício da profissão de professor e o de Especialista em Educação, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996.

Magistério no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a habilitação para o magistério era obtida dentro do segundo grau magistério. Até 2012, os professores que obtiveram formação em Nível Médio (antigo curso) puderam exercer a profissão para estudantes de Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental.

É compreendido como função de Magistério: as de Docência, exercidas por Professor, e as de Suporte Pedagógico, exercidas por Especialista em Educação.

Atualmente, no nível superior, há Licenciatura Curta (habilita para todas as séries do Ensino Fundamental) e Licenciatura Plena (habilita também para o Ensino Médio). Contudo, atualmente é mais comum nas universidades apenas a oferta da Licenciatura Plena.

Ainda há Licenciaturas Especiais, de curta duração, voltadas para os educadores já habilitados pelos cursos pedagógicos ou em exercício da profissão, mas sem as devidas habilitações de nível superior que passaram a ser exigidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.