Professor catedrático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Professor catedrático é categoria mais elevada da carreira docente universitária em Portugal. Corresponde à categoria de professor titular no Brasil.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Professor catedrático é a categoria de topo da carreira docente nas instituições de ensino superior universitárias portuguesas[1] .

Ao professor catedrático compete[2] a coordenação da orientação pedagógica e científica de uma área de estudos, de acordo com a estrutura orgânica da respectiva instituição de ensino superior, competindo-lhe ainda, designadamente:

  • Reger disciplinas dos cursos de licenciatura, disciplinas em cursos de pós-graduação ou dirigir seminários;
  • Dirigir as respectivas aulas práticas ou teórico-práticas, bem como trabalhos de laboratório ou de campo, não lhe sendo, no entanto, normalmente exigido serviço docente em aulas ou trabalhos dessa natureza;
  • Coordenar, com os restantes professores do seu grupo ou departamento, os programas, o estudo e a aplicação de métodos de ensino e investigação relativos às disciplinas desse grupo ou departamento:
  • Dirigir e realizar trabalhos de investigação;
  • Substituir, nas suas faltas ou impedimentos, os restantes professores catedráticos do seu grupo.

Brasil[editar | editar código-fonte]

O topo da carreira académica no Brasil é o cargo de professor titular, ao qual se acede por concurso público de provas e títulos, no qual somente podem se inscrever os detentores do título de doutor, bem como pessoas de notório saber[3] .

Noutros países[editar | editar código-fonte]

Nas universidades britânicas corresponde à categoria de professor[4] .

Nas universidades norte-americanas corresponde à categoria de full professor[5] .


Notas

  1. Cf. artigo 2.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 205/2009, de 31 de Agosto.
  2. Cf. artigo 5.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 205/2009, de 31 de Agosto.
  3. Conheça a nova proposta do Governo aos docentes federais do ensino superior
  4. Cf. lista de categoria profissionais académicas na wikipedia inglesa.
  5. Cf. categorias profissionais académicas nos Estados Unidos da América na wikipedia inglesa.
Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.