Usuário Discussão:Mschlindwein/Histórico/2005/Novembro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Novembro de 2005


Feira do Livro de Porto Alegre

O artigo ainda é uma cópia do artigo original, com apenas umas palavras mudadas, mas nem as estruturas das frases e dos parágrafos foi alterada. Infelizmente, não podemos ir alterando um texto até que ele não pareça mais com o original, pois isso caracteriza uma obra derivada (en:derivative work). Usá-lo sem autorização dos autores originais seria uma violação de direitos autorais.

A solução para o artigo é criar um texto novo, como para todos os outros. Um texto que seja uma criação original de algum usuário da wikipédia. Um bom ponto de partida é o texto que eu deixei na página, que não parece ser uma VDA. --E2m 00:36, 1 Novembro 2005 (UTC)

Divulgação da Wikipédia no Portal UAI, Minas Gerais

Marcelo, preciso de um help seu, e é URGENTE. Falei hoje com a jornalista Elaine Pereira do Portal Uai de Belo Horizonte (veja como o assunto surgiu aqui), e ela me pediu algumas informações adicionais de estatísticas da Wikipédia que eu não sei. Peço que se possível levante os seguintes dados e envie para a a Elaine, até quinta-feira, por e-mail ( elaine.pereira@uai.com.br ), as seguintes informações:

  • Número de page views mensais da Wiki PT;
  • Seções do conhecimento mais visitadas;
  • Áreas ou seções onde precisa mais colaboradores para edição ou redação de artigo;
  • Número de colaboradores da Wikipédia do Brasil;
  • Seções em português que são mais vandalizadas;
  • É preciso colocar a fonte da informação para a criação ou alteração de um

artigo?

  • Confirmação do número de Burocratas (3) e quem são eles (administradores ativos já informei que são 33, mas envia a lista também por garantia);
  • Informar de possível um, dois ou três editores regulares de Belo Horizonte e região e/ou Minas Gerais, para o caso dela poder complementar a matéria com uma entrevista local de lá da região;

Ela pede também o número de telefone de quem enviar os dados a ela para o caso de precisar ligar e tirar mais alguma dúvida.

Como estou saindo de férias, peço a você este favor, é urgente, a jornalista precisa fechar a matéria até sexta-feira. Era isso, esperamos este nosso empenho resulte numa excelente matéria para a divulgação da Wikipédia. Gervásio Santana de Freitas Clique sobre a mãozinha ao lado para deixar uma mensagem em minha página de discussão - 18:50, 1 Novembro 2005 (UTC)

E eu?

Waw! Agora estou sem tempo, mas amanhã já ponho lá o meu pontinho! (se eu me safar com as instruções...) Beijoquitas Lusitana 19:13, 1 Novembro 2005 (UTC)

Creative Commons

Marcelo, eu já perguntei ao Nuno, mas também não sabia. O Commons aceita as licenças ou só aceita algumas? Um abraço — Haha Rei-artur 22:26, 1 Novembro 2005 (UTC)

Marcelo, tou de saída. Vou tentar saber isso amanhã. Abraço, -- Nuno Tavares 01:36, 2 Novembro 2005 (UTC)
Marcelo, assim do flickr só pode 2, a primeira (Attribution License) e a ultima (Attribution-ShareAlike License)?, é um pouco limitativo, mas ainda são mais de 1 milhão de imagens. Um abraço — Haha Rei-artur 19:13, 2 Novembro 2005 (UTC)

Mapa

Oi! Estou no mapa agora. Abraco Diotti 02:32, 2 Novembro 2005 (UTC)

Marcelo! Conserta-me lá no mapa, por favor! Aparecem os dois pontinhas das minhas casas mas eu nao apareceo na lista! Que fiz mal? Entretanto, já estou a ler os candidatos e amanha mando-te um mail. Beijinhos, Muriel 11:30, 2 Novembro 2005 (UTC)

  • Nao, deixa estar assim! Já reparaste que nós e a Liusitana fazemos um triangulo engracado? Temos ver se nos encontramos no centro... Muriel 11:32, 2 Novembro 2005 (UTC)
    • Obrigado pelo aviso :) --André 21:00, 2 Novembro 2005 (UTC)

Cartografia dos Wikipedistas

Marcelo, Podes me ajudar entrar no mapa? Fico aqui no Rio de Janeiro (cidade), mas é número demais para a minha cabeça que anda pela Idade Média! Grato, Carlos Luis M C da Cruz 00:30, 3 Novembro 2005 (UTC)

Te devo uma! Agora conseguem-se perceber melhor as conversas deste povo. Muito obrigado. Carlos Luis M C da Cruz 09:10, 3 Novembro 2005 (UTC)

Eu tinha pensado em uma comunidade no Frappr, mas a solução caseira é sempre melhor :-). --Patrick msg 12:46, 3 Novembro 2005 (UTC)

PD

Oi Marcelo, tudo bem? Por favor, dás uma olhada nesta pergunta e nesta resposta? Oferece-te fazer mais algum esclarecimento? tx. abraço. Paulo Juntas 21:15, 4 Novembro 2005 (UTC)

Pedido de bloqueio

Marcelo,
Por favor bloqueia o IP 200.165.210.139. Basta ver os disparates em Basquete de rua.
Obrigado, --Lampiao 21:08, 5 Novembro 2005 (UTC)

Bloqueia este também: Usuário:Igoberto. --Victor Williams Stafusa da Silva 21:17, 5 Novembro 2005 (UTC)

Rodada de Doha

Porque você foi a segunda pessoa a me obrigar a refazer meu trabalho de correção e tradução enquanto eu estava adequando o texto, e ficava mais fácil reverter que procurar onde você tinha alterado. --Lígia 00:08, 7 Novembro 2005 (UTC)

Marcelo,
a regência do verbo visar não pede a preposição: quem visa, visa alguma coisa, e não a alguma coisa.
A rodada de Doha começou, e não começaram, né?
Talks é mais bem traduzido por conferência que por conversações, não vejo porque reverter minha mudança.
Produtos industrializados é jargão mais atual que bens industrializados.
As negociações se centraram: a próclise é correta quando não no início de período.--Lígia 00:28, 7 Novembro 2005 (UTC)

Agradecendo a sua observação

Mschlindwein

Gostei da sua observação, me chamando a atenção de que já existem dois artigos com nomes similares ao proposto por mim. Agora, entretanto, a situação é pior ( :-( ) porque agora o primeiro artigo (versando mais sobre o aspecto médico da questão) deveria ser incorporado pelos outros dois ou vice-versa. Eu me proponho a "ajustar" a situação no aspecto físico-químico mas estando, é claro, sob escrutínio e observação dos demais editores e/ou administradores para as correções devidas e necessárias. Agradeço mais uma vez. :-)

--EDULAU 02:20, 7 Novembro 2005 (UTC)

  • POING!* Lusitana 11:16, 7 Novembro 2005 (UTC)
  • PLUF! Lusitana 09:21, 8 Novembro 2005 (UTC)
  • FLOP! Schade...

Jiří Novák

Excuse me, Mr. Mschlindwein. I found another {{lixo}} Jiří Novák, a Czech tennis player. I added a category and interlinks (German, English, Dutch). Can you write definitions, please?

You set Boris Becker's {{Reciclar}}; I found it by histories. I did my best -- Please check it, too. I made a template Predefinição:Tenistas n1 feminino, too. --Tnsv 13:31, 8 Novembro 2005 (UTC)

Má interpretação...

Caro Mschlindwein, fico estarrecido com a má intepretação em relação ao artigo Grupo Sanguíneo às 23:55, 7 Novembro 2005 Mschlindwein m (Revertidas edições por 200.103.113.80, para a última versão por Macal). Devo avisa-lo que o IP "200.103.113.80" e o eu (Macal), somos a mesma pessoa. O fato e que esqueci de logar e só um detalhe, mas prestei contas.

Se você tivesse ligo a página "Discussão" onde cito o motivo da moficação.

"O tópico Fator Rh, onde se entrava no artigo Grupo Sanguíneo, foi trasfirido e devolvido a um artigo especialmente desenvolvido a ele. Por se tratrar de um assunto diferente, mesmo que estejam ligados. Links vão proporcionar a conexão entre eles. Cordialmente o autor{Macal 23:18, 7 Novembro 2005 (UTC)}"

--- Outra detalhe... sobre o artigo Eritroblastose fetal

Citação da pagina discução desse artigo "Este artigo foi reeditado com um novo texto visualmente mais claro para a sua leitura e entedimento do que é a realmente Eritroblastose fetal. Cordialmente o autor{Macal 23:16, 7 Novembro 2005 (UTC)}"

Inclui, que o antigo novo tem o mesmo conteudo, o meu foi pesquisado (também retirei do antigo certas frases), editado, para não háver problemas com Direitos Autorais,

Ao me ver você nem aumenos leu o artigo completo, você simplismente colocou o artigo antigo susbtuindo a minha intrução, importante e pronto.

Este paragrafo diz:

"No passado, a incompatibilidade podia resultar na morte da mãe ou do feto, sendo, também, uma causa importante de incapacidade a longo prazo - incluindo danos cerebrais e insuficiência hepática. A situação era tratada através da transfusão do sangue do bebé, caso este sobrevivesse, logo após o nascimento ou, mais raramente (e com alguma controvérsia) através de terapia fetal, como em 1963 - altura em que se realizou a primeira transfusão de sangue a um feto. Hoje pode-se tratar com alguns antisoros anti-Rh(+) (Mathergan, Partogama ou RhoGAM - esta última também designada por imunoglobulina anti-D, em referência ao antigénio D, o mais importante antigénio do factor Rh). Nesse caso, sempre que uma mãe tenha sangue RhD negativo (o D refere-se especificamente ao antigénio D - não aparece nas habituais análises para determinação do grupo sanguíneo), é necessário verificar qual é o grupo sanguíneo do bebé. Se este for Rh+, a mãe deve receber uma injecção de imunoglobulina contra o factor Rh nas primeiras 72 horas após o parto, de forma a impedir a formação dos anticorpos que poderiam criar complicações nas gestações seguintes."

Sendo que e dito a mesma coisa com palavras diferente e mais claras do que as de acima. Claro foi removido coisas desnecessaria, não eram relevantes. O que deixo o novo texto mais rapido e claro de se intender.

Sintomas & Tratamento; "A destruição das hemácias leva à anemia profunda, e o recém-nascido adquire icterícia (pele amarelada), devido ao acúmulo de bilirrubina, produzida no fígado a partir de hemoglobina das hemácias destruídas. Como resposta à anemia, são produzidas e lançadas no sangue hemácias imaturas, chamadas de eritroblastos. A doença é chamada de Eritroblastose Fetal pelo fato de haver eritroblastos em circulação.

Se o grau de sensibilização da mãe é pequeno, os problemas se manifestam apenas após a criança nascer. Nesse caso, costuma-se substituir todo o sangue da criança por sangue Rh-. Com isso, os anticorpos presentes no organismo não terão hemácias para aglutina. Como as hemácias têm em média tres meses de vida, as hemácias trasferidas vão sendo gradualmente substituídas por outras fabricadas pela própria crinça. Quando o processo de subtituição total ocorrer, já não havera mais anticorpos da mãe na circulação do filho.

Logo após uma mulher Rh- dar à luz a um filho Rh+, injeta-se nela um a quantidade de anticorpos anti-Rh, imunoglobulina, cuja a função é destruir rapidamente as hemácias fetais Rh+ que penetram na circulação da mãe durante o parto, antes que elas sensibilizem a mulher, para que não haja problemas nas seguintes gestações."

---

Ambos dizem e tem o mesmo enredo, claro e mais fácil de entender, mais organizado. Quem vem ao Wikipedia, não são médicos, eles tem livro mais expecificos sobre isso, quem acessa são pessoas comuns, mãe que podem a vir a ter este problema e necessário que as intendam o que é dito, para não hava má interpretação.

Espero que isso não acontece, se acontecer, a gente vem a discutir sobre as alterações. Obrigado. Todos os artigos forram reeditdos novamente para as versões corretas. Obrigado Macal 22:40, 8 Novembro 2005 (UTC)

Re: Explicações

Macal, explicações:

  • em Eritroblastose fetal apagaste dois parágrafos inteiros que continham informação correta e importante. Ora, na Wikipédia não se apaga informação, acrescenta-se! Ver o que fizeste aqui.

Re: Claro, eu sei que não se apaga informação e tenha certeza que li as páginas sobre como editar artigos. Entenda que nós podemos modificar os textos dos artigos caso seja inevitável, como acontedeu, desde que informações anteriores sejam preservadas. Não concorda!?

  • em Grupo sanguíneo fizeste a mesma coisa! Olha aqui. Por que apagas informação correta? Por que não te contentas em acrescentar teu texto? Essa é a filosofia da Wikipédia! Assim como não gostaste quando "apaguei" teu texto, o autor do texto que apagaste também não apreciaria o fato, não achas?

Re: O Fator Rh foi devolvido ao seu artigo, quem editou fui eu, quando li este artigo a um mês atrás faltavam informações necessárias, como o tipo sanguínio AB, faltava uma tabela que explicasse de forma clara e concisa sobre o Grupo sanguíneo. Ao autor do artigo original, só quero agradecer e dizer que estou somando forças e completando o assunto que ele começou. Para beneficiar, quem estiver interessado no assunto.

  • O que escreveste para a indicação de links internnos ("Não deixe de ler, também") não é o padrão empregado pela Wikipédia em língua portuguesa para os links para outros artigos. O padrão é, mais uma vez, o que apagaste: {{Veja também}}.

Re: Wikipédia não tem padrão definido para todos os artigos, mas sei que o "Veja também" é um padrão, mas quando coloquei esta frase "Não deixe de ler, também" que não deixa de dizer a mesma coisa só que com mais ênfase a necessidade ler os artigos recomendados. Sendo mais claro, como uma pessoa vai entender o que é Grupo Sangúineo, sem ler primeiro sobre o que é Sangue. Isso claro, quando nós colocamos as quatro chaves em palavras que levam a outro artigo, ou seja, um assunto leva a outro.

Por favor, informa-te mais sobre as decisões da comunidade e sobre a políica da Wikipédia antes de continuares tuas colaborações. Todos são bem-vindos aqui, mas um pouco de disciplina e regras são absolutamente necessárias para que a coisa ande para frente sem virar bagunça.

Macal 23:32, 8 Novembro 2005 (UTC)

Vou recolocar os textos que apagaste dos artigos e manter teu texto, de acordo com as regras do projeto. Saudações, boas colaborações. --Mschlindwein msg 23:04, 8 Novembro 2005 (UTC)

Eritroblastose fetal

Meu querido você está tornando um artigo importante e necessário em algo redundante e tedioso de se ler, uma vez que o assunto abordado está sendo dito duas vezes. Você leu o artigo inteiro? acho que não! Se você parar de ficar tentando acrescentar coisas, deletando, ou seja lá o que for, parar e ler o que esta sendo informado, você vai perceber o equivoco em que você está transformando o assunto, além do que, você esta retirando informações que foram minuciosamente pesquisadas por meio de profissionais da área farmacêtica e livros referências em biologia. Já lhe informei que minha intenção é somar forças ao autor e eu estou habituado a lidar com pessoas que nao entendem a forma técnica com que se trata o assunto e posso acrescentar que só estou pensando no beneficio dos usuários mais do que com regras e normas que não foram quebradas e que você instiste em perdurar. Os usuários que aqui vem estão em busca de informação rápida e você simplesmente fica alterando informações preciosas. Por favor deixemos essas esparrelas de lado, isto aqui não é uma briga de vaidades e meu tempo é precioso!.

Este parágrafo abaixo foi retirado e é necessário como qualquer outro.

"Os anticorpos anti-Rh não exitem naturalmente no sangue das pessoas, sendo fabricados apenas por individuos Rh-, quando estes recebem transfusões de sangue Rh+. Pessoas Rh+ nunca produzem anticorpos anti-Rh, se o fizessem, provocariam a destruição de suas próprias hemácias."

Dean Hamer

Olá Mschlindwein,

Sobre a figura, eu a peguei da wikipedia em inglês, e ela é de domínio público. De qualquer forma, as duas não tem as mesmas restrições?

Existe algum repositório para mensagens habituais, como a que usaria para informar que a imagem é em domínio público?

Obrigado, --k 00:15, 9 Novembro 2005 (UTC)

Cartografia wikipedistas

  • Tentei "entrar pra o mapa", mas nao tenho a certeza que consegui. Poderia me ajudar??? Note que inclui minha localizacao, mas nao consegui ver meu "pontinho" no mapa. Fiz algo errado, provavelmente. --Martiniano_Hilário 12:22, 9 Novembro 2005 (UTC)
    • Thank you very much indeed!!! Her majesty doesn't mind. :-)--Martiniano_Hilário 19:33, 9 Novembro 2005 (UTC)

Dean Hamer

Obrigado pelas dicas! Já arrumei a imagem. --k 22:28, 9 Novembro 2005 (UTC)

Clarificação

Talvez esta clarificação (ver aqui) te seja útil. Cumprimentos.--Lampiao 23:10, 9 Novembro 2005 (UTC)

Para acabar com os problemas das categorias, umas são xxx de Espanha, outras xxx da Espanha, eu criei a Wikipedia Discussão:Convenção de nomenclatura/Categorias por país, podias dar uma opinião. Um abraço — Haha Rei-artur 23:23, 9 Novembro 2005 (UTC)

Mensagem

Não recebeu.

Fernando S. Aldado 01:23, 10 Novembro 2005 (UTC)


Na verdade, mudei de idéia sobre o tema. :)

Fernando S. Aldado 01:12, 14 Novembro 2005 (UTC)

Bom dia da parte de Linguiste

Obrigado pela mensagem de acolho. Amicalement Linguiste 13:41, 11 Novembro 2005 (UTC)

Imagens Fluminense

Bom dia.

As imagens utilizadas nas informações sobre o Fluminense, fazem parte de um acervo criado após exaustiva pesquisa realizada por 12 tricolores.

A foto do Guinle foi cedida pela própria família, fazendo parte do acervo histórico de imagens do Fluminense F. C., sendo domínio público.

Estamos atualizando as informações dna Wiki com a colaboração de todos os sites citados no final da página. Todas as informações com copyright terão a devida citação, e as cedências terão as citações da fonte.

grato e bom trabalho.

ROD LAVER

Excuse me, Mr. Mschlindwein. I finally started Rod Laver in Japanese today. I spent 7,415 bytes to introduce him to Japanese readers. (Do you remember Jiří Novák? It was such a busy day for you, I guess.) My best regards. --Tnsv 08:00, 12 Novembro 2005 (UTC)

Comentário e ... viagens

Marcelo. Obrigado pelos teus comentários.
Depois da clarificação, nada mais tenho a acrescentar. Guardamos diferenças de opinião e o respeito.
Quanto a viagens... a sua pergunta fez-me rir. Se eu quero ir junto, a resposta é não. Eu tenho família e trabalho, e não posso passar a semana de viagem pela Sibéria (ou duas semanas, porque eu conheço alguns malucos que já fizeram ida e volta.
Mas quando você estiver por Moscovo, diga, nunca se sabe para o que me dá.
Creio que o Transsib tem junto dos Ocidentais bastante mais atracção que para os moscovitas. Em tempos de estudante, aventurei-me até Gorki, mas não mais. Para os moscovitas, ou para os Russos em geral, a Transsib é essencialmente uma linha de mercadorias, em que alguns loucos ocidentais também embarcam. A aura de outros tempos,parece ter perdurado fora das fronteiras, mas não por aqui. Um outro percurso mais ligeiro, e ainda assim interessante, era a ligação a Berlim (que continuava depois até Antuérpia ou Amsterdão, creio eu). Mas nem sei se isso ainda existe com serviço regular de passageiros.--Lampiao 08:20, 12 Novembro 2005 (UTC)

Filipe I

Existiu um Filipe I da Macedónia, mas numa dinastia um pouco obscura. Por acaso fiz um redirect de "Felipe..." para "Filipe..." à espera de encontrar já o artigo feito, mas, de facto, nem na wiki en o artigo existe. Tudo por causa de um erro, propositado ou não, em Filípicas. Manuel Anastácio 17:15, 12 Novembro 2005 (UTC)

direitos legais

Marcelo, existe algum artigo que fale das diferenças legais entre PD, GFDL, CC-by, cc-sa e cc-by-sa. Eu pergunto isto, porque os users menos experientes, quando colocam foto criadas por eles, não sabem que licença devem colocar. Não sabem as diferenças. Um abraço — Haha Rei-artur 17:35, 12 Novembro 2005 (UTC)

RE:Imagens no Commons

Não sei bem como proceder quanto ao uso de imagens... à medida em que vou compreendendo os mecanismos que regem a proteção de material e suas permissões e proibições, me parece cada vez mais difícil encontrar ilustrações para artigos. Existe algum repositório de imagens que seja livre? Qual a maneira correta de se proceder? Grato. rodrigocd msg 03:10, 14 Novembro 2005 (UTC)

Reflexões sobre o Fair Use

Estava lendo a página de Reflexões do Fair Use, e quero acrescentar algo sobre o seguinte trecho:

Se outras Wikipédias servem-se do fair use para ilustrar seus artigos, isso é problema delas. Duvido que seja legal fora dos EUA (como não o é no Brasil)

Segundo a página pessoal do Leslie, o Fair Use só existe nos EUA e nas Filipinas.

Fernando S. Aldado 03:21, 14 Novembro 2005 (UTC)

Marcelo, achei este. um abraço — Haha Rei-artur 20:21, 14 Novembro 2005 (UTC)
Interessante, apesar de não entender o que isso tenha a ver com o que eu disse. - Fernando S. Aldado 01:34, 16 Novembro 2005 (UTC)

Re: Ortografia

Não sabia que os meses começam em maiúsculas no Brasil, pensava q n. Desculpa o incómodo. Está-se sempre a aprender. --Bigs 23:54, 14 Novembro 2005 (UTC)

Erro meu

Foi erro de digitação essa palavra Acádiano. O certo é acadiano mesmo. Onde foi q eu escreve isso?

(4~). Obrigado muito (por entender do assunto).

Continuando...

Obrigado.

Só uma curiosidade: Por que precisam de todo apoio necessário?

Saudações gaudérias/baguais...hehe

Fernando S. Aldado 01:31, 16 Novembro 2005 (UTC)

Marcelo, acerca disto... eu acabei de dar as boas-vindas/aviso ao anónimo... só que a ligação está péssima e não consegui reverter antes de ti.... a menos que conheças o anónimo, o bloqueio foi exagerado - presumo que tenha sido por teres visto o meu aviso, daí esta mensagem. Um abraço e bom trabalho! -- Nuno Tavares 14:15, 16 Novembro 2005 (UTC)

Vrrp 15:12, 16 Novembro 2005 (UTC) Caro Mschlindwein

Não me limitei a "corrigir" o artigo sobre foguetes espaciais de português "do Brasil" para português "de Portugal". O artigo continha omissões e erros de alguma gravidade, que corrigi, e adicionei também algum material novo. Penso ter lido algures na eterna discussão sobre o que é o "português correcto" que se deveria uniformizar um determinado artigo para apenas uma versão de português quando este for actualizado ou expandido com nova informação.

Confirmo que a cerca de uma hora do meu tempo que perdi a melhorar o artigo foi, portanto, tempo perdido. Passar bem.

Estupros e afins

Oi Marcelo. andámos a reverter ao mesmo as edições daquele infeliz. Achei estranho não me dar conflitos de edição, pois também editei todos os artigos do dito e em alguns não assumiu a minha reversão mas sim a tua. Mas parece estar tudo em ordem. abraço. Paulo Juntas 00:26, 17 Novembro 2005 (UTC)

Olá Marcelo, o que fazer com esta página? Bonás 01:52, 17 Novembro 2005 (UTC)

Marcelo, a propósito da avaliacao da wikipedia que se discute na esplanada, fiz isto. Nao queres fazer um para ti? Beijinhos, Muriel 08:45, 17 Novembro 2005 (UTC)

Canadiano x Canadense

Prezado Mschlindwein,

agradeço sua participação. Saber q existem editores de nossa edição torna a Wikipedia melhor para todos e incentiva ainda mais a participação de novatos como eu.

Ainda assim, entendo q deve ter havido algum engano em seu reparo a minha edição.

Por favor leia minha alteração no texto, através do item história. Prezo muito a diferença de grafias e formas de falar nas variantes do idioma português -- aliás, isto sempre fez com q os escritores portugueses fossem ainda mais interessantes para mim.

Contudo, não conhecia a variante "canadiano" para significar "nativo do Canadá". Confesso que em um primeiro momento, pensei realmente q fosse uma falha; pensei até mesmo em um texto de tradução automática, escrito por um robô. Quem sabe, ele teria criado automaticamente a variante canadiano a partir do Canadian do inglês.

Mas antes de fazer esta pretensa e equivocada correção, consultei a Internet e vi q a variante era legítima. Foi por isso que acrescentei ", ou canadense" ao "canadiano" original.

Sendo assim, a frase completa ficou "uma banda canadiana, ou canadense."

Sendo assim, não entendo como minha edição tenha sido insultuosa aos falantes da variante luso-africana do portugês. Ao contrário, ela foi feita no sentido de ampliar o vocabulário dos falantes da variante brasileira do português, para mais uma diferença entre nossas variantes.

Obrigado, --Hgfernan Alô? 13:06

P.S.: faltou mencionar o artigo a que esta discussão se refere. Trata-se de Alias, que é uma página de "desambiguação". --Hgfernan Alô? 13:31, 16 Novembro 2005 (UTC)

Copyright de imagem

Mschlindwein,

pelo q entendi, como a imagem de Jeniffer Garner não é livre, terá q ser apagada. É isto???

Obrigado, --Hgfernan Alô 14:12, 17 Novembro 2005 (UTC)

Rudolf Hess, Höss etc

Obrigado, --200.216.84.191 22:13, 17 Novembro 2005 (UTC)

Márcio Poitevin

É o meu primeiro dia aqui e estou apanhando um pouco, mas com o andar da carroça as melancias vão se ajeitando. Vi que tu és de Porto Alegre também. Que coincidência. E obrigado pelos avisos. Mapoitevin 00:52, 18 Novembro 2005 (UTC)

Dúvidas

Quando coloco para hospedar uma imagem no Commons, aperece um aviso de erro, e pede para que eu verifique o tal de File Type.

O que ser isso? - Fernando S. Aldado 01:06, 18 Novembro 2005 (UTC)

Aconteceu com outra imagem, e tentei durante horários diferentes. A mensagem que o Commons envia é esta.
Tente umas dessas aqui. - Fernando S. Aldado 17:33, 19 Novembro 2005 (UTC)

Os arquivos que carreguei foram JPEG. - Fernando S. Aldado 01:39, 18 Novembro 2005 (UTC)

Ok, agora para fechar o assunto, me diga quais foram os teus passos para eu poder ver onde errei, acho que o Bigs pode ter acertado. -- Fernando S. Aldado 18:12, 19 Novembro 2005 (UTC)

Qual o procedimento quando o artigo é letra de música? Bonás 12:13, 18 Novembro 2005 (UTC)

fair use

grande Mschlindwein,

Como falei anteriormente, acho que há argumentos jurídicos suficientes para me convencer de que a lei brasileira não permite o fair use. Porém, gostaria de saber sua opinião a respeito dos seguintes pontos:

1 - Nacionalidade da wikipedia: O problema é que a pt.wikipedia não é brasileira... é AMERICANA (pois os servidores se encontram naquele país). Logo, deve obediência às leis daquele país.

2 - Risco Jurídico: Colocar ou não imagens na pt.wikipedia não aumenta o risco jurídico da fundação wikipedia, já que juridicamente, a wikipedia é uma só. Wikipedias em outras línguas (em particular, a inglesa, que é a maior de todas) permitem o "fair use". Portanto a representação "fair" de um personagem de quadrinhos de um autor brasileiro, por exemplo, poderia ser feita lá. De um jeito ou de outro, se o cara se opõe, ele tem que processar a Wikipedia Foundation, nos EUA. Não existe organização brasileira que represente a wikipedia. A jurisprudência internacional diz que o tribunal com competência para julgar o conteúdo do site é O LUGAR ONDE SE ENCONTRAM OS SERVIDORES. O governo da China ou a do Irã não têm o poder de aplicar à wikipedia as suas leis e suas restrições, tanto quanto o governo brasileiro também não o tem.

Abraços, --Andre v 15:32, 18 Novembro 2005 (UTC)

?

Peço desculpas mas não editei a pagina "coisas à não fazer". Minha conexão caiu qdo cheguei lá(discada :\). algum improvável pode ter acontecido, mas não tenho motivos para fazer isso até pq considero a wikipedia a melhor invenção da internet atraz do google.

Ainda não entendi o que houve mas peço desculpas.

Obrigado! SallesNeto_BR(não tou on agora...)

Pedido de bloqueio

Marcelo, Bloqueia por favor este cavalheiro: [1]. --Lampiao 19:54, 19 Novembro 2005 (UTC)

Ren4n

Marcelo foste mais rápido que eu, quando foi salvar a mensagem ao Ren4n, tu já tinha salvo primeiro que eu. um abraço — Haha Rei-artur 20:23, 19 Novembro 2005 (UTC)

Fotos de Superman Returns

Olá! Eu sei que é proibido colocar fotos com direitos autorais, porém estas do filme Superman Returns são promocionais para a divulgação. Inclusive na Wikipédia norte-americana elas estão presentes, com o aviso que são de divulgação e que podem aparecer no site. O problema é que não sei como colocar que são fotos promocionais. Como devo proceder?

Obrigado!

--Ren4n 20:28, 19 Novembro 2005 (UTC)

VDA

Olá Marcelo, vê o que tu podes fazer nestes dois artigos colocados por ti na categoria "Páginas com violações de direitos autorais":

Desculpe Marcelo, acho que eu não fui claro. Eu gostaria que você apagasse os dois artigos, uma vez que já se passaram aproximadamente quatro meses desde que você colocou os VDA. Grato Bonás 12:39, 20 Novembro 2005 (UTC)

Reproduções

Tudo bem, então. Achei que material de divulgação não tinha problemas. Entretando, pelo que conheço da legislação brasileira, reprodução de imagens não é considerado violação de direito autoral. Uma reprodução de foto de jornal ou de site, por exemplo, não é considerada de autoria de quem fez a imagem originalmente. Sendo assim reproduções são permitidas, não?

Obrigado!

--Ren4n 21:59, 19 Novembro 2005 (UTC)

Não falava exatamente sobre o fair use. Mas obrigado por passaro site, pois lá pude ver a lei e lhe mostrar o que falei anteriormente.

Como esta escrito na lei:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
(...)
 VIII - a reprodução, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras
        preexistentes, de qualquer natureza, ou de obra integral, quando
        de artes plásticas, sempre que a reprodução em si não seja o objetivo
        principal da obra nova e que não prejudique a exploração normal da
        obra reproduzida nem cause um prejuízo injustificado aos legítimos
        interesses dos autores.

Sendo assim posso colocar no artigo uma reprodução de uma imagem do filme e assim não estarei ofendendo os direitos autorais. E não há problema nisso, já que estou fazendo atualmente um documentário e utilizei várias reproduções de fotos e manchetes de jornais sem infrigir a lei de direito autoral.

Obrigado!

--Ren4n 03:32, 20 Novembro 2005 (UTC)

Pois bem, convido-o a pegar algum jornal de hoje. O Globo, Folha, Estado, ou mesmo o site desses jornais, verá neles que existem algumas (senão até várias) fotos tidas como "reprodução", sem qualquer problema. E estes jornais possuem um corpo muito grande de advogados, especialistas na questão. Não seria nada interessante que uma Folha de S. Paulo, por exemplo, fosse processada por usar foto de terceiros. Coisa que não lembro de ter visto Bom, interpretações de leis são sempre problemáticas. O certo seria ter em mãos o próprio parecer de algum juiz em caso anterior dessa natureza ou alguma resolução. Mas reafirmo ainda acreditar que reproduções são válidas. De qualquer forma que eu ou você possamos estar errados e penso que discutir isso pode até ajudar no desenvolvimento da Wikipédia, pois, apesar de ser novo aqui, penso que tenho muito para contribuir no conteúdo.

Abraços,

--Ren4n 16:04, 20 Novembro 2005 (UTC)

Eu sei que não é jornal, mas as leis são as mesmas. É comum ter uma imagem de filme e constar como “reprodução”. Sou jornalista, sei do que estou falando e, reafirmo mais uma vez, estou atualmente desenvolvendo trabalhos que se valem desta brecha.

Encerro por aqui, abraços,

--Ren4n 16:43, 20 Novembro 2005 (UTC)

usuários complicados...

Olá! Vi que acabaste de entrar numa discussão com um certo garoto. Não é por nada não, mas tá todo mundo "descendo o pau" nele, dizendo que fez coisas erradas e tal. Realmente ele fez, e além de ter feito ainda tem atitudes raivosas quando pressionado. Mas vai com calma aí, tu não es obrigado a escrever com todas as letras "quem errou foste tu", deixa que o garoto chega a esta conclusão, pois caso contrário vai continuar achando que existe uma panela maligna controlando a wikipedia. Afinal de contas, nenhum guri de 15 anos é obrigado a entender sobre leis de copyright e legislações. algumacoisaqq 13:58, 20 Novembro 2005 (UTC)

Pois é... depois que te mandei a mensagem descobri essa... pérola. Agora fico em dúvida se não se trata de um Troll... o duro é que ele ficou por aí desde Março, e só foi ter os ataques agora. Vai entender... Mas, para todos os efeitos, ele pode muito bem ser considerado como um, e tratado apropriadamente - o que está em questão não são as maneiras, mas sim como minimizar os danos para a comunidade, e (se der) para o guri também. Minha idéia é que ninguém se aborreça ou perca tempo em situações em que não se há benefício (se o guri não aprende, e também não vai embora, que adianta? mas tudo bem, acho que ele está fazendo as malas, basta a gente não atrapalhar). algumacoisaqq 14:17, 20 Novembro 2005 (UTC)

tá boa :) — Rei-artur 15:20, 20 Novembro 2005 (UTC)

Ranking

É que eu estava incluíndo as edições eliminadas e chegou minha hora de ir pra cama. Mas arrumo isto já. Abraço, Slade 17:57, 20 Novembro 2005 (UTC)

WikiConcurso

Para quando o novo WikiConcurso ?? Espero que seja para breve João Carvalho 23:10, 20 Novembro 2005 (UTC)

Predefinição sobre o uso de imagens

Eu poderia usar a sua predefinição para o uso de imagens? Aquilo está bem completo e economiza tempo para alertar os novatos.

Obrogado. --- Fernando S. Aldado 05:49, 21 Novembro 2005 (UTC)

Imagens

Olá novamente.

Eu estava pensando em desenvolver melhor o artigo de minha cidade, Agudo. Inclusive adicionar várias imagens que o meu pai tirou da cidade .

Mas como eu faço para provar que as imagens que coloco ali são de meu pai e que ele permitiu-se usá-las?

Abraços. --- Fernando S. Aldado 05:58, 21 Novembro 2005 (UTC)

Artigo do Superman

Algum vândalo voltou a modificar o artigo do Superman. Olhando o histórico percebi que alguém já tinha feito isso antes da minha ultima modificação. Tem como reverter para essa versão? Depois eu recoloco as minhas modificações.

Obrigado!

--Ren4n 22:09, 21 Novembro 2005 (UTC)

WikiConcurso IV

Olá Marcelo! Tu e a Muriel chegaram a pensar já no tema do próximo concurso? Senão estava a pensar em oferecer esse maravilhoso prémio ao Manuel Anastácio que também ganhou o 1º lugar (eu já tenho prémio que chegue em ter de o organizar...). Beijocas Lusitana 08:02, 22 Novembro 2005 (UTC)

E conseguiram chegar a um consenso da última vez? Ou alguém escolheu uma das hipóteses apresentadas? Não me lembro de ter visto isso. Lusitana 08:46, 22 Novembro 2005 (UTC)

Certo. Vou então lançar mais uma recolha de propostas (e não "encho mais o saco"...) Jocas Lusitana 08:54, 22 Novembro 2005 (UTC)

Oi! Não queres deixar aqui o teu voto? Beijitos Lusitana 15:28, 23 Novembro 2005 (UTC)

Troll

Ficas de olho neste anônimo: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Contributions&target=200.168.71.16

Abraços. --- Fernando S. Aldado 19:50, 23 Novembro 2005 (UTC)

Pedido

Favor, cancelar a página http://pt.wikipedia.org/wiki/Fl%C3%A1vio_Hiasa o mais rápido possível. Eu sou o Flávio (se o Sr. quiser, passo outros dados, via e-mail) e não fui eu quem criou a página, apenas a editei pois não sei apagá-la. Por fim, já adianto que as demais alterações realizadas não possuem o cunho de vandalismo, mas de desmascarar um farsante! Abraços, Flávio Hiasa

Dúvida

Por que minha página de usuário não se mescla ao meu IP? (http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:200.168.71.16 e http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Fhiasa). Há algum modo de eu fazer isso? Flávio Hiasa 12:52, 24 Novembro 2005 (UTC)

Epá olha-me este!

Oi!

Olha hoje descobri um utilizador que faz umas contribuições valorosas, mas com 50.000 edições por contribuição...Como estás pretty stressed talvez não seja a melhor altura, mas pode ser bom para descontrair Alegre

Saúde!! Eduardo Pinheiro 20:05, 24 Novembro 2005 (UTC)

O que fazer?

Caro amigo administrador, o que fazer com o artigo glande?? Alex Nuno 17:00, 25 Novembro 2005 (UTC)

Brasil

Caro Marcelo,

Eu havia deixado a referência ao Brasil antes do meu nome pq a lista está tão extensa que os wikipedistas da parte de baixo da lista ficam sem rótulo de país para identificá-los

Saudações

Neto 14:42, 27 Novembro 2005 (UTC)

Renomeação

Mschlindwein, aqui na WP lusófona há o recurso de renomear o usuário? Slade 23:44, 27 Novembro 2005 (UTC)

Scott

Ah, entendi sobre o publicar e a previsão! Sobre a criação do item, estou tateando ainda e muitas coisas são complicadas para mim, entretanto acho melhor termos o item a deixá-lo em branco... Devo colocar "esboço" em casos assim?

Fotos

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/

Pode usar a(s) foto(s), e não precisa ser em fair use.

Imagens

Mschlindwein, a quais fotos se refere?

Severino666 14:57, 30 Novembro 2005 (UTC)

Bem, as fotos de minha autoria eu coloco e carrego no commons sob domínio público, pode ver a lista nesse link, já as fotos em fair use eu retirei todas da wikipedia em inglês. Espero que isto responda à sua pergunta.

Severino666 20:41, 30 Novembro 2005 (UTC)

sharia