Varjão de Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Varjão de Minas
  Município do Brasil  
Bandeira oficial do Município de Varjão de Minas
Bandeira oficial do Município de Varjão de Minas
Bandeira oficial do Município de Varjão de Minas
Hino
Gentílico varjonense
Localização
Localização de Varjão de Minas em Minas Gerais
Localização de Varjão de Minas em Minas Gerais
Localização de Varjão de Minas em Minas Gerais
Varjão de Minas está localizado em: Brasil
Varjão de Minas
Localização de Varjão de Minas no Brasil
Mapa
Mapa de Varjão de Minas
Coordenadas 18° 22' 40" S 46° 01' 55" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes São Gonçalo do Abaeté, Presidente Olegário, Patos de Minas e Tiros
Distância até a capital 399 km
História
Fundação 01 de janeiro de 1997 (27 anos)
Administração
Prefeito(a) Walter Pereira Filho[1] (Cidadania, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [3] 652,789 km²
População total (Censo IBGE/2010[4]) 6 054 hab.
Densidade 9,3 hab./km²
Clima Tropical de Altitude
Altitude 952 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 38794-000 a 38799-999[2]
Indicadores
IDH (PNUD/2010[5]) 0,711 alto
PIB (IBGE/2008[6]) R$ 84 620,109 mil
PIB per capita (IBGE/2008[6]) R$ 13 313,42
Sítio varjaodeminas.mg.gov.br (Prefeitura)
varjaodeminas.mg.leg.br (Câmara)

Varjão de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

História[editar | editar código-fonte]

Praça do coreto. Assim como grande parte das cidades do interior de Minas Gerais, Varjão de Minas manteve a tradição da construção de coretos, local onde são realizadas palestras e shows de bandas regionais.

O município foi oficialmente fundado em 22 de outubro de 1996 por João Pereira Brandão Neto, prefeito de São Gonçalo do Abaeté na época, se tornando um município independente desse.

Segundo censo do IBGE 2010 sua é de 6.054 habitantes (Censo 2010).

A história de Varjão de Minas remete a quase que de forma imediatamente à história de sua ocupação e desbravamento interiorano de Minas Gerais. Ali, era um dos pontos de paradas dos tropeiros, viajantes e exploradores que partiram do leste do país rumo ao centro-oeste, mais precisamente Goiás. Fazem parte da busca incessante por minerais, pedras preciosas, exploração de mão de obra indígena e negra, além de perpassar e reproduzir traços de uma história política que envolve poderio da igreja e dos grandes coronéis que em Varjão habitaram.

Em 1800, o governador de Sarzedas indicado por Portugal, Bernardo José de Lorena, convocou o capitão Isidoro e sua expedição para cumprir a missão de averiguar a existência de preciosidades da região. O major Joaquim Antônio Andrade, o sargento-mor Antônio Dias Beltrão, também acompanharam a expedição.

O caminho seguido por eles, apelidado de "estradão" e que seguia a rota entre a cidade de Dores do Indaiá ao Estado de Goiás tinha como principais referências: Tiros, Jaguara, Serra da Quina, Serra do Café, Corredor, Água Espraiada, Serra da Mandioca, Serra São Zeferino, Chapadão das Almas, Morro Redondo, Santana dos Alegres, João Pinheiro, Porto do Diamante, Paracatu, Serra dos Arrependidos e Goiás.

Guiado pelo índio Pipoka (BRANDÃO, José da Silva. São Gonçalo do Abaeté e sua gente. 1ª Edição. Belo Horizonte, AMG,1994), o major Joaquim Antônio de Andrade chegou em 1802, na Água Espraiada, localidade exata do atual município de Varjão de Minas. O marco era a existência de palmeiras de côcos encarnados, que na língua indígena era conhecida por "jeribá".

(Em edição)

Distritos e povoados[editar | editar código-fonte]

Conforme Lei Municipal nº 93/99 de 13 de outubro de 1999, o município está divido pelo distrito-sede de Varjão de Minas e pelo distrito de Lagoa Seca, sendo que existem ainda os povoados de Côrte, Bocaina, São Domingos, Jeribá e Barro Preto, que estão dentro dos distritos.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Recursos humanos[editar | editar código-fonte]

Gestor, funcionários da secretaria de saúde, funcionários da farmácia básica, da fisioterapia e odontologia; conta com duas equipes de saúde da família funcionando e cobrindo toda a população adscrita da área geográfica demarcada como território sanitário. Conta também com especialistas atuantes nas áreas de ginecologia, pediatria, psiquiatria.

Organização[editar | editar código-fonte]

O município tem parceria e é participante da iniciativa de implantação do projeto Estadual mineiro chamado PDAPS - Plano Diretor da Atenção Primária em Saúde - para promoção da gestão do Programa Saúde em Casa que visa promover qualidade ao parque da Estratégia de Saúde da Família instalado no Estado.

Referências

  1. «Candidatos a vereador Varjão de Minas-MG». Estadão. Consultado em 3 de junho de 2021 
  2. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. «Busca Faixa CEP». Consultado em 1 de fevereiro de 2019 
  3. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  4. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de julho de 2013 
  6. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.