Velocidade terminal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo de um movimento no qual, à medida em que o tempo passa, a velocidade do objeto se aproxima da velocidade terminal.

A velocidade terminal de um objeto caindo em direção à Terra, não estando no vácuo, é a velocidade na qual a força gravitacional que o empurra para baixo é igual e oposta à resistência do ar, que o empurra para cima. A velocidade terminal é constante, já que é nula a soma das duas forças que atuam sobre o objeto.[1]

Com a resistência do vento da atmosfera e gravidade terrestre (9,8 G), a velocidade terminal de um pára-quedista caindo na horizontal com braços abertos (maior resistência) em queda livre é de cerca de 195 km/h (54 m/s).[2] Leva-se 3s para chegar a metade dessa velocidade, 8s para 90% e 15s para 99%.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. SERWAY, R.A.; JEWETT Jr., J.W. Princípios de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2008. p. 159. vol. 1. ISBN 978-85-221-0382-8
  2. Huang, Jian (1999). "Speed of a Skydiver (Terminal Velocity)". The Physics Factbook. Glenn Elert, Midwood High School, Brooklyn College.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.