Vila Carioca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vila Carioca
Bairro de São Paulo
Fundação 7 de setembro de 1942 (81 anos)
Distrito Ipiranga
Subprefeitura Ipiranga
Região Administrativa Sudeste
Mapa

Vila Carioca é um bairro da cidade de São Paulo, localizado no distrito do Ipiranga. Foi nesse bairro que morou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quando este se mudou do Guarujá para a capital paulista em 1956.

É famosa pela proximidade com o bairro de Vila Heliópolis, e das restantes fábricas da região da Avenida Presidente Wilson. Tem um perfil industrial e residencial. Sua principal via é a rua Auriverde. A avenida Almirante Delaramare, rua Comandante Taylor e a Avenida das Juntas Provisórias são as principais vias que circundam o bairro.

Está entre os bairros com a maior concentração de indústrias do distrito. Conta com a Estação Tamanduateí da CPTM e Metrô.

Na Vila Carioca fica localizada a escola de samba Imperador do Ipiranga, fundada por moradores do distrito. A escola, em 2004, durante os 450 anos da cidade de São Paulo, homenageou o Ipiranga, fazendo menção ao fato de Lula ter morado no bairro, onde citava, em seu samba: "e no Planalto um orgulho teu, brilha também".

Ver também


Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.