Vila Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura bairro de Magé, veja Vila Carvalho (Magé).

Vila Carvalho é um bairro de Sorocaba, município do estado brasileiro de São Paulo, localizado entre a região central da cidade e a Zona Norte. Por esse motivo não é considerado um bairro pertencente a esta zona, devido sua proximidade ao centro. A população é estimada entre 25 a 35 mil habitantes.

Sendo uma parte das residências habitada por ex-ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana, muitas das famílias residentes são antigos habitantes do local, tornando a Vila Carvalho um bairro tradicional. Hoje pode ser considerado um local de classe média, abrigando, inclusive, um hipermercado e escolas pública e particular de ensino infantil e fundamental.

No bairro está localizada a Avenida General Osório[1], que é o principal acesso ao bairro. Contudo, a via atualmente não contempla grande comércio e possui apenas um banco, o que faz com que os moradores próximos a ela se desloquem ao centro ou à Zona Norte em busca de serviços bancários ou comerciais.

O bairro ainda conta com a paróquia São Benedito, igrejas evangélicas e uma grande capela Mórmon. A Vila Carvalho também dá nome ao time de futebol do bairro, que disputa os campeonatos municipais organizados pela prefeitura de Sorocaba.Está localizada no bairro o templo Sede da Igreja do Evangelho Quadrangular, na Rua Escolástica Rosa de Almeida.

No bairro fica localizada a escola de samba Unidos do Cativeiro,[2] além do time de futebol Vila Carvalho.[3]

Referências

  1. G1 (31 de agosto de 2016). «Farmácias de Sorocaba fazem projeto para descarte consciente de remédios». Consultado em 3 de novembro de 2017 
  2. Equipe Online (15 de abril de 2017). «Escola resgata a tradição da malhação de Judas». Consultado em 3 de novembro de 2017 
  3. Wilson Gonçalves Ju (28 de agosto de 2016). «Vila Carvalho derrota o Nova Esperança e é campeão Veterano da 1ª Divisão»