Vinheta (fotografia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Vinheta é o nome dado a um efeito visual fotográfico que ocorre na imagem produzida pelas lentes da câmera. Refere-se às áreas escurecidas nas extremidades de uma fotografia.

Causas[editar | editar código-fonte]

Ocorre na imagem produzida pelas lentes da câmera quando estas "enxergam" mais do que deveriam. A borda mais externa do cilindro dentro do qual está montada a lente (local onde são rosqueados os filtros) passa a ser visível na imagem gerada. Como a imagem captada é retangular e não circular, a sombra causada pela referida borda aparece nos quatro cantos da mesma.

Pós-processamento[editar | editar código-fonte]

Vinheta adicionada em uma fotografia digital, através de um software de edição.

A vinheta passou a ser também uma técnica artística utilizada por vários fotógrafos, que adicionam o efeito no pós-processamento da imagem com o objetivo de trazer atenção para o centro da mesma.

Transição suave X transição abrupta[editar | editar código-fonte]

Dependendo da causa da formação da vinheta e da abertura do diafragma da câmera, as vinhetas podem ter uma transição de claro para escuro graduada ou abrupta, com uma linha claro-escuro claramente definida. Quando o f/stop for baixo, a transição claro-escuro é mais suave. Quando o f/stop for alto, a transição claro-escuro é mais abrupta.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Vinheta (fotografia)
Portal A Wikipédia possui o portal:
Ícone de esboço Este artigo sobre Fotografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.