Vitalius sorocabae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaVitalius sorocabae

Classificação científica
Reino: Animalia
Sub-reino: Bilateria
Infrarreino: Protostomia
Superfilo: Ecdysozoa
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Euchelicerata
Subclasse: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Theraphosidae
Género: Vitalius
Espécie: V. sorocabae
Nome binomial
Vitalius sorocabae
(Mello-Leitão, 1923)

Vitalius sorocabae é uma espécie de aranha pertencente à família Theraphosidae (tarântulas) nativa do Brasil.[1] O nome Vitalius foi criado como uma homenagem a Vital Brazil.

Características[editar | editar código-fonte]

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Esta espécie de aranha tem hábitos noturnos. Passa o dia dentro de uma toca, cavado na terra. E uma aranha terrestre, só fica na terra, constrói teia apenas para cobrir a toca, fazer ninhada e fazer armadilhas para pegar as presas. É uma aranha não muito agressiva e foge quando se sente ameaçada. Caso a pessoa persista, ela solta cerdas urticantes que causam irritação na pele e no aparelho respiratório. Mesmo assim, caso a pessoa continue insistindo, em último caso ela pica e quando pica geralmente ela dá uma "mordida seca", não injeta veneno, pois não possui glândula inoculadora de veneno.

Tempo de Vida[editar | editar código-fonte]

Geralmente, no habitat, os machos vivem menos. Quando eles copulam com as fêmeas, costuma as fêmeas matarem os machos. Os machos vivem menos também por que são mais fracos, menores, comem menos, vivem de 6 a 9 anos. As fêmeas por sua vez, comem mais, são maiores, mais fortes, vivem em torno de 10 a 15 anos, podendo também prolongar até 22 anos.

Tamanho[editar | editar código-fonte]

A aranha sai de sua ooteca (um bolinho de teia onde a mãe deposita os ovos) menor do que uma formiga doceira, demora de 4 a 7 anos pra chegar ao tamanho máximo, que varia de 14 a 18 cm, da pata dianteira a pata traseira, dependendo do sexo da aranha. Geralmente as fêmeas são maiores, mais fortes e vivem mais.

"Sling" aranha vitalius sorocabae

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A alimentação desta aranha consiste basicamente em insetos, grilos, gafanhotos, baratas, tenébrios e vários outros insetos e pequenos mamíferos como ratos. A aranha é um animal com metabolismo lento, então é comum que ela coma pouco, ficando até semanas sem comer. Geralmente comem de 1 em 1 semana, 2 vezes por semana.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Esta aranha é típica da cidade de Sorocaba - SP, por isto o sorocabae no nome científico da espécie. Ela é encontrada no estado de São Paulo, e em partes dos estados vizinhos. Uma aranha que gosta de uma clima úmido 60 a 75 % umidade relativa do ar, e ligeiramente quente, 24 a 28 cº.

Outros[editar | editar código-fonte]

Embora este animal seja grande e peludo, ele não apresenta risco ao homem, pois seu veneno só é ativo em insetos, pequenos mamíferos, inofensivo até a uma criança. Todo caso, caso aconteça um acidente envolvendo esta aranha, é bom procurar um médico, pois há casos raros de pessoas que tem alergia ao seu veneno, como também há pessoas alérgicas a picada de abelha.

Referências

  1. Brescovit, AD; Oliveira, U; Santos, AJ (2020). «Theraphosidae» (em português e inglês). Consultado em 27 de fevereiro de 2020 

Lista das espécies de Theraphosidae (Lista completa das Tarântulas.)

Ícone de esboço Este artigo sobre aracnídeos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.