War Paint

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
War Paint
A trilha da armagura (BR)
 Estados Unidos
1953 • cor • 89 min 
Direção Lesley Selander
Roteiro C Fred Freiberger
William Tunberg
Aubrey Schenck (não creditado)
Elenco Robert Stack
Joan Taylor
Género Faroeste
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

War Paint (br.: A trilha da amargura) é um filme western estadunidense de 1953, dirigido por Lesley Selander. Filmado em Pathecolor com locações no Vale da Morte[1] .

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Antes dos letreiros iniciais, é visto o tiroteio entre o Comissário Índio Kirby, o último sobrevivente de sua companhia militar e que acaba sendo morto, e os índios Taslik e Wanima, filhos do chefe Nuvem Negra.

Em seguida, é mostrada a patrulha do tenente Billings que escoltava o cabo Hamilton, um cartógrafo, em seu trabalho de mapear uma vasta região. Após 48 horas, retornavam exaustos quando recebem novas ordens, trazidas pelo cavalariano Grady, para voltarem e se encontrar com Kirby num posto comercial, e daí partirem para entregar um recente tratado de paz ao cacique Nuvem Negra. Mas o líder índio marcou um prazo para esse envio e, sem encontrarem com Kirby, os soldados aceitam os serviços de guia de Taslik, que estava no local. Não sabem que o índio é contra a paz com os homens brancos e planeja, junto com a irmã, matar todos os soldados no caminho e dar início a guerra, impedindo a entrega do tratado.

Produção[editar | editar código-fonte]

War Paint foi o primeiro filme de Howard W. Koch e Aubrey Schenck da Bel-Air Productions, que inicialmente assinaram com a United Artists para produzirem três filmes. Como Schenck ainda estava sob contrato com a RKO Pictures ele não teve seu nome creditado como roteirista [2] .

O rascunho do roteiro inicialmente previa um "tiro de misericórdia", que foi vetado pelo Production Code of America[3] .

Referências

  1. http://movies.nytimes.com/movie/115980/War-Paint/overview
  2. p. 274 Weaver, Tom Aubrey Schenck Interview in It Came from Horrorwood: Interviews with Moviemakers in the SF and Horror Tradition McFarland, 30/10/2004
  3. http://www.tcm.com/tcmdb/title/17838/War-Paint/notes.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]