Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Guillermo Barros Schelotto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Guillermo Barros Schelotto (La Plata, 4 de maio de 1973) é um futebolista argentino. Atualmente, joga no Gimnasia y Esgrima La Plata.

Foi campeão por todos os times pelos quais passou, tendo uma identificação especial com o Boca Juniors, sendo o atleta que mais títulos conquistou pelo clube e um ídolo como poucos foram. Guille, como também ficou conhecido, venceu quatro das seis Libertadores boquenses, e é o jogador do Boca com mais aparições e gols no torneio. É considerado como "intocável" pela torcida xeneize também por sua astúcia, carisma, talento e amor à camisa.

Declarou algo nesse sentido ao ser indagado sobre a idolatria que desperta nos auriazuis, afirmando que "imagino que é porque joguei como teriam jogado eles [os torcedores]. Não tive o talento de Riquelme nem os gols de Martín, mas sim a atitulde que teria um hincha". Também é querido entre eles por constantes atuações de destaque que teve nos Superclásicos, seja pelos gols - sua equipe jamais perdeu os dérbis em que ele marcou -, seja pelas provocações que costumava fazer aos arquirrivais.

Ele é ainda um dos ídolos máximos do Gimnasia, seu atual clube, onde também começou a carreir. Teve passagem de sucesso também no futebol dos Estados Unidos, participando ativamente do primeiro título nacional do Columbus Crew, onde era literalmente reverenciado ao cobrar bolas paradas. (leia mais...)