Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Doutrina da Igreja Católica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Basílica de São Pedro, Vaticano
Basílica de São Pedro, Vaticano

A doutrina da Igreja Católica, ou simplesmente doutrina católica, é o conjunto de todas as "verdades da fé" professadas pela Igreja Católica. Segundo o Catecismo de São Pio X, a doutrina católica foi ensinada por Jesus Cristo para mostrar aos homens o caminho da salvação e da vida eterna. As suas partes mais importantes e necessárias são quatro: o Credo, o Pai-Nosso, os Dez Mandamentos e os sete sacramentos.

Essa Igreja cristã acredita que a sua doutrina foi sendo gradualmente revelada por Deus através dos tempos, atingindo a sua plenitude e perfeição em Jesus Cristo, que é considerado pelos católicos como o Filho de Deus, o Messias e o Salvador do mundo e da humanidade. Mas, a definição e compreensão dessa doutrina é progressiva, necessitando por isso do constante estudo e reflexão da Teologia, mas sempre fiel à Revelação divina e orientada pela Igreja.

Para os católicos, a sua consiste na sua livre entrega e amor a Deus, prestando-lhe "o obséquio pleno do seu intelecto e da sua vontade e dando voluntário assentimento à revelação feita por ele". Essa revelação é transmitida pela Igreja sob a forma de Tradição. (leia mais...)