Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Projeto Apollo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Insígnia do Projeto Apollo

O Projeto Apollo (Projecto Apollo - Project Apollo) foi um conjunto de esforços feitos pela Nasa (agência espacial dos EUA) para alcançar a Lua. O projeto culminou com o pouso da Apollo 11 no solo lunar em 20 de julho de 1969.

Teve onze vôos tripulados. Até à Apollo 7, o primeiro vôo tripulado, todas as missões foram não tripuladas. Inclui-se aí o que ficou conhecido como "Apollo 1", em homenagem aos astronautas Virgil "Gus" Ivan Grissom, Edward Higgins White II e Roger Bruce Chaffee, que morreram no solo em um incêndio, dentro da cabine de comando.

O objetivo de explorar a Lua foi abandonado em dezembro de 1972, com o vôo da Apollo 17. Os motivos para esta decisão foram tanto a falta de verbas, cortadas pelo Congresso Americano, quanto o desinteresse da opinião pública estadunidense com o projeto. Ainda que tenha havido três missões tripuladas Skylab que usaram a nave Apollo, e uma missão Apollo 18 (Apollo-Soyuz), estas não tinham como objetivo chegar à Lua.

A nave Apollo foi abandonada em 1975 em detrimento do uso de um veículo reutilizável (o Ônibus Espacial; em Portugal: Vaivém Espacial), que voaria pela primeira vez em 1981.