William Colgate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Colgate
William Colgate
Nascimento 25 de janeiro de 1783
Hollingbourne
Morte 25 de março de 1857 (74 anos)
Nova Iorque
Sepultamento Cemitério Green-Wood
Cidadania Estados Unidos
Cônjuge Mary Gilbert
Filho(a)(s) James Boorman Colgate, Samuel Colgate
Irmão(ã)(s) Bowles Colgate
Ocupação empreendedor, empresário, filantropista
Assinatura

William Colgate (Hollingbourne, 25 de janeiro de 1783Nova Iorque, 25 de março de 1857) foi um empresário anglo-estadunidense que fundou em 1806 uma empresa de pasta dental que posteriormente tornar-se-ia a Colgate.

Magnata estadunidense de origem britânica nascido em Kent, Inglaterra, fundador de uma pequena empresa novaiorquina em 1806, que viria se tornar a gigante Colgate-Palmolive uma das maiores empresas de pasta dental no mundo.[1][2][3]

Vida[editar | editar código-fonte]

Nasceu na Inglaterra, em Kent, no dia 25 de janeiro de 1783. Ele era o filho de Robert e Mary Bowles Colgate. Seu pai, Robert Colgate por simpatizar com as colônias americanas e discordar da Inglaterra, resolveu mudar para os Estados Unidos em 1798.

Eles se estabeleceram em Hartford, Connecticut, em uma fazenda, o trabalho deles era duro.

Willian sempre ajudava o pai na fazenda e procurava sempre formas mais eficientes e rápidas de concluir o trabalho, mas ainda assim sua família não conseguia se recuperar financeiramente. Devido a ruína que atravessava seu pai se propõe a vender os animais, pois o dinheiro não dava para todos.

William diz ao pai para não vender os cavalos, senão não teria como trabalhar, e que iria tentar a vida na cidade, que havia orado muito e acreditava que se fosse para cidade conseguiria ganhar dinheiro e ajudá-los. Seu pai acaba concordando relutante sabendo no fundo do coração que seria melhor assim.

A mãe ao ouvir a notícia começa a chorar, depois de se acalmar pede ao filho para ler Malaquias 3:10 em voz alta, e ele lê:


Sua mãe pede para que ele não se esqueça disso.[1][2][3]

Ida para Nova Iorque[editar | editar código-fonte]

William tinha 16 anos de idade quando deixou a casa dos pais, no caminho encontrou um velho que orou com ele e falou:

"Alguém será brevemente, o principal fabricante de sabão em Nova Iorque. Espero que seja você seja homem prudente, dê seu coração a Cristo. Lhe entregue de cada dólar que você receber, a parte que lhe pertence, faça um sabão honesto, no peso dê uma libra inteira (454 gramas, ou seja, fácil de manusear e barato). Sei que você será abençoado."

Chegando em Nova York com dificuldade, conseguiu emprego. Começou a trabalhar como aprendiz de uma caldeira de sabão e aprendeu o negócio.

Lembrando-se das palavras de seus pais, começou a frequentar uma igreja no seu bairro e logo que recebeu o primeiro salário entregou o dízimo.

William tinha espírito empreendedor, sabia ver os erros administrativos com facilidade, o patrão dele percebendo a capacidade de William o fez sócio. Em 1811 ele se casou com Miss Mary Gilbert, filha de Edward Gilbert.

Não se esqueceu de ajudar os pais comprando-lhes uma fazenda no município vizinho. Procurou sempre ajudar os pais no que era necessário.[1][2][3]

Últimos anos[editar | editar código-fonte]

Inicialmente instalado na Dutch Street, em New York City, dedicou-se à venda de goma, velas e sabões de produção caseira e, no ano seguinte, associou-se com Francis Smith, fundando a Smith & Colgate.

Depois, em 1813, comprou a parte de Smith e associou-se ao irmão, Bowles Colgate, alterando o nome da empresa para William Colgate & Co. Revelando, desde sempre, uma forte orientação para a comunicação, sua arrancada para o sucesso deu-se inicialmente a partir de uma arrojada e inovadora campanha de divulgação (1817), anunciando os seus produtos em jornais e colando cartazes pelas ruas da cidade.

Tornou-se conhecido como o magnata do sabão e fundou o Colgate College, Hamilton, NY, hoje uma importante universidade norte-americana.

William faleceu em New York no dia 25 de março de 1857, aos 74 anos.

Foi sepultado no Green-Wood Cemetery, Brooklyn, em New York. Após a morte do seu fundador a companhia passou a ser chamada de Colgate & Company, em 1857.[1][2][3]

Companhia nos anos posteriores[editar | editar código-fonte]

Após seis anos de pesquisa com perfumes e essências, lançou no mercado em 1872 o seu primeiro sabonete perfumado, o Cashmere Bouquet, que se manteve na preferência de muitos consumidores norte-americanos durante cerca de 120 anos.

As inovações foram surgindo e, no ano seguinte, foi lançado o produto que viria revolucionar a imagem da empresa: o creme dentifrício Colgate.

Inicialmente comercializado em latas, depois em 1896 passou a ser embalado em tubos de formato muito semelhantes aos atuais. Anos depois, em 1928, associou-se à Palmolive-Peet Company que se dedicava a fabricar sabonetes, constituindo assim a Colgate Palmolive-Peet Company.

Aproveitando a notoriedade dos seus produtos, nomeadamente a pasta dentífrica Colgate e o sabonete Palmolive, a nova companhia alargou as suas vendas e mesmo durante a II Guerra Mundial, manteve-se na vanguarda das inovações.

No final da guerra em 1945, lançou um novo produto, na categoria de limpeza caseira, o Ajax, passando, assim, a atuar em três mercados diferentes: a higiene bucal, pessoal e limpeza.

Em 1953 a empresa adotou a sua atual denominação social: Colgate-Palmolive.[1][2][3]

Referências

  1. a b c d e «william_colgate». www.businessheroes.org. Consultado em 27 de janeiro de 2022 
  2. a b c d e «William Colgate». www.reformedreader.org. Consultado em 27 de janeiro de 2022 
  3. a b c d e «:: Pregação - Fé, gratidão e compromisso ::». web.archive.org. 28 de março de 2010. Consultado em 27 de janeiro de 2022