Wolfhart Pannenberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo foi traduzido de uma versão noutra língua (versão original). Você pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções.


Wolfhart Pannenberg
Nascimento 2 de Outubro de 1928
Estetino, Polónia
Morte 5 de Setembro de 2014 (85 anos)
Nacionalidade Alemanha Alemão
Ocupação Teologia

Wolfhart Pannenberg (Estetino, Polónia, 2 de Outubro de 19285 de Setembro de 2014) foi um teólogo cristão alemão.

Vida e ponto de vista[editar | editar código-fonte]

Pannenberg foi batizado como um bebê na Igreja Evangélica Luterana, mas não teve praticamente nenhum contato com a Igreja nos seus primeiros anos. Com cerca de dezasseis, no entanto, ele teve uma intensa experiência religiosa a qual ele chamou mais tarde de sua "experiência de iluminação". Buscando a compreender esta experiência, ele começou a pesquisar através das obras de grandes filósofos e pensadores religiosos. O seu professor de literatura da Escola Secundária, que tinha sido uma parte da Igreja Confessante durante a Segunda Guerra Mundial, encorajou-o a considerar seriamente o cristianismo, o que resultou na "conversão intelectual" de Pannenberg, na qual se concluiu que o Cristianismo era a melhor opção religiosa disponível. E isto o implusionou em sua carreira como teólogo.

A parte central da carreira teólogica de Pannenberg foi sua defesa da teologia como uma rigorosa disciplina acadêmica, uma capacidade de interação com a filosofia crítica, a história e as ciências naturais.

Pannenberg é talvez mais conhecido pelo seu livro: Jesus: Deus e Homem, no qual ele constrói uma Cristologia "por baixo", ou seja, a sua dogmática decorre de uma análise crítica da vida de Jesus de Nazaré. Ele, correspondentemente, rejeita a formulação tradicional da cristologia das "duas naturezas" pontualizada no Concílio de Calcedónia, preferindo ver a pessoa de Cristo à luz da vida de Jesus e de modo particular da sua ressurreição. Este foco sobre a ressurreição de Cristo como a chave da identidade levou Pannenberg a defender a sua historicidade.

Artigos do Pannenberg em português[editar | editar código-fonte]

1. Como Pensar Sobre o Secularismo. Disponível em [[http://despertaibereanos.blogspot.com.br/2008/09/como-pensar-sobre-o-secularismo.html]]

2. Deveríamos Apoiar o Casamento Homossexual? Disponível em [[http://despertaibereanos.blogspot.com.br/2010/03/deveriamos-apoiar-o-casamento.html]]

3. Teologia Sistemática. 3 Volumes ed. Academia Cristã e ed. paulus

Livros de Pannenberg (como publicados traduzido em inglês)[editar | editar código-fonte]

  • 1968. Jesus: God and Man. Philadelphia: Westminster Press.
  • 1969. Basic Questions in Theology. Westminster Press
  • 1969. Theology and the Kingdom of God. Westminster Press.
  • 1970. What Is Man? Philadelphia: Fortress Press.
  • 1972. The Apostles' Creed in Light of Today's Questions. Westminster Press.
  • 1977. Faith and Reality. Westminster Press.
  • 1988-1994. Systematic Theology. T & T Clark

Literatura Secundária[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.