Yanornis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Yanornis
Intervalo temporal: Cretáceo Inferior
125–120 Ma
Espécime fóssil de Y. martini
Reconstrução artística de Y. martini
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: Songlingornithidae
Gênero: Yanornis
Zhou & Zhang, 2001
Espécie-tipo
Yanornis martini
Zhou & Zhang, 2001
Espécies
  • Y. martini
    Zhou & Zhang, 2001
  • Y. guozhangi
    Wang et al., 2013
Sinónimos
  • Archaeovolans repatriatus
    Czerkas & Xu, 2002
  • Aberratiodontus wui
    Gong, Hou & Wang, 2004

Yanornis é um gênero extinto de aves do Cretáceo Inferior, e provavelmente possuía uma estreita relação com o ancestral comum de todas as aves modernas. Atualmente é conhecida uma espécie, Yanornis martini.

A descoberta[editar | editar código-fonte]

Essa espécie foi descrita a partir de fósseis encontrados na Formação Jiufotang em Chaoyang, província ocidental de Liaoning, PRC, no ano de 2004, onde cinco amostras foram coletadas. A idade da Formação Jiufotang é um tanto obscura, mas a maioria das estimativas apontam para uma origem Eoaptiana, ou seja, há cerca de 125 a 120 milhões de anos.

Anatomia[editar | editar código-fonte]

Essa criatura aviana era do tamanho de um pombo grande, tinha um crânio longo, com cerca de 10 dentes na arcada superior e 20 dentes no maxilar inferior, e era ao mesmo tempo capaz de voar e andar bem, com um osso torácico bem desenvolvido em forma de U (fúrcula) . Ele se alimentava provavelmente de peixes, e nas adaptações associadas nota-se uma evolução convergente notável independentemente do enantiornithine Longipteryx. Fúrcula e dentes, por outro lado, são mais como no enantiornithine Aberratiodontus.

A ausência do osso frontal e um crânio diferente dos diapsidas (que inclui também o ancestral comum de aves vivas) permite incluir esses seres no grupo das Ornithurae. Do mesmo modo, a sua escápula e coracóide tinham um formato básico em sua disposição tal como nas aves modernas; o que permitia que o Yanornis levantasse as asas muito acima de suas costas para um movimento ascendente e eficiente. Para permitir os músculos de voo, necessariamente grandes, o seu esterno era mais longo do que largo, uma vez que representa uma condição essencialmente moderna, assim como muitas características de seus braços.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Yanornis ganhou notoriedade quando a metade da frente dessa ave fóssil foi combinada com a cauda de um Microraptor para formar a falsificação paleontológica "Archaeoraptor". Ao descobrir essa fraude, o "meio pássaro" foi descrito como Archaeovolans repatriatus, que posteriormente seria identificada como um sinônimo júnior de Yanornis.

Em 2006, um estudo verificou que Yanornis, Yixianornis e Songlingornis formaram um grupo monofilético. O Songlingornis foi a primeira dessas aves a ser descrita, e por isso a família com este grupo é conhecida como Songlingornithidae. A ordem Yanornithiformes foi levantada para marcar a sua distinção entre os Ornithurae recentes, como o Ganso, mas também pode ser chamada de Songlingornithiformes, especialmente se o táxon presente é na verdade um sinônimo júnior de Songlingornis como em algumas propostas. Por outro lado, outras análises parecem sugerir que esses dois gêneros foram bem distintos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.