Zygostates

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaZygostates
Zigostates papillosa

Zigostates papillosa
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Zygostates
Espécies
ver texto

Zygostates é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). O gênero Zygostates foi proposto por John Lindley em Edwards's Botanical Register 23: ad 1927, em 1837, ao descrever duas espécies, Zygostates lunata e Zygostates cornuta. O nome do gênero refere-se à base da coluna que parece possuir escamas.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

O gênero agrupa dezoito pequenas espécies epífitas distribuídas por toda a América do Sul, mas com grande concentração no Brasil, onde ocorrem praticamente todas as espécies, próprias de matas ricas de umidade atmosférica, das encostas e baixadas litorâneas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O antigo gênero Dipteranthus foi transformado em subgênero subordinado, a Zygostates. As principais diferença entre os dois citados gêneros é e rostro, ou prolongamento em bico, da antera, presentes em um e ausentes no outro. Em ambos, como em diversos outros gêneros do clado de Ornithocephalus, as flores apresentam dois estaminóides lineares alongados aos lados da base da coluna.

O grupo formado pelos antigos Dipteranthus, tanto pelo porte vegetativo, com folhas equitantes em leque, transversalmente chatas, e sem pseudobulbos, como pela estrutura das flores, constitui-se de espécies extremamente parecidas com Ornithocephalus, de coluna com rostelo, e antera com conetivo comprido.

O outro grupo, as originais Zygostates, possui folhas aplanadas sobre pseudobulbos pequenos mas desenvolvidos e bem evidentes, lembrando mais Notylia, Macradenia e Warmingia com folhas planas em sentido horizontal ou comum. A estrutura do labelo dessas flores é bastante complicada, sempre de labelo inteiro. A coluna apresenta rostelo curto ou nulo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.