Função algébrica
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Setembro de 2018) |
Em matemática, uma função algébrica é uma função que pode ser expressa como: .[1]
Frequentemente as funções algébricas são expressões algébricas com um número finito de termos, envolvendo apenas as operações algébricas de adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação com um expoente fracionário.[2]
Exemplos
[editar | editar código-fonte]Algumas funções algébricas, no entanto, não podem ser expressas por tais expressões finitas (este é o teorema de Abel–Ruffini). Este é o caso, por exemplo, do radical de Bring, que é a função definida implicitamente por:
Em termos mais precisos, uma função algébrica de grau n em uma variável x é uma função que é contínua em seu domínio e satisfaz uma equação polinomial:
em que os coeficientes ai(x) são funções polinomiais de x, com coeficientes inteiros[2].
O valor de uma função algébrica em um número racional, e mais geralmente, em um número algébrico é sempre um número algébrico.
Algumas vezes, são considerados coeficientes que são polinômios sobre um anel R, e fala-se sobre "funções algébricas sobre R".
Uma função que não é algébrica é chamada de função transcendental, como é o caso, por exemplo, de
Uma composição de funções transcendentais pode resultar em uma função algébrica:
Referências
- ↑ «Definição precisa da noção de função algébrica». ltodi.est.ips.pt. Consultado em 30 de março de 2019
- ↑ a b «Funções Algébricas e Transcendentes». www.dca.fee.unicamp.br. Consultado em 30 de março de 2019