Saltar para o conteúdo

Geografia do Afeganistão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aesgareth (discussão | contribs)
+Ligações externas (Mapa topográfico do Afeganistão)
Linha 108: Linha 108:
'''Terra irrigada''' - 23 860 km² (estimativa de [[12569]])
'''Terra irrigada''' - 23 860 km² (estimativa de [[12569]])


== Ligações externas ==
* [http://www.cesty.in/afghanistan#mapy_afghanistanu Mapa topográfico do Afeganistão 1:300 000] www.cesty.in


{{Afeganistão/Tópicos}}
{{Afeganistão/Tópicos}}

Revisão das 17h47min de 6 de fevereiro de 2014

Geografia do Afeganistão
Geografia do Afeganistão
Mapa do Afeganistão
Continente Ásia
Região Ásia Central
Área
Posição 40.º maior
Total 652.090km²
Fronteiras
Total
Países vizinhos Turcomenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, Paquistão e Irã
 
Clima Semi-Árido

O Afeganistão é um país montanhoso, embora inclua planícies no norte e no sudoeste. O ponto mais alto do Afeganistão, o Nowshak, atinge uma altitude de 7 485 m acima do nível do mar. Grandes extensões do país são secas, e o fornecimento de água doce é limitado. O Afeganistão tem um clima continental, com verões quentes e invernos frios. O país é frequentemente abalado por sismos.

Além da capital, Cabul, as maiores cidades do país são Herat, Jalalabad, Mazar-e Sharif e Candaar. Ver também a Lista de cidades no Afeganistão.

Geologia

A gênese da região liga-se ao dobramento ocorrido no período Cenozóico Terciário (moderno ou recente), de origem tectônica, quando a península do Decão (Índia) chocou-se com o atual continente asiático, formando a maior cordilheira do mundo, o Himalaia. Na região do Afeganistão, o conjunto montanhoso chama-se Hindu Kush.

Por estar na região de dobramento entre a Placa Tectônica da Índia e a Placa Asiática, o Afeganistão apresenta certas porções de seu terreno com relevos bastante acidentados. Esse tipo de relevo inclusive foi um obstáculo às tropas estadunidenses na invasão do país em 2001.

Clima

Clima árido a semi-árido; invernos frios e verões quentes.

Na região há predomínio de intemperismo físico, com a ação conjunta das grandes variações de temperatura, do gelo e dos ventos. O processo é acentuado por ser a região de clima árido.

Localização

O Afeganistão está localizado na Arábia meridional, a norte e sul do Paquistão, a leste do Irão, nas coordenadas geográficas 33º 00' N, 65º 00' E.

Fronteiras e Pontos extremos

O Afeganistão possui 5 529 km de fronteiras, fazendo fronteira com o Paquistão (2 430 km), Tadjiquistão (1 206 km), Irão (936 km), Turcomenistão (744 km), Uzbequistão (137 km) e República Popular da China (76 km).

Topografia

O Afeganistão possui 647 500 km² de terra, sendo constituídos principalmente por montanhas escarpadas - o Hindu Kush e cordilheiras relacionadas; planícies no norte e sudoeste As montanhas do Hindu Kush, que se estendem de nordeste para sudoeste, separam as províncias do norte do resto do país; os picos mais elevados situam-se no Vakhan setentrional (Corredor de Wakhan)

Pontos extremos

Meio-ambiente

O Afeganistão sofre de alguns problemas ambientes. Entre eles está a limitação dos recursos naturais de água doce, abastecimento inadequado de água potável, degradação dos solos, sobrepastagem, desflorestação (a maior parte das florestas que restam está a ser cortada para obter combustível e materiais de construção). Fora estes problemas o país sofre com sismos nas montanhas Hindu Kush, cheias e secas.

O país faz parte de vários acordos internacionais; há alguns que assinou mas não ratificou.

Hidrografia

O Afeganistão não faz fronteira com nenhum oceano. Seus principais rios são :

Dados gerais

Recursos naturais - gás natural, petróleo, carvão, cobre, cromite, talco, barites, enxofre, chumbo, zinco, ferro, sal e pedras preciosas e semipreciosas

Uso da terra

  • terra arável: 12,13%
  • cultivo permanente: 0,22%
  • pastos permanentes: n/a
  • florestas: n/a
  • outros: 87,65% (estimativa de 1998)

Terra irrigada - 23 860 km² (estimativa de 12569)

Ligações externas