Saltar para o conteúdo

Industrialização: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Industria
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
bot: revertidas edições de Iago edito ( modificação suspeita : -52), para a edição 38570413 de Stuckkey
Linha 1: Linha 1:
{{mais-fontes|data=maio de 2012| angola=| arte=| Brasil=| ciência=| geografia=| música=| Portugal=| sociedade=|1=|2=|3=|4=|5=|6=}}
Cara, é a letra B mesmo. Porque uma das coisas mais importantes na economia é a logística. A fonte da matéria prima e a fábrica, podem ficar longes, contando que tenha logística de transporte para levar a matéria prima a indústria. Então, não tem nada a ver a proximidade das fontes de matéria prima, porque pode ser longe, contando que tenha logística, logo, a industrialização vem modernizando esse esse tipo de transporte. Olha na revolução industrial, o que começou a evoluir foram os meios de transporte de mercadorias, a construção de ferrovias e de trens a vapor aumentaram drasticamente, pra suprir a demanda de transporte de mercadorias. Não adianta nada ser tudo próximo, e não ter pra onde a mercadoria ir depois. Não adianta nada o Acre, por exemplo, produzir bastante borracha, se não tem meio de transporte pra distribuir pro país, ou pra exportar.
A letra B está correta mesmo.


'''Industrialização''' é um tipo processo [[histórico]] e [[social]] através do qual a [[indústria]] se torna o setor dominante de uma [[economia]], mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da [[produtividade]] dos [[fatores de produção|fatores]] e a geração de [[riqueza]].
Espero ter ajudado. Eu faço Economia na UFG. Estudei isso já. =]

Assim, a economia, antes de base [[agrário|agrária]], [[artesanal]] e comercial, passa a ter uma base urbana e industrial - o que gera transformações profundas sobre os [[modo de vida|modos de vida]] e o padrão de [[relações sociais]] anterior. O sistema de [[produção artesanal]], manual, espacialmente disperso, dá lugar à produção serial, mecânica, espacialmente concentrada, padronizada, isto é, capaz de gerar produtos de qualidade homogênea. Toda a economia e toda a sociedade se reorganizam em função do desenvolvimento da indústria.

A industrialização pode ser parte de um processo mais amplo de [[modernização]], em que a [[inovação tecnológica]], [[desenvolvimento econômico]] e [[mudança social]] estão estreitamente relacionados. Há um processo de crescente [[racionalização]], introduzindo mudanças de atitude dos indivíduos e da sociedade também com relação à [[natureza]], que passa a ser vista principalmente como [[recursos naturais|recurso produtivo]]. <ref>{{cite book | last = O'Sullivan | first=Arthur | coauthors = Steven M. Sheffrin | title = Economics: Principles in action | publisher = Pearson Prentice Hall | date = 2003 | location = Upper Saddle River, New Jersey 07458 | page =472 | url = http://www.pearsonschool.com/index.cfm?locator=PSZ3R9&PMDbSiteId=2781&PMDbSolutionId=6724&PMDbCategoryId=&PMDbProgramId=12881&level=4 | isbn = 0-13-063085-3}}</ref>

Algumas das principais características do processo de industrialização são:
*aprofundamento na [[divisão do trabalho]] e da [[especialização]];
*concentração da [[renda]] e da [[riqueza]];
*intensificação da [[formação bruta de capital fixo]];
* aumento da [[produtividade]] industrial e agrícola;
*aumento do [[consumo]];
*generalização do [[trabalho assalariado]];
*incremento da [[urbanização]] e desenvolvimento do setor de serviços;

Entretanto, a industrialização não ocorre em todos os países e, quando ocorre, pode não ser na mesma época ou da mesma forma.

A partir de meados do [[século XVIII]], na [[Inglaterra]], ocorreram importantes mudanças [[tecnológica]]s, que tiveram profundo impacto no processo produtivo, com repercussões nas esferas econômica e social. A esse conjunto de transformações chamou-se [[Revolução Industrial]]. Depois da Inglaterra, várias outros países passaram por processos análogos, ao longo do [[século XIX]]. A chamada [[Primeira Revolução Industrial]] foi marcada pelo surgimento da primeira [[máquina a vapor]] e pelas consequentes mudanças na [[sociedade]] em virtude dessa nova [[tecnologia]].

Na [[América Latina]], a organização [[CEPAL]] criada em 1948 defendeu em seus primeiros trabalhos a industrialização como a alternativa para a região se desenvolver economicamente <ref>Formação Econômica do Brasil - Ed. Saraiva, 1977 - Série de textos organizada por Flavio Roberto Versiani e José Roberto Mendonça de Barros - Introdução, pgs. XI a XIII </ref>

Já a chamada [[Segunda Revolução Industrial]] envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da [[indústria química]], [[elétrica]] e [[siderúrgica]], com base no uso intenso do [[petróleo]] como [[fonte de energia]].

Por fim, a [[Terceira Revolução Industrial]], conhecida também como a [[revolução digital|Revolução Digital]] ou mesmo [[Era do Conhecimento]], caracteriza-se pelo uso intensivo da [[informática]] e [[telemática]] e as consequentes transformações nas [[relações sociais]] e econômicas.

{{referências}}
{{esboço-economia}}

{{esboço-sociologia}}

[[Categoria:História da economia]]
[[Categoria:História da tecnologia]]
[[Categoria:Indústria]]

Revisão das 23h44min de 8 de abril de 2014

Industrialização é um tipo processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, resultando em aumento da produtividade dos fatores e a geração de riqueza.

Assim, a economia, antes de base agrária, artesanal e comercial, passa a ter uma base urbana e industrial - o que gera transformações profundas sobre os modos de vida e o padrão de relações sociais anterior. O sistema de produção artesanal, manual, espacialmente disperso, dá lugar à produção serial, mecânica, espacialmente concentrada, padronizada, isto é, capaz de gerar produtos de qualidade homogênea. Toda a economia e toda a sociedade se reorganizam em função do desenvolvimento da indústria.

A industrialização pode ser parte de um processo mais amplo de modernização, em que a inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e mudança social estão estreitamente relacionados. Há um processo de crescente racionalização, introduzindo mudanças de atitude dos indivíduos e da sociedade também com relação à natureza, que passa a ser vista principalmente como recurso produtivo. [1]

Algumas das principais características do processo de industrialização são:

Entretanto, a industrialização não ocorre em todos os países e, quando ocorre, pode não ser na mesma época ou da mesma forma.

A partir de meados do século XVIII, na Inglaterra, ocorreram importantes mudanças tecnológicas, que tiveram profundo impacto no processo produtivo, com repercussões nas esferas econômica e social. A esse conjunto de transformações chamou-se Revolução Industrial. Depois da Inglaterra, várias outros países passaram por processos análogos, ao longo do século XIX. A chamada Primeira Revolução Industrial foi marcada pelo surgimento da primeira máquina a vapor e pelas consequentes mudanças na sociedade em virtude dessa nova tecnologia.

Na América Latina, a organização CEPAL criada em 1948 defendeu em seus primeiros trabalhos a industrialização como a alternativa para a região se desenvolver economicamente [2]

Já a chamada Segunda Revolução Industrial envolveu uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica e siderúrgica, com base no uso intenso do petróleo como fonte de energia.

Por fim, a Terceira Revolução Industrial, conhecida também como a Revolução Digital ou mesmo Era do Conhecimento, caracteriza-se pelo uso intensivo da informática e telemática e as consequentes transformações nas relações sociais e econômicas.

Referências

  1. O'Sullivan, Arthur; Steven M. Sheffrin (2003). Economics: Principles in action. Upper Saddle River, New Jersey 07458: Pearson Prentice Hall. p. 472. ISBN 0-13-063085-3 
  2. Formação Econômica do Brasil - Ed. Saraiva, 1977 - Série de textos organizada por Flavio Roberto Versiani e José Roberto Mendonça de Barros - Introdução, pgs. XI a XIII
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um(a) sociólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.