Mudança social

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mudança social refere-se a uma alteração na ordem social de uma sociedade. A mudança social pode incluir mudanças na natureza, instituições sociais, comportamentos sociais e nas relações sociais. O ser humano precisa adaptar o meio às suas necessidades, partindo desse pressuposto, foi necessário se adaptar as suas próprias conquistas. Uma das características mais marcantes da sociedade moderna tem sido sua capacidade de produzir e se adequar as mudanças sociais. Cada uma delas, imposta pelo próprio homem, representa um rompimento com a tradição. Muitas tradições permanecem embutidas em nossa sociedade, algumas sob novos aspectos. Por exemplo, a família constituída nos dias atuais é muito diferente da família do século XIX; os trabalhadores de hoje têm uma rotina diferente da rotina de trabalho do início da década de 1920.[1]

Esses rompimentos ou mudanças são acompanhados de formas de permanência, ou seja o ambiente de trabalho ou configuração familiar pode tomar outros aspectos, mas seus traços característicos não deixam de ser identificados.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gene Shackman, Ya-Lin Liu and George (Xun) Wang. "Why does a society develop the way it does?." 2002.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.