Áureo Ameno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde junho de 2013) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Áureo de Souza Ameno
Nascimento 9 de julho de 1933 (84 anos)
Oliveira, Brasil Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileira
Ocupação Advogado, Radialista, Político e Jornalista.

Áureo de Souza Ameno (Oliveira, 9 de julho de 1933) é um advogado, jornalista e radialista brasileiro.

Iniciou sua carreira na comunicação no ano de 1954, no Rio de Janeiro, fazendo uma cobertura improvisada por telefone da morte do ex-presidente Getúlio Vargas para a Rádio Globo. Foi contratado pela emissora no ano seguinte.

Formou-se em Direito pela antiga Faculdade do Catete.

Foi redator do Repórter Esso (1961 a 1966), atuou na BBC de Londres, redator da agência United Press e trabalhou em diversas emissoras de rádio, destacando-se a já citada Rádio Globo (onde chegou a chefia de jornalismo), bem como as emissoras Tupi e Haroldo de Andrade. Na Agência Nacional, foi responsável por mudanças no programa A Voz do Brasil.

Além disso, foi professor de Comunicação na Universidade Gama Filho e é Doutor em Direito Penal.

Celebrizou-se na crônica esportiva. Torcedor apaixonado do Clube de Regatas Vasco da Gama[1], pôde efetuar várias viagens ao redor do mundo na cobertura de eventos futebolísticos. Áureo Ameno foi também vereador eleito da cidade do Rio de Janeiro[2] durante uma legislatura. Como edil, ficou célebre o seu projeto (aprovado) da criação do sub-bairro de Vasco da Gama, dentro de São Cristóvão e englobando o entorno do estádio de São Januário.

Destacou-se também como debatedor no quadro Debates Populares do Programa Haroldo de Andrade. Mais tarde, tornou-se produtor executivo da mesma atração, até a morte de seu titular e apresentou o programa "Tarde Especial", na Rádio Canção Nova.

Atualmente trabalha como comentarista esportivo da Rádio Transamérica do Rio de Janeiro.

Referências

  1. «Membros do Conselho Deliberativo – Triênio 2011/2014». Clube de Regatas Vasco da Gama. Consultado em 30 de junho de 2013 
  2. «Veja a relação dos candidatos do PDT à Câmara Municipal do Rio de Janeiro». PDT - Rio de Janeiro. 19 de julho de 2004. Consultado em 30 de junho de 2013