Adobe Dreamweaver: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m r2.6.4) (Bot: Modificando: ro:Adobe Dreamweaver
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Software
{{Info/Software
| nome = Adobe Dreamweaver
| nome = Aumento Peniano
| logo =
| logo =
| imagem =
| imagem =

Revisão das 10h30min de 10 de fevereiro de 2011

Aumento Peniano
Desenvolvedor Macromedia, Adobe
Lançamento 8 de Dezembro de 1997
Versão estável 11.0.4909 CS5
Escrito em C++
Gênero(s) IDE
Licença Proprietária
Página oficial [1]

O Adobe Dreamweaver, antigo Macromedia Dreamweaver é um software de desenvolvimento voltado para a web criada pela Macromedia (adquirida pela Adobe Systems), e que está atualmente na versão CS5. Suas versões iniciais serviam como um simples editor HTML WYSIWYG ("What You See Is What You Get", ou "O que você vê é o que você tem"), porém as suas versões posteriores incorporaram um notável suporte para várias tecnologias web, tais como XHTML, CSS, JavaScript, Ajax, PHP, ASP, ASP.NET, JSP, ColdFusion e outras linguagens Server-side.

No inicio Dreamweaver era apenas um editor simples podendo ser usado em modo código ou modo design, WYSIWYG. Na época seu grande concorrente era o Microsoft FrontPage, logo no lançamento do Dreamweaver 4.0 que apresentou nesta versão sua integração com o Ultra-dev, uma poderosa ferramenta de desenvolvimento para programadores web com suporte a PHP, ASP, ColdFusion e JSP inicialmente. Logo na versão Dreamweaver MX, o Ultra-dev passou a ser totalmente integrado ao Dreamweaver através do Painel Aplication, assim incluindo no mesmo definitivamente o conceito de ferramenta de desenvolvimento web.

Utilizando-se da base da mesma versão do Dreamweaver, MX, a Macromedia na época incorporou a estrutura do Dreamweaver a primeira versão da ferramenta Adobe Flex, assim também adotando ao Dreamweaver o conceito de ser IDE, podendo integrar outras ferramentas dentro de si próprio.

A partir desse conceito começaram a surgir várias extensões do tipo suíte, pacote completo de desenvolvimento para determinado assunto ou linguagem, de desenvolvimento para o Dreamweaver, adotando no mesmo funcionalidades avançadas para cada uma das linguagens suportadas por ele. Destacando-se nesta época a InterAKT que vinha lançando inovadoras suítes como por exemplo: Spry e Desevelopers ToolBox, hoje comprada pela Adobe Systems.

Em seu modo Design, como um editor WYSIWYG, o Dreamweaver pode esconder os detalhes do código HTML do usuário, tornando possível que não-especialistas criem facilmente páginas, sites e até mesmo aplicações para web. Alguns desenvolvedores criticam este modo de função do Dreamweaver por produzir códigos sujos, muito maiores do que o necessário, o que pode levar a erros de visualização em páginas HTML e erros de segurança em aplicações web. No entanto, este tipo de erro não se dá a ferramenta, e sim ao profissional que está usando a ferramenta, pois assim como outras IDE's de desenvolvimento, o Dreamweaver também dá a possibilidade de editar seus trabalhos em modo código, suportando as sintaxes de todas as linguagens de programação cobertas pelo software e também possuindo dicas, referências em modo código e até mesmo extensões para debugar códigos.

Uma outra boa funcionalidade do Dreamweaver é permitir selecionar a maioria dos navegadores para se ter uma previsão (preview) da visualização do HTML Outpu da página diretamente no(s) navegador(es) de destino. O software possui também ótimas ferramentas de gerenciamento e transferência de projetos tais como a habilidade de encontrar e substituir, no projeto inteiro, linhas de texto ou código através de parâmetros especificados. O painel de comportamentos também permite a criação de JavaScript básico, sem qualquer conhecimento de codificação.

Um aspecto altamente alardeado do Dreamweaver é sua arquitetura expansível. As “extensões”, como são conhecidas, são pequenos programas que qualquer desenvolvedor web pode escrever (geralmente em HTML e JavaScript) e qualquer um pode baixar e instalar, o que proporciona funcionalidade adicional ao software. O Dreamweaver conta com uma ampla comunidade de desenvolvedores que torna disponíveis extensões, comerciais ou grátis, para a maioria das tarefas de desenvolvimento web, de simples efeitos de rolagem, até "carrinhos de compras" completos.


Processo de evolução recente


Dreamweaver MX - a Macromedia incorporou ferramentas de criação de conteúdo dinâmico ao Dreamweaver. No espírito das ferramentas HTML WYSIWYG, permite que usuários se conectem a bancos de dados (tais como MySQL e Microsoft Access) para filtrar e mostrar conteúdo usando tecnologias de script tais como PHP, ColdFusion, ASP e ASP.NET, sem qualquer experiência prévia em programação. Essa também foi a ultima versão do Dreamweaver com tradução para o Português.

Dreamweaver 8 - Ultima versão do Dreamweaver sob gestão da Macromedia, trouxe implementações de melhorias nas funções já utilizadas na versão MX e correções de bugs em comportamentos de servidores. Sua principal novidade foi o surgimento da extensão Ajax ToolBox desenvolvida pela InterAKT trazendo a ferramenta suporte a alguns conceitos básicos de Ajax.

Dreamweaver CS3 - Uma das maiores novidades da versão CS3 é a capacidade de gerar páginas em Ajax. Para isso é utilizado o Spry, framework para desenvolvimento de Ajax criado e mantido pela própria Adobe. Utilizando o Spry, e possível criar menus de navegação dinâmicos, componentes para validação de formulário como mudar cor dos campos, mostrar quantos caracters foram digitados ou faltam para o limite (ao chegar no limite ele auto-deleta os caracteres a mais,entre outras qualidades. O framework Spry permite ainda aplicar efeitos como fade e reduzir ou ampliar imagens (entre outros). Tudo é feito visualmente, sem a necessidade de lidar diretamente com código.Passando assim a ser preferência desde simples usuarios da internet que desejam ter sua Home Page ate a experientes programdores de web sites.

Outras novidade da nova versão são avanços nas áreas de CSS e checagem de browser. A ferramenta de verificação de browsers ficou mais poderosa e indica com precisão possíveis problemas de compatibilidade entre navegadores. Na área de CSS, o programa traz uma boa quantidade de modelos para layout baseados em estilo alem de que se por acaso o desenvolvedor erre o codigo do css , ele exibe um 'alerta' com um link para o site da adobe mostrando o erro ou a inexistendia do código inserido e a possivel solução para o browser checado.


Dreamweaver CS4 - Vêm com grandes transformações em seu ambiente de software, adequando-se as aparências mais recentes de seus sistemas operacionais e organizando melhor seu layout para que diferentes tipos de profissionais possam ter facilidade em trabalhar com suas ferramentas. Dentre as novidades por default, da versão se destacam:


- Dicas de código para estruturas Ajax e JavaScript

- Integração do Subversion®

- Conjuntos de dados HTML

- Práticas recomendadas para CSS

- Todo o tipo de formatação e posicionamento agora é feito por CSS usando id de tags por default


No entanto as principais novidades dessa versão não vieram no seu pacote default e sim nas extensões dela, que agora com novas metologias permitiram que fosse desenvolvidas extensões para integração com frameworks consagrados. Destacando-se:


- Integração com JQuery frameworks

- Integração com YUI frameworks

- Integração com Google Web ToolKit

Desde o final dos anos 90, o Dreamweaver vem tendo um sucesso crescente e hoje domina cerca de 80% do mercado de editores HTML. Existem versões tanto para Mac OS quanto para Windows, mas também é possível executá-lo em plataformas Unix e sabores através do uso de softwares de emulação como o Wine.

Um programa open source semelhante ao Dreameweaver é o Nvu, disponível para Linux, Mac OS e MS Windows.

Versões

MACROMÉDIA:

  • Dreamweaver 1.0 (Dezembro de 1997)
  • Dreamweaver 1.2 (Março de 1998)
  • Dreamweaver 3.0 (Dezembro de 1999)
  • Dreamweaver UltraDev 1.0 (Junho de 2000)
  • Dreamweaver 4.0 (Dezembro de 2000)
  • Dreamweaver UltraDev 4.0 (Dezembro de 2000)
  • Dreamweaver MX (Maio de 2002)
  • Dreamweaver MX 2004 (10 de Setembro de 2003)
  • Dreamweaver 8 (13 de Setembro de 2005)


ADOBE:

  • Dreamweaver CS3 (16 de abril de 2007)
  • Dreamweaver CS4 (23 de Setembro de 2008)
  • Dreamweaver CS5 (12 de Abril de 2010)

Programas similares

Ligações externas