Adrian Cowell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Adrian Cowell (Tongshan, 2 de fevereiro de 1934 - Londres, 10 de outubro de 2011) foi um documentarista chinês. Naturalizado britânico, estudou na Austrália e na Inglaterra. Graduou-se em história pela Universidade de Cambridge em 1955. Entre 1955 e 1956, foi com a Oxford & Cambridge Far Eastern Expedition de Londres até Singapura, fazendo uma série de três programas de 26 minutos para a BBC intitulada "Travellers Tales".

Entre 1957 e 1958, esteve pela primeira vez no Brasil, quando a Oxford & Cambridge Expedition veio à América do Sul, para a produção de quatro programas de 26 minutos para a série "Adventure" da BBC.

A convite dos irmãos Villas Bôas, Adrian Cowell filmou, de 1967 a 69, a expedição para contatar a tribo de índios isolados Panará. Os filmes realizados neste período "The Tribe that Hides From Man" (A Tribo Que Se Esconde do Homem) e "Kingdom in the Jungle" (O Reinado na Floresta), foram produzidos para a ATV.[1]

No Brasil, ele se tornou amigo de Chico Mendes. Produziu diversos filmes sobre a Amazônia, nos quais ele retrata a difícil situação dos índios e as injustiças sociais existentes no local.[2][3]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um documentário (ou um documentarista), integrado ao projeto sobre Cinema, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.