Alek Wek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

[carece de fontes?]

Alek Wek
Nascimento 16 de abril de 1977 (41 anos)
Wau
Cidadania Sudão do Sul, Suécia
Estatura 180 centímetros
Ocupação supermodelo, atriz, modelo
Prêmios 100 Mulheres

Alek Wek (Wau, Sudão do Sul, 16 de abril de 1977) é uma modelo sul-sudanesa. A modelo é membro do U.S. Committee for Refugees' Advisory Council, ajudando a chamar atenção para a situação crítica no Sudão, bem como para a situação difícil dos refugiados em todo o mundo.

Alek Wek não sabe exatamente o dia ou ano em que nasceu (seu povo não guarda datas de aniversário), só se lembra que foi durante a estação de chuvas, na província de Wau. Originária do grupo étnico sudanês dinka, sua família se refugiou na Inglaterra em 1991 para escapar da guerra civil entre o norte muçulmano e o sul cristão em seu país, tinha então 14 anos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Apareceu aos 18 anos nas passarelas do mundo e causou frisson. A modelo foi descoberta em um mercado aberto de Crystal Palace, em Londres, em 1995, por um scouter da agência Models One. Começou a ser notada a partir do vídeo GoldenEye de Tina Turner, em 1995, e a partir daí começou a fazer sucesso no mundo da moda. Participou no vídeo Got Til It's Gone, de Janet Jackson, nesse mesmo ano. Assinou contrato com a Ford Models em 1996, iniciando então uma série de campanhas de sucesso. Foi escolhida a "Modelo do ano" em 1997, pela MTV e entre 1999 e 2000 e figurou nos calendários para a Pirelli.

Entre as várias campanhas, destacam-se as marcas Issey Miyake, Moschino, Victoria's Secret e para as companhias de cosméticos Clinique e Revlon, assim como desfiles para estilistas como John Galliano, Donna Karan, Calvin Klein e Ermanno Scervino. Além de modelo, Wek também criou um marca de bolsas de nome "Wek 1933", à venda em lojas de departamento. O ano em questão (1933, de sua marca de bolsas) se refere ao que seu pai nasceu.

Em 2002, Wek fez a sua estreia como atriz no filme The Four Feathers as Sudanese princess Aquol.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Models NL - Alek Wek (em inglês)